Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-10-2010

    SECÇÃO: Destaque


    Homenagem a Álvaro Mendes (*)

    Foto ARQUIVO CPN
    Foto ARQUIVO CPN
    Álvaro Jorge Ferreira Mendes é o paradigma do desportista na mais elevada acepção: exemplo de dedicação à causa ecléctica e do seu Clube de sempre – o nosso Clube de Propaganda da Natação – que ele considera como a sua segunda família, onde ingressou na década de 40.

    Álvaro Mendes vive e sente, como poucos, a vida do Clube, rejubilando sempre com as suas glórias e sofrendo, por vezes, com os seus infortúnios. Sempre pronto a servi-lo, quer como praticante, quer como dirigente ou técnico, sempre intransigentemente amador, com maior entusiasmo, elevado aprumo e dignidade.

    No ano de todas as lembranças, agradecimentos e reconhecimentos, Álvaro Mendes foi a figura que indiscutivelmente referenciou todo um passado que se homenageava. Não podia, por isso, a Direcção deixar de prestar a justa e merecida homenagem, ao Homem, Dirigente e Desportista, que no seu entender, é no presente do CPN, o seu mais digno representante, servindo-o com enorme devoção e carinho há 47 anos consecutivos.

    Uma festa, que a feliz coincidência permitiu que fosse realizada precisamente no dia em que o Clube comemorava 50 anos sobre a realização do primeiro Campeonato de Ping-Pong do GPN de Ermesinde.

    Para falar de Álvaro Mendes corre-se o risco de esquecer muito mais do que o que se me lembra dizer, mas tentarei fazê-lo, embora sucintamente. É que um homem destes não tem biografia oficial possível. Foge aos critérios correntes, violando as regras básicas dos compêndios.

    Nasceu a 10 de Abril de 1926 e começou a sua prática desportiva em 1944. Neste longo percurso, foi excelente desportista em diferentes modalidades, mas com particular relevo na Natação.

    No Verão de 1944, fez as suas primeiras provas de Natação, no Lago do Palácio de Cristal do Porto, conseguindo em 1945, conquistar o título de Vice-Campeão dos 66 metros costas, nos Campeonatos Corporativos disputados no Estádio Náutico do Sport Algés e Dafundo.

    Além da Natação e sempre em representação do CPN, praticou Atletismo, Basquetebol, Futebol, Ginástica Educativa, Saltos em Trampolim e Voleibol.

    Como Dirigente, ocupou todos os cargos, incluindo o de Presidente da Direcção em muitos mandatos. Em 1991, (em A.G.E. de 10.10.91) e por proposta apresentada pela Direcção do Clube, foi aprovado por aclamação a concessão do Título de Presidente Honorário.

    Como Seccionista do CPN, exerceu as funções na Natação em 1962 e 1964. A mesma função foi ocupada no Ténis de Mesa entre 1960 e 1963.

    No ano de 1969 foi Coordenador das Actividades Desportivas e desde 1970 dirige a Secção de Ténis de Mesa, reflectindo-se este seu trabalho no invejável palmarés que possui, sendo pois, considerado no meio Mesatenista, como o maior Fazedor de Jovens Campeões.

    Ensinou e preparou os jovens cepeenistas na conquista de 21 Títulos Nacionais, sendo todos os praticantes criados no CPN.

    Na época 75/76 é vogal da Associação de Ténis de Mesa do Porto. Em 1980, membro do Conselho Fiscal da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa. Na época 89/90 faz parte do Conselho Jurisdicional da A.T.M.P. É desde 1976, Sócio de Mérito da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa e da Associação de Ténis de Mesa do Porto.

    De Norte a Sul do país, várias foram as entidades que o homenagearam como sentido de apreço e gratidão pelo seu trabalho desenvolvido.

    No dia 26 de Outubro de 1991, a Comissão de Honra das Bodas de Ouro do CPN presta-lhe justa e merecida homenagem. A Sala Joaquim Lagoa foi pequena para albergar todos quantos desejaram associar-se à homenagem.

    Uma numerosa assistência, constituída por autoridades civis, desportivas, sócios e principalmente muitos amigos, brindaram numa Sessão Solene só reservada aos grandes eleitos.

    De todos os lados caíram elogios e muitas recordações.

    Homenageando o Homem, o Dirigente e o Desportista, a Câmara de Valongo condecora Álvaro Mendes com a Medalha de Valor Desportivo em Prata Plaqueada a Ouro, enquanto que a Direcção do Clube lhe confere o Título de Presidente Honorário do CPN. A perpetuar a efeméride, foi descerrada a sua fotografia juntamente à lápide que assinala o acto.

    O Clube tinha pois, prestado homenagem ao Homem que é apenas e somente o triunfo da juventude que não amadurece, que resiste à erosão do tempo e às mutações cíclicas das modas sociais e desportivas.

    Credor de toda a admiração e reconhecimento, não só pelos êxitos obtidos, mas pela sua dedicação e obra realizada com a maior dignidade em prol do nosso Clube e do desporto nacional, foi e continua a ser seguidor fiel dos princípios olímpicos, consubstanciados no lema “Mens sana in corpore sano”.

    (*) Texto publicado em “CPN: 50 anos de História”, 1993. pp. 164-168, escrito pelo autor aquando das comemorações dos 50 anos de história do clube.

    Por: José Manuel Pereira

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].