Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-05-2010

    SECÇÃO: Local


    “Eurotopia 2100”: Uma Utopia Interactiva

    foto
    Como já tive oportunidade de anunciar neste espaço, os formandos e formadores da turma FESN-3, do Curso de Educação e Formação de Adultos, do Ensino Recorrente Nocturno, da Escola Secundária de Ermesinde estiveram durante dois meses a desenvolver um projecto, no âmbito de um outro mais alargado “Utopias Literárias e Pensamento Utópico: a Cultura Portuguesa e a Tradição Intelectual do Ocidente III”, sediado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e coordenado pela Professora Doutora Fátima Vieira, sobre uma hipotética Europa no ano 2100.

    Assim, e com o sonho de uma sociedade perfeita, unida, civilizada e auto-sustentável, este grupo de formandos e formadores optou por criar uma cidade utópica, a que deram o nome de CIDADE FOGNOLAV, situada numa ilha chamada AZULINA que, por sua vez, se encontra no local onde presentemente existe Valongo indicando, ainda, os fenómenos naturais que levaram ao seu surgimento. Para a cidade criaram a sua história, com datas de acontecimentos importantes (2058: reconhecimento da sua independência), com os seus heróis e heroínas (Manuel e Justa Vallis), as suas leis (a Carta Una), a sua política (Democracia Aleatória), as suas formas de energia (Geotérica, Solar e do Mar), a ciência (Nanotecnologia, Indústria Transformadora e Tecnologia de Ponta), a sua auto-sustentabilidade (Aquacultura, Hidropónia, Cultura de bivalves), o seu urbanismo (Arquitectura) e a sua mobilidade (Transportes e Comunicações).

    O dia 15 de Maio foi a data escolhida pela organização para a apresentação ao público dos projectos das várias escolas participantes de norte a sul do país, que se realizou na Escola Secundária de Valongo. Deste modo, pelas 14h00, na mesa de abertura deste 2º Encontro Nacional das Eurotopias, estiveram presentes as seguintes individualidades: Fátima Vieira – coordenadora do Projecto “Eurotopia 2100: Uma Utopia Interactiva –, Paula Sinde – directora da Escola Secundária de Valongo, Olga Almeida – professora da Escola Secundária de Valongo e investigadora, um Representante da DREN e uma representante da Associação Portuguesa do Parlamento Europeu dos Jovens.

    Após a abertura, os diversos grupos dirigiram-se para as suas salas, onde procederam à apresentação dos seus trabalhos. Assistiram a esta sessão Luís Ramalho – presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde e Romeu Maia – tesoureiro da mesma; da Escola Secundária de Ermesinde: Álvaro Pereira – director e presidente do Conselho Pedagógico, Maria José Pinto – assistente da Direcção, Maria Antónia Castro – coordenadora do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais e elemento do Conselho Pedagógico, Sónia Faria – coordenadora do Centro Novas Oportunidades e elemento do Conselho Pedagógico e Clarisse Sousa – representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação. Estiveram igualmente presentes alunos de outras escolas, o Júri deste 2º Encontro Nacional, bem como outro público em geral.

    A concurso encontravam-se quatro prémios, que foram seleccionados pelos júris (um júri para cada área), tendo sido as seguintes escolas vencedoras nas diversas modalidades: para o Melhor Stand: CIDADE FOGNOLAV, Escola Secundária de Ermesinde, Menção Honrosa: Perpetulândia, Externato do Perpétuo Socorro e Tecnopolis, Escola Secundária de Valongo; para o Melhor Jornal: APOLIMA, EB 2/3 Manoel de Oliveira; para o Melhor Guarda-roupa: ABSENTIA, Colégio de São Gonçalo (Amarante) e FLORÓPIA, Escola Secundária de Valongo; e para a Melhor Gastronomia: APOLIMA, EB 2/3 Manoel de Oliveira, Menção Honrosa: 4STARTOPIA, EB 2/3 de Miragaia.

    Por conseguinte, foi com surpresa e extravasante alegria que os formandos, formadores e mediadora do curso FESN-3, receberam este prémio traduzido numa taça dourada com a indicação do evento. Por isso, está este grupo de parabéns!

    Finalmente, informo que será realizada uma segunda apresentação deste trabalho no dia 4 de Junho, 6ª feira, pelas 21h00 horas, no Auditório da nossa escola. Estará presente a coordenadora do projecto Eurotopia, Fátima Vieira, e ainda Márcia Lemos – ambas da FLUP, Olga Almeida – da Escola Secundária de Valongo, elementos da Associação de Pais da nossa escola, bem como professores e alunos, quer do Ensino Regular Diurno, quer do Ensino Recorrente Nocturno, familiares, amigos e todos aqueles que se interessam por estas coisas das Utopias.

    Serão todos bem-vindos.

    Por: Olga Trabulo*

    (*) Mediadora do Curso FESN-3

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].