Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-05-2010

    SECÇÃO: Arte Nona


    Lugar ao Comic e à Animação no AniComics Lisboa 2010

    Decorreu de 7 a 9 de Maio na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, em Telheiras, Lisboa, o festival de Animação e BD Anicomics Lisboa 2010. Sob direcção de Mário Freitas, da Kingpin Books (livraia e galeria de BD e promotora do evento), o certame contou com um leque variado de atracções e a presença de autores portugueses e estrangeiros, ligados ao mundo dos Comics e da Animação. Concurso de Cosplay, workshops, sessões de autógrafos, debates e outras formas de animação vieram juntar-se à exposição patente na galeria, com um programa de fim-de-semana bem preenchido.

    foto
    A cerimónia de abertura do Anicomics teve lugar na sexta-feira, dia 7 de Maio, no auditório da Biblioteca, seguindo-se a inauguração oficial das exposições na galeria.

    Mais tarde a noite do primeiro dia foi encerrada co o espectáculo da banda Y Not Dot? Também no auditório.

    O programa de sábado estendeu-se desde a manhã (10h00), até à noite (23h00), com actividades no auditório, na galeria e no átrio. David Lafuente orientou um workshop de desenho, com a duração de três horas, na galeria da bibloteca. Ao mesmo tempo, no átrio, decorriam uma demonstração de HeroClix e animação com karaoke pela Rádio Animix, que se prolongou por toda a tarde. Na parte da tarde, no átrio, houve ainda lugar a Cosplay livre de personagens de comics, com sessão fotográfica para a Cosplayer E-Zine, Hairstyling com Scalp & Friends o o concurso Anime Idol.

    Estas mesmas actividades também teriam lugar no átrio durante o dia de domingo, 9 de Maio.

    A TARDE

    Mas voltando ao programa de sábado, depois de uma Sushi Happy Hour!, no bar da biblioteca, a parte da tarde iniciou-se, às 14h00, no auditório, com a exibição do making of “As Aventuras de Dog Mendonça e Pizza Boy”, que foi seguida de debate e sessão de autógrafos com o argumentista Filipe Melo.

    Às 15h00 novo debate: Kingpin Books – novidades e desafios editoriais, com Mário Freitas, Carlos Pedro, David Soares, Fernando Dordio, Filipe Teixeira, Gevan..., Nuno Duarte e Osvaldo Medina.

    Às 16h00 teve lugar o debate: artistas portugueses nas editoras americanas, com Filipe Andrade, Joana Lafuente, João Lemos, Jorge Coelho e Nuno Plati.

    E às 17h00, na continuação do anterior, o debate: artistas europeus na Marvel e DC Comics, com David Lafuente, Giuseppe Camuncoli e Stefano Caselli.

    Ainda na parte da tarde, e a seguir, lugar a sessões de autógrafos com David Lafuente, Giuseppe Camuncoli, Stefano Caselli, Filipe Andrade, Joana Lafuente, João Lemos, Jorge Coelho e Nuno Plati e com alguns dos mesmos e David Soares, Nuno Duarte e Osvaldo Medina.

    Ao princípio da noite, às 20h00, exibição do 1º episódio da nova série de animação do “Ironman”. Neste dia de sábado, houve ainda lugar uma uma after-party no Bar Al Souk em Santos.

    NO DOMINGO

    O programa de domingo, no átrio, manteve a demonstração de HeroClix e o karaoke e animação com a Rádio Animix, o Hairstyling com Scalp & Friends e sessões de fotografia para a Cosplayer E-Zine. Na parte da manhã, com início às 11h00, houve um workshop de Japonês com Inês Sousa. E à tarde desenho ao vivo, com Carlos Pedro, Cristina Dias, Jo Bonito e Selma Pimentel.

    Quanto à galeria, na parte da manhã, com início às 10h00 um workshop de manga e BD: Pro tips com Joana Lafuente.

    Depois da Sushi Happy Hour, e ao princípio da tarde, nova sessão de autógrafos com David Lafuente, Giuseppe Camuncoli e Stefano Caselli.

    Seguiu-se depois o Concurso de Cosplay, com o desfile dos concorrentes e a cerimónia da entrega de prémios.

    Às 18h00 exibição de episódio em animação de “Naruto”.

    A ORGANIZAÇÃO

    Além de Mário Freitas (Kingpin Books) na Direcção, já referido, o AniComics Lisboa 2010 teve na organização Daniela Oliveira, da Cosplayer E-Zine, no Webdesign e na Coordenação do Concurso de Cosplay, Hugo Silva (Kingpin Books) e Sandra Black (APCosplay) no Marketing e Divulgação, e finalmente, Marisa Cruz (Rádio Animix) na Coordenação da Animação. Entre as entidades oficiais, o certame contou com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.

    Por: AVE

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].