Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-05-2010

    SECÇÃO: Destaque


    Questões viárias mobilizam CMV

    Foto ANDRÉ CARVALHO
    Foto ANDRÉ CARVALHO
    A Câmara de Valongo (CMV) tornou pública uma nota na qual, assumindo que «conseguiu sensibilizar o Governo, através do Ministério das Obras Públicas e da Secretaria de Estado das Obras Públicas, para a importância de construir uma ligação directa da A41 à freguesia de Sobrado, ligando à futura Via da Lomba», e apontando a conclusão dessa obra «fundamental, para Abril de 2011.

    O presidente da CMV, Fernando Melo, acompanhado de Arnaldo Soares, vereador das Obras Municipais, bem como do vice-presidente, João Paulo Baltazar e da vereadora Maria Trindade Vale, deslocaram-se a Sobrado, no passado dia 11 de Maio, para comunicar à população, através do presidente de Junta de Freguesia, Carlos Mota, que finalmente estava assegurada a ligação directa a Sobrado e não através de Gandra, , como inicialmente estava previsto.

    Fernando Melo «destacou que por várias vezes foi feito eco das preocupações da autarquia e da população quer junto da concessionária da obra quer junto do Ministério das Obras Públicas (...). Não podíamos estar de acordo com o traçado previsto». Ainda segundo a autarquia, «o secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, em reunião mantida a semana passada com o vereador das Obras Municipais, Arnaldo Soares, foi sensível ao problema e aceitou» o traçado pretendido pela CMV e a população de Sobrado.

    O vereador Arnaldo Soares «fez questão de reforçar a extrema importância desta ligação para a freguesia e para o concelho, relembrando que com o anterior traçado a via “atravessava Sobrado com todos os impactos negativos e sem qualquer benefício para os munícipes”. Com a solução agora encontrada será construída uma rotunda junto do nó de Gandra que ligará, numa extensão de aproximadamente 800 metros, à futura Via da Lomba, e desta forma directamente a Sobrado através da malha viária interna»

    Ainda a propósito da A41, Fernando Melo «aproveitou a ocasião para demonstrar a sua preocupação em relação à introdução de portagens na SCUT do Grande Porto, onde se inclui a A41. “Embora sejamos a favor do principio do utilizador/pagador, não compreendemos a razão pela qual serão introduzidas portagens nas SCUT do Grande Porto, onde naturalmente se inclui a A41. Entendemos que deve haver introdução de portagens em todo o País e não apenas na Região Norte. Qual foi o critério? Achamos que não houve critério concreto, mas antes a intenção de favorecer alguma clientela. Enquanto a situação não se alterar continuaremos a manifestar o nosso protesto em relação às portagens nas SCUT». Recorde--se que os autarcas de Valongo, Maia, Paredes, Paços de Ferreira, Lousada e Felgueiras reuniram no passado dia 7 de Maio, em Lousada, e anunciaram ir avançar com um processo de impugnação da decisão de instalação das portagens.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].