Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-07-2010

    SECÇÃO: Nutrição


    Hidratar... mais do que beber água

    A água é o componente principal das nossas células e está presente em todos os processos fisiológicos e bioquímicos do nosso organismo. Nós somos constituídos por cerca de 70% de água e diariamente eliminamos cerca de 2,5 l através da urina, fezes, respiração e transpiração. Para colmatar esta perda de água prevenindo a desidratação recomenda-se a ingestão mínima de 1,5 l de água por dia, de preferência fora das refeições principais, para não dificultar o processo de digestão.

    Não devemos esperar pela sede para beber água, pois, quando o corpo se manifesta é sinal que já deveríamos ter ingerido água há algum tempo atrás.

    Os benefícios de uma correcta hidratação são inúmeros, dos quais se destacam:

    ELIMINAÇÃO

    DE TOXINAS

    E PERDA DE PESO

    Os alimentos que ingerimos diariamente contribuem para a produção de toxinas que circulam no sangue. Quando não são eliminadas, essas substâncias vão intoxicando o organismo contribuindo para o envelhecimento precoce e causando algumas doenças, nomeadamente as de foro oncológico. Os rins são os responsáveis pela eliminação dessas substâncias nocivas. Se ingerirmos a quantidade recomendada de água, facilitaremos o trabalho aos rins, uma vez que a água contribui para a dissolução das toxinas, o que permite uma eliminação mais fácil. A água torna-se também uma ferramenta imprescindível para quem pretende perder peso pois, para além de não ter calorias, aumenta a sensação de saciedade e diminui o apetite.

    PELE E CABELO

    Uma pele desidratada fica áspera, contribuindo para o aparecimento precoce das indesejáveis rugas. Uma boa hidratação contribui para a manutenção de uma pele mais hidratada, contribuindo assim para evitar o seu envelhecimento precoce. Mas engane--se quem pensa que a pele é a mais beneficiada, um cabelo desidratado tende a ficar quebradiço e a cair. A água é responsável pela saúde e brilho dos cabelos.

    CELULITE

    Chega o Verão e a malfadada celulite teima em não desaparecer. A celulite é um processo inflamatório nas células de gordura, resultando assim na acumulação de toxinas. A ingestão de água vai ajudar a eliminar as toxinas, ajudando assim a prevenir e a combater a celulite.

    Mas será que é só a água que hidrata? A água é o único alimento que para além de não possuir calorias, elimina toxinas do nosso organismo. No entanto, não nos podemos esquecer de outros alimentos que também contribuem para garantir níveis óptimos de hidratação, como é o caso da fruta, das quais destacamos a melancia, o melão, o limão e os morangos, que possuem mais de 90% de líquido na sua constituição, para além de vitaminas e minerais essenciais ao organismo. Também o tomate, a abóbora e o pepino possuem elevada percentagem de água na sua composição e a sua ingestão deve ser reforçada durante o Verão.

    Hidrate-se e viva melhor!

    Por: Joana Gonçalves e Sara Teixeira (*)

    (*) Nutricionistas

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].