Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-05-2010

    SECÇÃO: Cultura


    Universidade Sénior de portas escancaradas!...

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    Arrancaram as actividades lectivas.

    O dia 22 de Abril de 2010 ficará certamente nos anais da história da nossa cidade. As aulas começaram na nossa Universidade Sénior!

    Do sonho à realidade, foi o salto dado pela AGORArte na concretização do seu projecto de criação de uma Universidade Sénior.

    Sempre com a fé em crescendo, mas com a prudência necessária para tornearmos os obstáculos que um empreendimento deste género necessariamente levanta, foi com um sentimento misto de alívio e de felicidade que assistimos, embevecidos, ao arranque das actividades lectivas na nossa Universidade.

    Coube à Senhora Professora Ângela Campos a estreia, precisamente com a primeira aula de Inglês Inicial.

    A sala foi pequena para todos os nossos alunos, que revelavam um certo ar de ansiedade, perfeitamente compreensível para quem, há um bom par de anos, se via distanciado das lides académicas.

    No fim da aula, porém, era evidente a satisfação que demonstravam na primeira abordagem a uma língua estrangeira. Um sucesso!

    Concretizava-se, assim, o desejo firme de prestar à nossa cidade mais um serviço de inegável alcance social, que, para além de todos os benefícios que aqui se poderão colher, quebra definitivamente com a mais cruel das situações com que se deparam os nossos seniores: a solidão!

    Aqui fazem-se novas amizades, alargam-se os horizontes do conhecimento, convive-se fraternalmente, reaprende-se o gosto de viver.

    É TEMPO

    DE AGRADECER

    Saber agradecer na hora própria é um imperativo de todas as consciências bem formadas. Independentemente de tudo o que devemos às Direcções das várias Escolas da nossa cidade (EB/2,3 de D. António Ferreira Gomes, EB/2,3 de São Lourenço e Secundária de Ermesinde), que receberam a Comissão Instaladora com grande abertura e tiveram palavras de incentivo aquando da apresentação do nosso projecto, sem hierarquias mas com o coração, agradecemos:

    À Madre Fátima, do Instituto do Bom Pastor; pela maneira fidalga com que aderiu ao nosso projecto e por toda a compreensão revelada na ajuda que nos deu na resolução do magno problema das instalações, sem as quais não teria sido possível iniciar as nossas actividades.

    Aos senhores Professores que vão reger as diversas disciplinas e que se disponibilizaram, assumindo o estatuto de voluntários nesta causa, para repartir com os nossos alunos o seu saber e competências.

    Ao senhor Presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, que sempre nos tem prometido a melhor das colaborações, disponibilizando-nos vários computadores e respectivo mobiliário para a área da Informática.

    À senhora Vereadora do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Valongo, Dra Maria Trindade Vale, pela disponibilidade demonstrada em colaborar com a Universidade Sénior de Ermesinde.

    À Senhora Professora Doutora Maria do Carmo Castelo Branco de Sequeira, que desde o primeiro instante, aceitou de bom grado assumir a Direcção Pedagógica da USE, com reflexos, naturalmente, na qualidade e planificação dos curricula a desenvolver.

    Gabinete de Imprensa da USE

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].