Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2010

    SECÇÃO: Cultura


    O 25 de Abril está vivo! E foi à escola!

    A Escola EB 2,3 D. António Ferreira Gomes, através do Grupo Disciplinar de Educação Visual e Tecnológica, organizou uma palestra sobre o 25 de Abril, no passado dia 22 de Abril.

    Esta actividade teve como palestrante Eduardo Pinheiro, elemento convidado, da Associação José Afonso – delegação do Norte e concretizou-se a partir da participação dos alunos de todas as turmas do 6º Ano de escolaridade (cerca de 130 alunos), que nas aulas desenvolveram trabalhos sobre o tema, inseridos numa Unidade Didáctica programada. Esses trabalhos tiveram dois destinos diferentes: uns, em forma de cartaz, depois de uma selecção criteriosa, foram encaminhados para a Junta de Freguesia de Ermesinde, a fim de serem apresentados ao concurso sobre o 25 de Abril; os restantes, foram afixados no espaço onde decorreu a palestra, servindo de decoração e enquadramento do mesmo.

    A palestra entusiasmou a assistência, que, por vezes, cantou algumas das músicas de intervenção, que também contribuíram, e muito, para que fosse possível concretizar esta importante data da história recente da democracia portuguesa, permitindo que os mais novos ficassem a conhecer um pouco melhor os meandros da revolução e de alguns dos seus principais intervenientes e os mais velhos pudessem reviver factos e vivências inesquecíveis.

    Porque “um povo sem memória, está morto”, pensamos que iniciativas como a que foi levada a cabo, são fundamentais para manter viva a chama de acontecimentos que a marcha do tempo tende a apagar, ou esquecer.

    Comemorar o 25 de Abril é prestar também homenagem (sempre merecida), a todos aqueles e aquelas, que de várias formas, contribuíram para que hoje sejamos mais livres.

    E porque a Escola também tem responsabilidades acrescidas ao nível da preservação da memória «daqueles que se vão da lei da morte libertando», julgamos ter cumprido a nossa missão. Que o 25 de Abril continue sempre vivo, no coração e nos actos de todos nós!

    Por: AVE

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].