Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-09-2010

    SECÇÃO: Arte Nona


    6º Festival Internacional de BD de Beja em destaque na edição de Tex Tre Stelle

    Na edição italiana “Tex Tre Stelle”, nº 559, de Setembro de 2010, o editor italiano de Tex e responsável pela editora com o seu nome, Sergio Bonelli, volta a dedicar um novo editorial de Tex a Portugal.

    Desta vez para falar das comemorações do vigésimo quinto aniversário de Fabio Civitelli a desenhar Tex, ocorridas em Portugal, integradas no 6º Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, com realce para nova presença do consagrado artista italiano no nosso país e para a realização de uma mostra pessoal onde estiveram expostas uma vez mais em Portugal, páginas originais de Tex e ainda pelo belo troféu em vidro atribuído pelos fãs e coleccionadores portugueses de Tex a Fabio Civitelli como forma de homenageá-lo por todos estes anos que tem dado a Tex Willer.

    Este editorial é mais uma prova inequívoca da importância (e do carinho) que Sergio Bonelli  dá à presença de Tex em solo português, mesmo sendo Portugal um país onde Tex não é editado, como o próprio editor italiano já fez referência diversas vezes em anteriores editoriais dedicados a Portugal.

    De seguida, damos então a conhecer (na nossa língua*) a todos os interessados, o editorial de Tex Tre Stelle #559. Por: JOSÉ CARLOS FRANCISCO

    foto
    Caros amigos,

    Os mais atentos (mas também os mais veteranos) leitores desta página devem recordar-se dos bons tempos em que, cheio de vontade e dinamismo, eu ganhei a fama de editor sempre presente em todas as manifestações de quadradinhos, da mais modesta e desconhecida àquelas (poucas) universalmente conhecidas. Desde há algum tempo, infelizmente, as energias psicofísicas não são mais as mesmas e, por isso, vi-me forçado a dosear as minhas viagens, e a pesar também a quilometragem dos deslocamentos. Ainda bem que um dos nossos, o desenhador Fabio Civitelli – a mostrar o mesmo entusiasmo e a mesma paixão com que ainda hoje, depois de tanto tempo, desenha as páginas de Tex – assumiu em nome da Editora a tarefa de nos representar em muitas das ocasiões de encontro com o público às quais somos convidados.

    Eu já tive oportunidade de falar de algumas viagens de Civitelli a várias localidades italianas e europeias, mas desta vez desejo destacar o relacionamento particular que o simpático desenhador aretino estabeleceu com os nossos colegas de Portugal, realmente incansáveis em organizar eventos dedicados aos quadradinhos. Neste ano, mais uma vez, Fabio foi convidado – e muito bem acolhido – pelo Festival Internacional de BD de Beja (de 29 de Maio a 13 de Junho de 2010), em Portugal, que lhe dedicou uma mostra pessoal e lhe conferiu um merecido prémio (como se vê na foto desta página) pelos vinte e cinco anos passados “sob a bandeira de Águia da Noite“.

    Então, não foi por acaso que, numa recente entrevista concedida aos amigos José Carlos Francisco e Júlio Schneider, Civitelli fez um balanço sintético dessa longa experiência, em que disse: «Com o tempo os momentos de dificuldade, que evidentemente existiram, desaparecem na recordação e reforçam-se os momentos agradáveis: conhecer tantos leitores apaixonados, na Itália como em Portugal, o apreço da Editora que me permitiu realizar a edição comemorativa dos sessenta anos, e também viajar por toda a península italiana e ao exterior para promover Tex, a fazer com que eu me sinta um pouco um embaixador dos quadradinhos italianos».

    Da minha parte, com uma pontinha de orgulho militar, não posso deixar de constatar como a nossa conquista de Portugal segue rápida. No editorial de “Tutto Tex” n° 436, de Julho de 2007, eu havia fincado a nossa bandeira na cidade de Moura, que havia dedicado ao nosso Ranger (também naquela ocasião com a presença do incansável Civitelli) uma mostra considerável. A continuar o mesmo jogo, hoje tenho o prazer de valorizar o mesmo mapa [de Portugal, reproduzido na revista italiana] com uma segunda bandeirinha sobre a cidade de Beja que, por sua vez, também recebeu afectuosamente o nosso mensageiro. Mas também colho a ocasião para enviar um obrigado a José Carlos Francisco, o amigo que, com a sua obra de paciente promoção e difusão, tornou famosa, na sua terra natal, a personagem de Tex.

    Um abraço.

    Por: Sérgio Bonelli (*)

    (*) Texto traduzido por Júlio Schneider, tradutor e consultor bonelliano da Mythos Editora no Brasil.

    Adaptação de “A Voz de Ermesinde”.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].