Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-04-2010

    SECÇÃO: Local


    NOTÍCIAS DO CENTRO SOCIAL DE ERMESINDE

    Um testemunho sobre as Novas Oportunidades

    Assim que tive conhecimento do programa Novas Oportunidades, interessei-me de imediato pelo projecto, mas a minha vida pessoal e profissional não me permitiu inscrever-me, no momento que desejava. Acredito que parte da minha formação e das minhas competências são fruto do meu esforço e da minha persistência. Nesta altura já me vi ultrapassada por habilitações mais evoluídas que as minhas, mas não tão competentes. Procuro tudo aquilo que me permita evoluir e que, de alguma forma, me motive para continuar a lutar. Um dos grandes feitos deste país, no último século está, sem dúvida, neste projecto.

    A primeira opinião que formei sobre o Processo de RVCC foi: «É a forma que o Estado encontrou de certificar as pessoas, visando a melhoria das estatísticas de formação e qualificação em Portugal». Mas não é.

    Este projecto deve ser encarado como uma oportunidade de realização de projectos pessoais e profissionais. Admito que, no meu caso em particular, os objectivos passam por uma realização a nível pessoal. A certificação da minha auto-aprendizagem, ao longo da minha história de vida é, sem dúvida, um motivo de orgulho para mim. Não é um processo fácil. Se for observado o Referencial de Competências-Chave para a Educação e Formação de Adultos, percebe-se claramente que não é a certificação pela certificação. São--nos pedidas competências nas mais diversas áreas, linguagem e comunicação, cidadania e empregabilidade, informática, matemática… São os nossos contributos pessoais, profissionais, familiares e sociais que validam ou certificam o grau de escolarização. Trabalhei bastante, na recolha dos meus pedaços para esta minha autobiografia, mas tive um enorme prazer em construí-la. O mesmo prazer sinto por ser um dos muitos candidatos a este projecto. O meu objectivo é mesmo a equivalência ao 12º Ano.

    Acima de tudo gostaria muito de ser uma referência para o meu filho, da mesma forma que os meus pais são para mim.

    Os meus projectos passam por ser uma pessoa melhor, não decepcionar as pessoas que me amam e continuar a aprender, crescer e envelhecer bem.

    Por: Paula Almeida

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].