Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-06-2010

    SECÇÃO: Editorial


    foto

    Por vezes a nossa memória é curta

    Em tempos de crise económica é natural que ao revermos o passado nos venham à memória apenas alguns aspectos que nos parecem positivos e esquecemos todo o contexto em que os factos se desenvolveram. Falar em estabilidade económica sem analisar a sua origem pode ser enganoso e neste momento é fácil aceitar resultados financeiros desenraizados do atraso cultural e da injustiça social em que esses resultados foram alcançados.

    O aparente progresso económico dos últimos 50 anos do século XX em Portugal não pode ser encarado sem ter em conta as colónias, a exploração de mão-de-obra barata, a vida de pobreza em que uma grande maioria da população vivia, um nível de vida de sobrevivência com gastos reduzidos ao pouco que a terra dava ou a um mísero ordenado com que a maioria das famílias se tinham que sustentar.

    Que expectativa de vida podia ter um povo em que o analfabetismo era corrente e muitos poucos tinham acesso a um ensino secundário ou superior?

    Portugal viveu um período de estabilidade financeira à custa de um grande atraso cultural e social.

    Por outro lado não foi a democracia que provocou a crise mas um sistema consumista, um capitalismo desregrado e perverso que induziu a gastos supérfluos, dirigido por indivíduos medíocres que apostavam num lucro aparentemente fácil. Mas o consumismo foi mais além, baseado num pensamento que acreditava que a felicidade se adquiria pelo acumular de bens materiais e que estes estavam disponíveis para todos independentemente das posses das pessoas, das regiões e dos países. Nada disto era verdade, mas fizeram-nos crer que era possível à custa de empréstimos e dívidas sobre dívidas.

    Hoje custa descer de patamar, mas não devemos ter saudades de um passado muito próximo e de má memória. Muita coisa mudou no nosso país, hoje a escolaridade é obrigatória, temos uma segurança social e há um entendimento da solidariedade que nos ajuda e obriga a um respeito pela Humanidade e pela preservação do Ambiente como um direito universal.

    Por: Fernanda Lage

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].