Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-06-2010

    SECÇÃO: Destaque


    EB 2,3 de Valongo põe a descoberto os seus tormentos durante a visita do deputado socialista José Manuel Ribeiro

    Aproveitando uma visita do deputado socialista da Assembleia da República (AR) – eleito pelo círculo do Distrito do Porto – José Manuel Ribeiro (na imagem) a Escola EB 2,3 de Valongo fez eco de alguns problemas que por estas alturas se vão tornando numa incomoda pedra no funcionamento da sua engrenagem.

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    A visita do deputado socialista José Manuel Ribeiro à Escola Básica 2,3 de Valongo ocorreu ao início da manhã do passado 7 de Junho, tendo o também líder da concelhia valonguense do PS e deputado da Assembleia Municipal de Valongo – último “cargo” este pelo qual também aqui se fez representar – conforme frisaria na breve troca de palavras com o nosso jornal –, sido recebido por um grupo de membros da Direcção daquele estabelecimento de ensino, encabeçado pelo seu director Artur Oliveira.

    Após uma reunião “à porta fechada” com o citado grupo de directores, José Manuel Ribeiro foi convidado a efectuar uma pequena visita pela escola, tendo ai ficado a conhecer de perto algumas das dificuldades com que a instituição se depara presentemente.

    A maior das dificuldades actualmente sentida, é talvez a falta de espaço, aliada ao facto de a escola estar muito para lá de sobrelotada em termos de alunos, e no pouco espaço disponível estes trabalharem em condições de extrema precaridade.

    São factos bem evidentes, como se pôde constatar aquando da entrada numa sala de aula baptizada de “laboratório”, que naquele momento acolhia uma turma que trabalhava a ardósia, ficando aqui a saber-se, como nota de curiosidade, que a EB 2,3 de Valongo é a única escola no país autorizada, por assim dizer, a leccionar uma disciplina de “trabalhos manuais” tendo como material a ardósia.

    Mas voltando à preocupante realidade física deste estabelecimento de ensino, podemos constatar que o dito “laboratório” não era mais do que uma degradada e pequena sala por onde diariamente passam centenas de alunos.

    O cenário de degradação verifica-se igualmente em diversas partes do piso do recinto exterior escolar.

    Estas são condições inaceitáveis, sobretudo numa altura em que são investidas elevadas verbas na requalificação do parque escolar do país, e no qual o nosso concelho não é excepção, como fez questão de frisar o deputado José Manuel Ribeiro.

    O líder socialista local lembrou ainda que a Câmara Municipal de Valongo é comparticipada em cerca de 80 por cento pelo QREN para levar adiante obras de requalificação nas escolas das suas freguesias.

    PEDIDO DE AJUDA

    DA ASSOCIAÇÃO

    DE PAIS

    Refira-se ainda que esta visita à EB 2,3 de Valongo surgiu na sequência de um pedido de ajuda lançado por parte da Associação de Pais da escola.

    O deputado socialista ficou ciente de que o espaço físico está longe de se adequear ao número de alunos existentes, e prometeu em seguida levar este caso até junto das instâncias com poder para que a situação possa vir a ser solucionada.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].