Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-05-2010

    SECÇÃO: Desporto


    Academia de Taekwondo de Ermesinde prepara 1º Workshop de Defesa Pessoal Feminina

    Sabe o que é Tae Kwon Do? É uma arte marcial de origem coreana e princial desporto na Coreia do Sul. Em Ermesinde, apesar de estar há vários anos presente, a academia pretende trazer mais mulheres para as artes marciais através da realização de um workshop de defesa pessoal feminina no próximo dia 30 de Maio (o local da realização do evento ainda está por designar, sendo anunciado mediante o número de inscrições efectuadas). Este workshop será realizado em colaboração com o Núcleo Cultural e Recreativo de Valongo, na vertente do Hapkido (uma outra arte marcial).

    Foto SARA AMARAL
    Foto SARA AMARAL
    O Tae Kwon Do (ou Taekwon-Do/TaeKwonDo) é uma arte marcial de origem coreana que promove não só a defesa pessoal mas também a auto-estima e a concentração. Baseia-se em cinco princípios — cortesia, integridade, perseverança, autodomínio e espírito indomável. Diverge em duas correntes: a tradicional (ITF-International Taekwondo Federation) e moderna (WTF-World Taekwondo Federation). Em comum têm a divisão dos campeonatos entre combates e poomses (conjunto de técnicas de defesa e ataque necessárias à progressão do atleta).

    Iniciada em Portugal em 1974 esta modalidade encontra-se há já vários anos representada em Ermesinde pelo Mestre Carlos Resende, que criou a Academia de Taekwondo de Ermesinde (ATE). Nesta academia, para além do desporto, é notória uma coesão dos atletas, sendo quase como uma família. A título pessoal, Carlos Resende destaca os dois campeonatos nacionais consecutivos que ganhou (1993 e 1994) e um terceiro lugar a nível europeu (1995). Apesar das competições em que a academia já participou, e que também já organizou, pretende-se que esta arte marcial seja levada ainda mais longe. Numa academia onde actualmente apenas se encontram duas mulheres, a ATE propôs-se a organizar um workshop de defesa pessoal feminina, contando com a colaboração de Fernando Coelho do Núcleo Cultural e Recreativo de Valongo – Hapkido.

    Os dois intrutores, ambos credenciados pelo Instituto de Desporto de Portugal, pretendem iniciar o workshop ouvindo as questões que mais preocupam as mulheres. «A cresecente violência e a falha na defesa pessoal feminina na região» são apontadas por Carlos Resende como razões para a realização deste workshop. «Pretendemos abordar defesas básicas, algo simples, porque a maioria das formandas não teve contacto com nenhuma arte marcial», refere Fernando Coelho, instrutor de Hapkido, uma arte marcial mais vocacionada para a defesa pessoal. Assim, esta colaboração unirá as formas de defesa pessoal do Taekwondo e do Hapkido, escolhendo com base na rapidez e eficácia para cada caso. Entre os temas a abordar durante este workshop estão a prevenção, os roubos, os sequestros, a violência doméstica e a violação, alguns dos problemas que preocupam cada vez mais as mulheres.

    Mas não apenas da defesa pessoal se tratará neste workshop, aliando-se também a algo que é necessário fazer em Portugal: desmistificar as artes marciais. Estas são tidas como forma de violência e como desportos apropriados sobretudo para os homens, o que não é de todo verdade. “Quebrar preconceitos” é um dos outros objectivos deste projecto, dado que «as mulheres são cada vez mais importantes na sociedade» , demonstrando que não há violência gratuita implícita nestes desportos. Para isso, ambas as instituições pretendem continuar a colaboração pós-workshop, numa formação específica para mulheres, ajudando estas a tornarem-se mais confiantes e seguras perante os perigos actuais, num mundo cada vez mais perigoso e onde os homens são cada vez menos fiáveis.

    Por: Sara Amaral

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].