Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-11-2010

    SECÇÃO: Tecnologias


    Evaristo – um sistema de apoio à gestão (programa da Memória Persistente)

    O site da ANSOL – Associação Nacional de Software Livre – regista, na sua secção Software Livre PT, isto é, software livre desenvolvido em Portugal, cerca de 50 projectos, em diversas áreas, desde distribuições de software livre (caso da Caixa Mágica), a programas diversos, como editores, gestores de download, ferramentas destinadas à comunidade escolar, um sintonizador de rádio, drivers Linux, etc., etc..

    Entre os projecto aí apresentados, destacamos hoje um que, pela sua popularidade, acabou por fazer caminho entre utilizadores como pequenas empresas, já que se trata de um excelente sistema de apoio à gestão, criado pela Memória Persistente – o MP-Biz, que inclui uma ferramenta, o Evaristo, que provavelmente será do conhecimento de muitos.

    foto
    Na página web da Memória Persistente, juntamente com a proposta de serviços da empresa, em áreas como consultoria, web design e comercialização de software e hardware, esta destaca a produção própria de software, sublinhando: «Com largos anos de experiência de desenvolvimento de software (nomeadamente nas nas linguagens C e Java), também produzimos código (bibliotecas de funções ou aplicações) por encomenda.

    Desde Novembro de 2001 que começámos a publicar sob licença GPL várias aplicações Java por nós desenvolvidas, entre as quais destacamos: Gaudí (Editor Visual para Bases de Dados) e MP-Biz (Software de Gestão para Pequenas e Médias Empresas)».

    O MP-Biz

    – Evaristo

    Vamos então à apresentação do MP-Biz, feita pela própria Memória Persistente:

    «Primeiro componente de uma série de aplicações para suprir as necessidades das Pequenas e Médias Empresas, é a solução ideal para quem sente a necessidade de ter maior controlo sobre o seu Negócio. Trata--se de um Sistema de Gestão inteiramente gratuito, simples e fiável.

    Nasceu com o nome de código Evaristo, inspirado no inesquecível personagem desempenhado por António Silva no filme 'O Pátio das Cantigas' e é fundamentalmente dirigido às Pequenas e Médias Empresas. Trata-se do primeiro Sistema de Gestão desenvolvido em Portugal publicado sob licença GPL (gratuito e de código aberto).

    Suportando as necessidades básicas da sua Empresa dispõe de funcionalidades como: emissão de guias de remessa, facturas, notas de crédito e débito, gestão de encomendas, stocks e situação financeira de Clientes e Fornecedores, cotações de Produtos, compras em moeda estrangeira além de um sofisticado gerador de listagens integrado ( JasperReports).

    Como aplicação recente e inteiramente produzida de raíz, tira partido das mais modernas tecnologias ao nosso dispor de maneira a torná-lo tão parametrizável (isto é, adaptável às necessidades do Cliente) quanto possível.

    Toda a interface do utilizador está definida em ficheiros externos em formato XML, tornando a alteração de um ecrã tão simples como editar um ficheiro com um processador de texto. Por outro lado as características dos documentos estão definidas numa tabela própria, o que permite criar um tipo de documento novo (p.ex., Guia de Remessa, Venda a Dinheiro, etc.), editando a respectiva tabela e preenchendo alguns registos... coisa de poucos minutos.

    Inteiramente desenvolvido em linguagem Java, esta aplicação funciona na maior parte dos Sistemas Operativos, nomeadamente Linux, Windows 2000/XP, Mac OS/X e várias 'famílias' de Unix».

    Funcionalidades

    principais

    • Multi-posto

    • Ligação remota à base de dados via SSL (opcional);

    • Multi-armazém;

    • Entidades:

    * Pesquisa por Código, (parte do) Nome, N. Fiscal, Tipo, Localidade.

    * Gestão de Contas Correntes de Clientes e Fornecedores.

    * Validação de limites de crédito (plafonds) e gestão de escalões de preços em função do volume de negócios (Clientes).

    • Produtos

    * Classificação pot Tipo, Família, Marcas e Modelos, Unidades de Movimentação ou Fornecedor.

    * Cotações de Produto por Fornecedor.

    * Pesquisa por Código, (parte do) Nome, Família, Tipo, Marca.

    * Decomposição de Produtos.

    * Composição de Produtos (manufactura/produção).

    * Orçamentação de Produtos Compostos.

    • Documentos

    * Gestão de Encomendas, Facturas, Guias (de Remessa, Transporte, Amostra), Pagamentos.

    * Orçamentos.

    * Facturas pro-forma.

    * Transferências entre armazéns, acertos de inventário.

    * Envio de documentos por mail.

    • Listagens

    * Motor de Listagens incluído – desenhe as suas próprias listagens.

    + Compras

    # por Produto

    # por Fornecedor

    + Vendas

    # por Produto

    # por Cliente

    # Mapa do I.V.A.

    # Resumo de Vendas

    # Detalhe de Vendas

    + e muitas mais...

    Por: AVE

     

    Outras Notícias

    · A memória do rato

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].