Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-11-2010

    SECÇÃO: Arte Nona


    Aí estão os premiados do 21º Festival Internacional de BD da Amadora

    Decorreu de 22 de Outubro a 7 de Novembro o 21º Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, o mais importante certame nacional da 9ª Arte.

    Os premiados deste 21º Amadora BD, foram conhecidos no dia 30 de Outubro, sábado. No sábado seguinte foi feito o lançamento do importante “Dicionário Universal da banda Desenhada – pequeno léxico disléxico”, de Leonardo De Sá, editado pela Pedranocharco.

    Foram os seguintes os premiados no 21º Amadora BD, conhecidos a 30 de Outubro:

    MELHOR ÁLBUM PORTUGUÊS

    Asteroid Fighters Vol.1: O Início

    de Rui Lacas

    Edições ASA

    MELHOR ARGUMENTO PARA

    ÁLBUM PORTUGUÊS

    FILIPE MELO

    "As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça

    e Pizzaboy"

    Tinta-da-China

    MELHOR DESENHO PARA

    ÁLBUM PORTUGUÊS

    FILIPE ANDRADE

    "BRK" Tomo 1, Edições ASA

    MELHOR ÁLBUM ESTRANGEIRO

    Os Passageiros do Vento Tomo 6 –

    “A Menina de Bois Caiman” Livro 2

    de François Bourgeon,

    Edições ASA

    MELHOR ÁLBUM DE AUTOR

    PORTUGUÊS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

    “Celibataíres"

    de Nelson Martins

    Joker Editions

    MELHOR ÁLBUM

    DE TIRAS HUMORÍSTICAS

    Zits, Paixão e outros Usos

    para Hormonas em Excesso

    de Jerry Scott e Jim Borgman

    Gradiva Publicações

    MELHOR ILUSTRAÇÃO

    PARA LIVRO INFANTIL

    O Homem que ia contra as Portas

    de Richard Câmara

    Everest Editora

    CLÁSSICOS DA 9ª ARTE

    Corto Maltese

    – Mú, A Cidade Perdida

    de Hugo Pratt

    Edições ASA

    MELHOR FANZINE

    Cadernos Moura BD,

    Fernando Bento

    de Carlos Rico e Luís Beira

    Câmara Municipal de Moura

    TROFÉU DE HONRA

    António Gomes de Almeida.

    LANÇAMENTO “DICIONÁRIO

    UNIVERSAL DA BANDA DESENHADA”

    foto
    No sábado seguinte, dia 6 de Novembro foi lançado no 21º FIBDA, o “Dicionário Universal da Banda Desenhada – pequeno léxico disléxico”, de Leonardo De Sá, editado pela Pedranocharco Publicações, com apresentação de Carlos Pessoa, jornalista do Público. Segundo Jorge Machado-Dias, no seu blog “Kuentro”, «(...) a assistência não foi muita (a coisa foi arranjada na véspera, dada a dúvida que havia se a gráfica teria o livro pronto a tempo), também porque ao mesmo tempo decorria o colóquio sobre a BD na lusofonia no auditório do cinema de animação».

    Como refere o editor, «o “Dicionário Universal da Banda Desenhada – pequeno léxico disléxico” é um glossário enciclopédico que ajuda a compreender os termos e expressões empregues em vários países, assim como os assuntos e detalhes relacionados com a banda desenhada a nível internacional.

    Trata-se de um livro essencial para conhecermos melhor o mundo dos quadradinhos, nos seus significados e na sua história, com a abordagem também de muitos outros temas próximos da BD – como a caricatura, o cartoon, as colecções de cromos ou as fotonovelas.

    Com formato 16 x 23 cm, 202 págs. + capas, p&b c/ capa a cores, o livro foi publicado parcialmente no “BDjornal”, entre os números 14 (Junho de 2006) e 25 (Maio de 2010). «Os leitores do “BDjornal” sabem de que tipo de obra exaustiva se trata» – aponta ainda o editor –, «mesmo tendo o conjunto sido inteiramente revisto para a publicação em livro.

    Para o público em geral, convém talvez fazer uma pequena apresentação.

    Como diz o próprio autor na Introdução: “O presente glossário enciclopédico comporta várias centenas de termos internacionais comentados e, quando relevante, colocados no seu contexto histórico, relativos aos quadradinhos e processos ou géneros afins — o que já tinha efectuado anteriormente com o investigador António Dias de Deus para o livro “Os Comics em Portugal: Uma História da Banda Desenhada” (1997), mas então de forma substancialmente mais simples. Mantive o estilo que adoptámos nessa primeira versão — entre a brincadeira, o duplo sentido e a seriedade enfadonha que caracteriza a maior parte dos dicionários —, porque me parece coadunar-se mais perfeitamente com a matéria estudada....

    Para além das locuções portuguesas e estrangeiras próprias da BD, acrescentei muitas outras que têm com ela estreitas relações, a nível literário, gráfico, editorial, mediático ou outro — mas deixei, no entanto, de fora os vocábulos técnicos do desenho e aqueles que são de utilização demasiado limitada, por me parecerem de interesse mais restrito para a matéria em análise (…)”.

    Trata-se portanto de um léxico que ajuda a perceber do que falamos, quando referimos determinados assuntos relacionados com banda desenhada, quer se chame bande dessinée, comics, histórias aos quadradinhos, histórias em quadrinhos, fumetti, tebeos, mangás, manhwas, etc.… Mais ainda, trata-se de um dicionário enciclopédico sobre a matéria –e por isso mesmo, de certa forma, um léxico disléxico: Leonardo De Sá explica em detalhe, ao longo das 202 páginas e das 378 entradas do livro –com a ajuda de 123 ilustrações – do “Dicionário Universal da Banda Desenhada – pequeno léxico disléxico”, o significado das palavras e expressões, recorrendo à sua história e evolução. Daí também o seu grande interesse».

    O "Dicionário Universal da Banda Desenhada – pequeno léxico disléxico", de Leonardo De Sá, que foi apresentado e esteve à venda no 21º Amadora BD, pode ser adquirido, a 16 euros, através do email [email protected].

    Por: AVE

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].