Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-05-2010

    SECÇÃO: Arte Nona


    VI Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja

    Inaugurou ontem, dia 29 de Maio, na capital do Baixo Alentejo a sexta edição do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, que decorre, naquela cidade – com a presença esperada de todos os autores nacionais e estrangeiros que tenham exposições no evento – até ao próximo dia 13 de Junho.“São 21 exposições de originais de Banda Desenhada e Ilustração durante 15 dias, acompanhadas da apresentação de projectos, conferências, realização de espectáculos, lançamento de livros, oficinas, sessões de autógrafos, sessões de cinema, etc.). As exposições espalham-se pela cidade, ficando o núcleo principal na Casa da Cultura, mas estendendo-se ao Conservatório Regional do Baixo Alentejo, à Galeria do Desassossego, à Galeria dos Escudeiros, ao Instituto Politécnico de Beja, ao Museu Jorge Vieira – Cada das Artes e ao Museu Regional de Beja.

    foto
    Na Casa da Cultura apresentam-se exposições individuais e colectivas. Os autores presentes são Dame Darcy (Estados Unidos), Fabio Civitelli (Itália), Hippolyte (França), Igor Hofbauer (Croácia), JCoelho (Portugal), João Fazenda (Portugal), Miguel Rocha (Portugal), Niko Henrichon (Canadá), Regina Pessoa (Portugal) e Rufus Dayglo (Reino Unido).

    Dame Darcy (1971) é autora de “Frightful Fairytales” (2002), “Dame Darcy's Meat Cake” (2003), prepara actualmente “Hand Book for Hot Witches”. Tem desenvolvido vários projectos como realizadora e actriz.

    Fabio Civitelli (1955) é autor de “Mister No” (1977). Passa a desenhar a série Tex, com o primeiro trabalho, “Tex – I due killer”, a aparecer em 1985. “ La Grande Sete”, o útimo até agora, é de 2009.

    Hippolyte (1976) é autor de “Dracula” (2003), “Le Rêve d'Icare” (2005), “Le Maître de Ballantrae” (2006), “Minik” (2008), “L'Afrique de Papa” (2010). É admirador confesso do expressionismo alemão e de jazz.

    Igor Hoffbauer (1974), conhecido autor de cartazes, é autor de “Prison Stories” (2009). É ainda o autor de “Klub”, “Ako vam se jednom...”, “Gospa od Blunda” e “Betonske price”.

    JCoelho (1977), um dos criadores do fanzine “Vertigens”, e também apaixonado pela música (baixo no conjunto Honeydope), criador de cenários, ilustrações e storyboards para publicidade, estreia-se na edição profissional internacional com uma história para a antologia “Outlaw Territory” e com a participação na mini-série “Forgetless, desenhando os números 2 e 4. É autor de “Destino” (2008).

    João Fazenda (1979) é autor da série “Loverboy” (três volumes entre 1998 e 2002), “Tu és a mulher da minha vida, ela a mulher dos meus sonhos”, recentemente publicada em França e na Polónia. É ainda autor de “Ângulo Morto” (2009), baseado no filme “Vertigo”, de Alfred Hitchcock. Tem-se dedicado também à Ilustração e Animação. É autor da curtametragem de Animação “Algo Importante” e co-realizador, com Alex Gozblau, de “Café”.

    Miguel Rocha (1968), autor prodigiosamente prolífico, é autor de “Borda d'água” (1999), “As pombinhas do sr. Leitão” (1999), “Dédalo” (1999), “Eduarda” (2000), “Março” (2001), “(Malitska:)” (2001), “A vida numa colher – Beterraba” (2003), “Os Touros de Tartessos” (2004), “O Tempo das Papoilas” (2005), “Salazar – Agora na hora da sua morte” (2006), “A noiva que o rio disputa ao mar” (2009), a maior parte deles de parceria com alguns dos mais importantes argumentistas portugueses. Tem também feito ilustração.

    Niko Henrichon é autor de “Everything you always wanted to know about dreams” (2001) , “Barnum! (2003), e “Fábula de Bagdad” (2006), que lhe proporcionou grande prestígio internacional.

    Regina Pessoa (1969) colaborou nos filmes de Animação de Abi Feijó “Os Salteadores”, “Fado Lusitano” e “Clandestino”, antes de realizar o seu primeiro filme de Animação, “A Noite” (1999). Em 2005 realizou “História Trágica com Final Feliz”. A sua primeira Banda Desenhada foi “RubyDum & TawnyDee in Niepoortland”, a um convite de uma companhia produtora de vinhos.

    Rufus Dayglo, autor da mini-série “Snaked”, tem o seu nome associado à personagem de Tank Girl, criada por Alan Martin e Jamie Hewlett, da qual se tornou o desenhador residente.

    Por seu lado estão patentes exposições colectivas de Fábio Monn & Gabriel Bá (Brasil), Aldeia das Amoreiras (Portugal) e Zona (Portugal).

    O Conservatório Regional do Baixo Alentejo acolhe a exposição da Kingpin Books (Portugal), a Galeria do Desasossego a da Toupeira (Portugal), a Galeria dos Escudeiros a da The Lisbon Studio (Portugal), o Instituto Politécnico de Beja a da Ncreatures (Portugal) e Greetings from Cartoonia (de vários países). Finalmente, no Museu Regional de Beja, mais três exposições individuais, de João Vaz de Carvalho, ilustração (Portugal), Jorge Miguel (Portugal) e Hermann (Bélgica).

    João Vaz de Carvalho (1958) tem feito o seu percurso ente a Pintura e a Ilustração, tendo realizado várias exposições, algumas no estrangeiro e sendo o autor das ilustrações de muitos livros, entre eles “28 Histórias para rir”, “O dia em que a mamã ficou com cara de chaleira”, “Ernesto Buenos Dias”, “Petitusos”, entre muitos outros.

    Jorge Miguel estudou Desenho em França, publicou vários livros de Ilustração e tem também trabalhos de Pintura. Na Banda Desenhada é autor de “O Cerco de Arzila” e “Camões – De vós não conhecido nem sonhado'?”.

    Hermann (1938), que guardamos para o fim, «é um gigante» da Banda Desenhada europeia, com Greg criou as séries “Bernard Prince” (1966) e “Comanche” (1969), desenhou Jugurtha, e é autor das grandes séries “Jeremiah” (1977) e “As Torres de Bois Maury” (1984).

    A partir de 1991 tem publicado sobretudo obras individualizadas e, duplamente, fora de série: “Missié Vandisandi”, Sarajevo-Tamgo”, “Caatinga”, “Mataram Wild Bill”, “Laços de Sangue” (com o filho, Yves Huppen), “Afrika”, “O Diabo dos Sete Mares”, etc..

    Por: AVE

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].