Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-09-2010

    SECÇÃO: Destaque


    MAGICVALONGO 2010 - FESTIVAL INTERNACIONAL DE ILUSIONISMO

    MagicValongo a caminho de 20 anos de ilusão

    Decorreu de 17 a 19 de Setembro, nas cidades de Ermesinde e Valongo (com um aperitivo na semana anterior), a 19ª edição do Festival Internacional de Ilusionismo MagicValongo, um dos mais prestigiados em Portugal.

    Na edição deste ano o destaque vai para a presença de ilusionistas da Hungria (Soma), Suécia (John Gallo) e, precisamente para a novidade das sessões realizadas nas cinco freguesias do concelho em instituições de carácter social na semana anterior – o referido aperitivo – e para, em particular a exibição de rua ocorrida em frente à estação de Ermesinde na tarde do passado dia 10 de Setembro, a qual teve acesso gratuito e numeroso público a assistir.

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    O MagicValongo todos os anos tem como que dois programas paralelos, os espectáculos e a feira, que são públicos, e algumas exibições, as conferências e concursos, que decorrem à porta fechada. São todos estes ingredientes que, em conjunto, ajudam a fazer o grande certame de ilusionismo que indubitavelmente o MagicValongo é.

    Este ano as conferências estiveram a cargo do sueco John Galo (na manhã do dia 17 de Setembro), do húngaro Soma (na tarde do mesmo dia, do inglês Marc Oberon (ainda na tarde da sexta-feira, primeiro dia), e do espanhol Xavier Tapias (na tarde de sábado).

    foto
    A Feira Mágica foi decorrendo paralelamente durante os três dias, e teve lugar no Fórum Vallis Longus, na capital do concelho de Valongo.

    Uma sessão de boas-vindas e prova de biscoitos (gentileza de Valongo) recebeu os mágicos na manhã do primeiro dia, e foi também em Valongo que teve lugar a cerimónia de encerramento, a atribuição de prémios e um almoço de convívio.

    Quanto aos concursos, igualmente realizados em Valongo, tiveram lugar, o de Close Up na manhã de sábado, dia 18, e o de Palco na tarde do mesmo dia.

    Quanto às exibições realizou-se em Valongo, a noite de sexta-feira, primeiro dia do evento, só para inscritos, a Gala de Abertura Close Up, enquanto, paralelamente decorria, aberta ao público, no Fórum Cultural de Ermesinde, a Gala Internacional.

    No dia seguinte de novo dois espectáculos paralelos: em Valongo, no Fórum Vallis Longus, teve lugar a gala de Palco, desta vez para o público, e simultaneamente decorreu em Ermesinde a segunda Gala Internacional (para inscritos e público).

    A Gala Internacional teve este ano alguns aliciantes de peso, o menor dos quais não terá sido a presença feminina no certame, através do grupo português Partenaires, cujo nome já é, em si uma ironia, da também portuguesa Solange Kardinaly e das espanholas Patri Zenner e Jessica Guloomal. E o mínimo que se pode dizer da presença feminina, na edição de 2010, é que foi escaldante.

    Ao todo estiveram presentes 18 ilusionistas, os já referidos John Gallo, Soma, Oberon, Tapias, Kardinaly, Zenner, Guloomal e as Partenaires, e ainda os espanhóis Mago Vituco e Martin Camia, e os portugueses Fernando Valdrez (ventríloquo), David Sousa, Amâncio, José de Lemos, Lanydrak & Fáty, Frédéric da Silva, Miguel e Artur Santos.

    UM PROGRAMA

    SOCIAL

    Pela primeira vez na sua história, e de acordo com a Câmara Municipal de Valongo, os utentes de várias instituições de carécter social do concelho (uma por freguesia) tiveram direito à visita do MagicValongo.

    Em Ermesinde, por exemplo, a contemplada foi a Casa do Povo.

    Trata-se de uma feliz iniciativa dos organizadores que, por um lado ajuda a valorizar e divulgar o certame e, por outro, vem dar um pouco mais de animação à vida nem sempre excitante dos utentes de maior idade.

    foto

    UMA MONTRA

    PARA O PÚBLICO

    Outra novidade a salientar foi a montra encontrada pela oganização para o certame, ao realizar um evento público, que decorreu para grande júbilo da numerosa assistência presente, em plena baixa da cidade de Ermesinde, precisamente no largo da estação.

    Está é outra iniciativa que se saúda, quer porque traz a magia para a rua numa altura em que nem todos poderão ir aos fóruns para assistir às galas e, ao mesmo tempo, a promove como evento querido e popular.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].