Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-10-2010

    SECÇÃO: Destaque


    REUNIÃO DO CONSELHO DA CIDADE DE ERMESINDE

    Orçamento Participativo da freguesia e Feira das Associações voltam a mobilizar Conselho da Cidade

    Decorreu na sede da Junta de Freguesia de Ermesinde, no passado dia 27 de Outubro, uma sessão do Conselho da Cidade de Ermesinde (trata-se já da quarta reunião deste órgão consultivo representativo das instituições da cidade).

    O motivo principal para a convocação da reunião deste organismo de participação alargada foi a necessidade de agilizar procedimentos e metodologias tendentes a fazer aprovar, quando tal for exequível, o primeiro “Orçamento Participativo” da freguesia de Ermesinde, conforme proposta apresentada e aprovada pelo presidente da Junta, Luís Ramalho, mas que, em princípio, só deverá aplicar--se ao Orçamento de 2011.

    Outro dos assuntos relevantes para esta convocação foi a proposta de realização de uma Feira das Assocações a realizar no Fórum Cultural de Ermesinde.

    Foto URSULA ZANGGER
    Foto URSULA ZANGGER
    Um dos pontos principais em agenda nesta reunião do Conselho da Cidade era a apresentação do instrumento normativo que visa regular a participação deste conselho consultivo na discussão do Orçamento Participativo.

    Assim, as propostas, de natureza individual ou colectiva, para a execução de qualquer acção ou actividade de interesse comum deverão ser apresentadas ao Conselho da Cidade. Essas propostas serão monitorizadas a fim de serem avaliadas pelos seus membros e serão ou não deferidas depois de os seus proponentes as defenderem com argumentos que validem o interesse das acções propostas.

    Alguns critérios de avaliação serão o de as propostas irem de encontro aos interesses da população e de resultarem também da auscultação de reais expectativas suas.

    Os critérios de selecção e avaliação deverão então ser analisados por cinco elementos eleitos que constituirão o Conselho Coordenador do Conselho da Cidade.

    FEIRA

    DAS ASSOCIAÇÕES

    NO FÓRUM

    Outro ponto muito importante desta reunião foi o referente à organização da Feira das Associações. Esta será uma organização de iniciativa da Junta de Freguesia de Ermesinde, e realizar-se-á de 1 a 5 de Dezembro no interior do Fórum Cultural de Ermesinde.

    As associações interessadas em participar irão ter à sua disposição um stand com 2 x 2 metros, devendo para tanto fazer chegar as suas inscrições o mais depressa possível à autarquia ermesindense.

    As associações deverão igualmente garantir a animação cultural do espaço.

    O certame terá a sua abertura, no dia inaugural (quarta-feira), pelas 15 horas, sendo o encerramento às 23h00 (como aliás em todos os dias, excepto no encerramento, domingo, que ocorrerá por volta das 19h00).

    Dias 2 e 3 (quinta e sexta-feira) o horário será das 21h00 às 23h00. Dias 4 e 5 (sábado e domingo) a Feira abrirá as suas portas às 15h00.

    No dia 4, sábado, a feira deverá contar com a visita de D. Manuel Clemente, bispo do Porto, que virá tomar contacto com o movimento associativo de Ermesinde e irá proferir uma palestra no auditório do Fórum.

    INFORMAÇÕES

    DO PRESIDENTE

    DA JUNTA

    No início da reunião o presidente da Junta fez um ponto de informações ao Conselho da Cidade, algumas delas anunciadas já em reuniões ordinárias da Junta de Freguesia de Ermesinde.

    Tal é o caso, por exemplo, da criação de um posto de atendimento da Junta na Travagem onde, por extensão, será dado o mesmo apoio administrativo que é dado na sede da Junta. Recorde-se que, neste posto, deverá funcionar também, por exemplo, um balcão dos correios.

    O presidente da Junta informou ainda que vão ser estimuladas e desenvolvidas várias actividades dirigidas à população sénior de Ermesinde, dando como exemplo o protocolo que a Autarquia vai estabelecer com a Associação Académica e Cultural de Ermesinde (AACE) para a criação de uma escola de danças de salão.

    Estará a ser igualmente diligenciada pela Junta a celebração de um outro protocolo com o ginásio Atitude no sentido de proporcionar aos idosos aulas de ginástica a preços simbólicos, que poderão variar entre os 10 e os 15 euros, valores que representam, ao que afirmou Luís Ramalho, cerca de menos 60% em relação aos que são praticados no mercado.

    O autarca falou ainda numa eventual parceria com as piscinas existentes em Ermesinde que poderão ser igualmente utilizadas pelos seniores em condições vantajosas. Neste sentido, Luís Ramalho lançou um repto às associações para apresentarem, querendo, propostas por escrito a fim de poderem vir a obter tais benefícios. E foi tudo quanto a informações.

    Recorde-se que este órgão consultivo – Conselho da Cidade – teve a sua primeira reunião em Maio de 2008 e uma segunda em Dezembro do mesmo ano. Depois só voltaria a reunir este ano, em Março, realizando-se agora a sua quarta sessão.

    Por: AVE/Álvaro Mendonça

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].