Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-10-2010

    SECÇÃO: Destaque


    José Manuel Ribeiro – uma figura em destaque

    O deputado socialista na Assembleia da República José Manuel Ribeiro, líder da Concelhia socialista de Valongo e líder do Grupo Municipal socialista da Assembleia Municipal de Valongo esteve estes dez dias (desde o último número do jornal “A Voz de Ermesinde”) em grande destaque na imprensa nacional.

    Foto ARQUIVO URSULA ZANGGER
    Foto ARQUIVO URSULA ZANGGER
    O líder da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Valongo, José Manuel Ribeiro, esteve, por estes dias, muito em foco nos principais jornais do panorama da imprensa nacional, reflectindo a sua actividade enquanto deputado da Assembleia da República.

    Curiosamente, tanto o “Público” como o “Diário de Notícias”, os dois diários de referência mais conceituados em Portugal, escolheram o mesmo dia para fazerem referência, sobre matérias diferentes à actividade do deputado.

    Assim, o “Diário de Notícias”, na edição de sexta-feira, dia 22 de Outubro, ao abordar a questão das propostas sobre a próxima revisão da Constituição (em texto da autoria de João Pedro Henriques), referia-se ao projecto socialista como facilitador do referendo da regionalização, ao dispensar para a sua aprovação a necessidade de participação de 50 por cento de eleitores, mas exigindo apenas uma maioria de mais de 50 por cento de votantes.

    No texto, a dada altura, faz-se referência a «um grupo de deputados do Norte [que] conseguira fazer a direcção do partido recuar na intenção de não mexer em nada no que toca ao ordenamento constitucional do referendo às regiões».

    E de seguida, salientava: «Este grupo, animado principalmente pelo deputado José Ribeiro (Porto), conseguiu duas coisas: acabar com a dupla pergunta (regional e nacional) do referendo, ficando apenas a nacional; e com a tal remissão que impunha um quorum mínimo de vinculação».

    Mas nesse mesmo dia, 22 de Outubro, a edição do “Público”, em texto assinado MJO e intitulado “Tofu ou sumos naturais?”, também José Manuel Ribeiro era referido, aqui a propósito da lista de produtos que, na proposta governamental inicial do Orçamento de Estado, se propunha que passassem a ser taxados com 23% do IVA.

    Segundo o texto, a lista de produtos que seriam taxados a 23% teria sido alvo da contestação por alguns deputados do PS, «durante a reunião da bancada socialista». E continua o texto: «José Ribeiro, de acordo com relatos feitos ao “Público”, foi dos parlamentares que mais se opuseram às escolhas do Governo, tendo questionado a manutenção da taxa mínima (seis por cento) no tofu (*), e o aumento do IVA para 23 por cento nos sumo naturais».

    No mesmo dia, José Manuel Ribeiro estava em destaque também, embora de forma indirecta, no semanário “Grande Porto”, que tornava públicos os resultados da votação por concelho nas eleições para a Federação Distrital do Porto do Partido Socialista, e onde se podia constatar, relativamente a Valongo, a vitória da candidatura de José Luís Carneiro, apesar de derrotada no distrito. No concelho, a lista de Renato Sampaio arrecadou 242 votos, tendo a de José Luís Carneiro alcançado 297. Este resultado muito deve, naturalmente, ao empenho de José Manuel Ribeiro na candidatura de José Luís Carneiro, que dificilmente venceria em Valongo numa situação em que ainda está muito quente a cisão entre as hostes socialistas, provocada com o aparecimento da Coragem de Mudar e a candidatura à presidência da Câmara de Maria José Azevedo – em concorrência directa com a lista socialista de Afonso Lobão, que teve o apoio decisivo de Renato Sampaio.

    Não por acaso, uma das batalhas de José Luís Carneiro nesta sua disputa com Renato Sampaio era, precisamente, a questão do processo de regionalização.

    A actividade e influência de José Manuel Ribeiro, por outro lado, não parece ter sido suficientemente forte para impedir que o concelho de Valongo fosse um dos 97 concelhos do País sem verbas do PIDDAC no Orçamento proposto para 2011 (na Área Metropolitana do Porto) só acompanhado por Trofa e Maia.

    A confirmar-se a aprovação destas intenções, vários dossiers do concelho arriscam-se a marcar passo.

    (*) Um dos alimentos essenciais para o fornecimento de proteínas aos vegetarianos, nota de “A Voz de Ermesinde”.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].