Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-03-2010

    SECÇÃO: Tecnologias


    Categorias de software livre e não livre – pequeno glossário (1)

    Eis um glossário das várias categorias de software mencionadas amiúde nas discussões sobre software livre. Nele explica-se que categorias se sobrepõem ou são parte doutras categorias.

    foto
    Software

    livre

    O software é livre se vem com permissão para que qualquer pessoa o use, o copie e o distribua, com ou sem modificações, tanto gratuitamente como pagando por ele. Isto significa que o código fonte deve ser acessível; “se não há fonte, não há software”.

    Em muitas línguas, entre elas o Português e o Galego, há duas palavras diferentes para livre e gratuito. O Inglês tem uma palavra “grátis”, que se refere inequivocamente ao preço, mas não tem um adjectivo que se refira inequivocamente à liberdade, de forma que o termo “free” se emprega tanto para nos referirmos ao preço como à liberdade. Esta ambiguidade arrasta-se a outras línguas, dada a predominância do Inglês nos assuntos informáticos, devido a más traduções, não sendo raro o emprego de software livre como sinónimo de software gratuito, ou mesmo reduzir o software livre a mero software gratuito.

    Um programa livre pode ser potencialmente incluído num sistema operativo livre como o sistema GNU ou o sistema GNU/Linux.

    Há muitas maneiras de fazer que um programa seja livre, muitos detalhes podem resolver-se de diferentes formas, mas não é por isso que o resultado deixa de ser livre. Mais abaixo descrevem-se algumas das possíveis variações.

    O software livre é uma questão de liberdade, não de preço. Mas às vezes as companhias de software proprietário empregam a expressão “software livre” para se referir ao preço. Às vezes isto significa que oferecem um programa, em binário, gratuitamente, outras que a cópia vai incluída no computador na hora de o comprar. Isto não tem nada a ver com o que se entende por software livre no projecto GNU.

    Devido a esta potencial confusão, quando uma companhia anuncia que o seu produto é software livre, cumpre comprovar as condições reais da distribuição para ver se os utilizadores têm realmente todas as liberdades que o software livre implica. Às vezes é verdadeiro software livre, outras não.

    Geralmente o software livre é mais fiável que o não livre.

    Software

    com fonte aberta

    Algumas pessoas empregam a expressão software com “fonte aberta” com um significado semelhante a software livre. O projecto GNU prefere a expressão “software livre” [pelas razões explicadas nos números anteriores de “A Voz de Ermesinde”].

    Software

    de domínio público

    O software de domínio público não tem copyright, sendo um caso especial do software livre sem licença copyleft, isto significa que algumas cópias ou versões modificadas podem não ser livres em absoluto.

    Algumas pessoas empregam a expressão “domínio público” num estilo não muito exacto, com o significado de “freeware” ou “de uso gratuito”.' Porém , “domínio público” é um conceito legal e o seu significado preciso é “sem copyright”'. Cumpre portanto reservar a dita expressão para esse significado, usando outros termos ou expressões para outros conceitos.

    Software

    com licença copyleft

    O software com licença copyleft é software livre cujas condições de distribuição não permitem aos redistribuidores juntarr restrições adicionais ao software mesmo modificado. Isto significa que cada cópia do software, mesmo se for modificado, deve ser software livre.

    O projecto GNU licencia como copyleft quase todo o software escrito por eles, pois o seu objectivo é darem a cada utilizador as liberdades que a expressão “software livre” implica. Na página Copyleft (http://ramonflores.br.tripod.com/GNU/copyleft.html) explica-se mais amplamente como funciona a licença copyleft e porque empregá-la.

    Copyleft é um conceito geral, e para implementá-lo cumpre empregar um conjunto de condições de distribuição específicas. Havendo várias possíveis maneiras de escrever as ditas condições de distribuição.

    Software livre

    sem licença copyleft

    O software livre sem licença copyleft vem com permissão do autor para modificá-lo e redistribuí-lo, e também para lhe juntar restrições adicionais.

    Se um programa é livre mas não tem licença copyleft, então algumas cópias ou versões modificadas podem não ser livres em absoluto. Uma empresa de software pode compilar o programa, com ou sem modificações, e distribuir o ficheiro executável coma um produto proprietário.

    Um exemplo disto é o Sistema X Window; o X Consortium distribui X11 com condições de distribuição que fazem dele software livre sem licença copyleft. Quem o desejar pode obter uma cópia livre com as ditas condições, mas também há versões não livres, de facto há workstations e placas gráficas de PC para as quais só há versões não livres. Para quem esteja a usar um computador nalgum desses casos o X11 não é software livre.

    Software

    ao abrigo da GPL

    A GLP (Licença Pública Geral) de GNU é um conjunto específico de condições de distribuição para licenciar um programa com a licença copyleft. O projecto GNU emprega-a na maioria do software que produz.

    O sistema

    GNU

    O sistema GNU é um sistema operativo tipo-Unix completamente livre.

    Um sistema operativo tipo-Unix consta de muitos programas. O projecto GNU continua acumulando componentes para este sistema desde 1984, e em 1996 saiu à luz a primeira versão dum “sistema GNU completo”, esperando-se que em pouco tempo o sistema estivesse suficientemente maduro para recomendarem o seu uso a utilizadores normais.

    O sistema GNU inclui todo o software de GNU, e também outros pacotes tais como o sistema X Window e o TeX, que não são de GNU.

    Já que o propósito de GNU é ser livre, cada simples componente do sistema GNU tem que ser software livre. Ora bem, nem todos têm que ter licença copyleft, e qualquer programa livre que ajude a atingir alguma meta técnica pode ser incluído no dito sistema. Assim, por exemplo o GNU recorre a software livre sem licença copyleft, como o sistema X Window.

    Software

    GNU

    O software GNU é aquele realizado sob os auspícios do Projecto GNU. A maioria tem licença copyleft, mas não todo; porém todo o software de GNU deve ser software livre.

    Parte do software de GNU está escrito pela equipa da Fundação para o Software Livre, mas a maioria é obra de voluntários. Algum deste software é licenciado pela Fundação para o Software Livre, no entanto noutros casos são os autores quem o licencia.

    Por: FREE SOFTWARE FOUNDATION (*)

    (*) Texto traduzido e adaptado por nós a partir da versão galega.

     

    Outras Notícias

    · A memória do rato

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].