Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-06-2010

    SECÇÃO: Desporto


    TAEKWONDO

    Sucesso foi palavra de ordem no final do 1º Workshop de Defesa Pessoal Feminina da Academia de Taekwondo de Ermesinde

    A primeira edição do Workshop de Defesa Pessoal Feminino, levado a cabo pela Academia de Taekwondo de Ermesinde no passado dia 30 de Maio foi, na opinião de instrutor e alunas, bem sucedido. De tal forma assim foi que estas últimas pretendem prosseguir para uma formação continua, sendo este aliás o principal objectivo do instrutor Carlos Resende desde que esta ideia surgiu.

    Foto SARA AMARAL
    Foto SARA AMARAL
    Pelas 09h30 da manhã do passado dia 30 de Maio oito mulheres aceitaram o desafio de aprender a defender-se, desafio esse que superaram. Ao contrário do previsto, o Núcleo Recreativo e Cultural de Valongo-Hapkido, não realizou workshop na sua área. Neste workshop foram abordadas algumas questões pertinentes para as mulheres: desde um simples agarre a uma tentativa de violação ou de estrangulamento.

    «Saber mais nunca fez mal a ninguém», refere Esmeralda Carvalho relativamente àquilo que lhe foi ensinado. Já Elisabete Cerqueira acha que aprendeu «muito em pouco tempo» e Sónia Alves considerou ser «uma boa base». Todas as participantes concordaram na necessidade das mulheres aprenderem a defender-se, sendo Gabriela Amorim a favor de que «todas as mulheres deveriam praticar» . Como principal razão para o sucesso do workshop as participantes são claras: as técnicas, simples e eficazes, podem ser úteis em qualquer altura. E esta eficácia técnica faz com que este workshop vá, a partir de agora, passar a uma formação, desta vez mista, onde a prevenção é o primeiro objectivo.

    Outro dos objectivos é cativar pessoas para as artes marciais, especialmente mulheres, pois há maiores tabus sobre a sua participação neste tipo de desportos.

    Quanto ao instrutor, Carlos Resende, reafirma que as mulheres devem divulgar este tipo de iniciativas e quebrarem tabus,mostrando-se também contente por esta iniciativa passar a formação e esperando que mais senhoras aprendam a defender-se e integrem as artes marciais.

    Assim, a formação passará a ser feita na Academia de Taekwondo de Ermesinde, aos sábados, entre as 16h00 e as 18h30.

    Por: Sara Amaral

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].