Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-10-2010

    SECÇÃO: Local


    Inaugurados centros escolares do Valado e da Estação (Valongo)

    O presidente da Câmara Municipal de Valongo, Fernando Melo, inaugurou, no passado dia 5 de Outubro, os Centros Escolares do Valado e da Estação, ambos na freguesia de Valongo. Na cerimónia, realizada no âmbito da iniciativa 100 Escolas para a República, esteve presente a secretária de Estado da Administração Interna, Maria Dalila Teixeira.

    «Os novos equipamentos, construídos de raiz, fazem parte do projecto de remodelação e modernização do parque escolar do primeiro ciclo do Ensino Básico do concelho. Uma estratégia clara que o Executivo decidiu encetar, respondendo assim ao desafio colocado pelo primeiro-ministro, José Sócrates, às autarquias», refere em comunicado a edilidade valonguense.

    E refere: «O Centro Escolar da Estação dispõe de nove salas, seis das quais do 1º Ciclo do Ensino Básico com capacidade para 144 alunos, duas de Jardim-de-Infância, com capacidade para 50 crianças, e uma sala de actividades de animação e apoio à família. Dispõe ainda de uma sala de recursos/biblioteca, uma sala de professores, uma sala de atendimento/associação de pais, posto médico e refeitório/polivalente.

    Já o Centro Escolar do Valado dispõe de 16 salas, sendo 10 de 1º Ciclo do Ensino Básico, com capacidade para 240 alunos, quatro salas de Jardim-de-Infância, com capacidade para 100 crianças, e duas salas de actividades de animação e apoio à família. Para além das salas de aulas, o centro escolar possui ainda uma sala de repouso, uma sala de recursos/biblioteca, uma sala de professores, uma sala de atendimento, posto médico e refeitório/polivalente.

    A construção dos dois Centros Escolares significa um investimento total aproximado de 3 560 milhões de euros, tendo obtido uma comparticipação de cerca de 2 milhões de euros do programa FEDER. À Câmara Municipal coube, portanto, um investimento de 1 535 milhões de euros. Com a entrada em funcionamento destes dois estabelecimentos e com as obras de remodelação ocorridas em algumas escolas, a comunidade escolar da cidade de Valongo passa a dispor de todas as condições para colocar em prática o conceito de “Escola a Tempo Inteiro”».

    E por fim: «Paralelamente, a comodidade, o conforto e a segurança que estas duas novas escolas proporcionam são, seguramente, factores de motivação extra para todos os intervenientes no processo educativo, sejam eles alunos, pais, professores ou auxiliares», considera ainda a Câmara Municipal de Valongo no seu comunicado.

    Por: AVE

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].