Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2010

    SECÇÃO: Local


    Comemoração do 89º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde

    Foto BVE
    Foto BVE
    A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde comemorou no passado fim-de-semana de 19 e 20 de Junho os seus oitenta e nove anos de existência.

    As cerimónias de comemoração do aniversário iniciaram-se na tarde de sábado, dia 19, com a inauguração de uma câmara de fumos e uma unidade local de formação (casa escola n.º 2 ), preparados para simulacros com fumos, terminando o evento com um exercício nas unidades referenciadas.

    No início da manhã de domingo, dia 20, as comemorações tiveram carácter mais solene, dando-se seguimento ao aniversário com a cerimónia do hastear das bandeiras, ao som da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde. De realçar a presença massiva dos corpos sociais (de que fazem parte, recorde-se, os vereadores da Câmara de Valongo Arnaldo Soares e Maria Trindade Vale, e também o vereador da Câmara da Maia, Nogueira dos Santos), bem assim como o corpo activo. Também presente esteve o vice-presidente da Câmara, João Paulo Baltazar que, recorde-se ainda, tem o pelouro da Protecção Civil, e o presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, Luís Ramalho.

    Seguiu-se a celebração de uma missa de aniversário na igreja matriz de Ermesinde, cuja Eucaristia foi presidida pelo reverendo cónego João Peixoto, a que se seguiu a visita ao mausoléu dos Bombeiros no cemitério n.º 1 de Ermesinde, local onde foram homenageados os bombeiros aí sepultados.

    Mais uma vez a população do concelho de Valongo presenciou a riqueza de Homens e Equipamentos que estão ao dispor desta tão prestigiada Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde que se encontram ao serviço da segurança das pessoas e bens dos munícipes, com o desfile apeado e a coluna de viaturas (cerca de vinte e quatro) pelas ruas da freguesia de Ermesinde, Alfena e Águas Santas, levando-as ao cemitério de Águas Santas, em homenagem ao comandante Capas Peneda, que aí se encontra sepultado.

    Houve depois lugar à parada no quartel, com a colocação de insígnias a doze estagiários por elementos da Direcção dos BVE.

    De realçar a contínua adesão da juventude à missão do corpo activo, mantendo sempre a chama viva do voluntariado nos Bombeiros de Ermesinde.

    Finalmente decorreu um almoço de confraternização entre os bombeiros e os dirigentes, demonstrando assim a união existente entre o corpo activo e os órgãos sociais.

    Por: AVE

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].