Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-03-2010

    SECÇÃO: Tecnologias


    A memória do rato

    Lançado o Amarok 2.3.0

    Foi lançada a versão 2.3.0 do reprodutor de música Amarok. Áreas como suporte a podcast e playlists salvos tiveram grandes melhorias, bem como o suporte para dispositivos de armazenamento USB (incluindo MP3 players genéricos). Como grandes partes do Amarok 2 estão a ficar maduras, também era hora de começar a olhar adiante novamente. Portanto, este novo lançamento contém várias novidades de natureza mais experimental, tais como uma nova barra de ferramentas e um navegador de ficheiros reescrito e mais simples.

    Fontes: http://amarok.kde.org/en/releases/2.3.0 e http://lwn.net/Articles/378684/

    SimpleMEPIS 8.5

    Cada utilizador Linux tem a sua própria visão da distribuição ideal, alguns destacam a estabilidade, enquanto outros querem características novas e excitantes, além daqueles que têm a segurança como o prioritário e outros preocupados com licenças. Warren Woodford tem a sua própria visão e tornou-a acessível através do MEPIS. Ele falou sobre sua criação ao site OSNews, onde podemos conferir a novidade do SimpleMEPIS 8.5.

    Fontes: http://www.osnews.com/story/23005/First_Glance_at_SimplyMEPIS_8_5 e http://www.mepis.org

    Publicado OpenGL 4.0

    Khronos Group, a associação por trás do OpenGL anunciou a quarta geração da especificação de sua API multiplataforma que trata de oferecer uma alternativa viável ao Microsoft DirectX 11. Esta última versão inclui duas novas etapas nas quais o shader pode passar a tesselação geométrica da CPU para a GPU e uma maior integração com OpenCL que permite à placa gráfica fazer tarefas, até então típicas do processador.

    Fontes: http://www.opengl.org/registry/ e http://barrapunto.com/articles/10/03/11/2217230.shtml

    Lançado Fedora 13 alfa

    Foi anunciado o lançamento da versão alfa do Fedora 13, após uma semana de adiamento. Essa primeira versão utilizável do Fedora 13 visa proprociar aos desenvolvedores de todas as variantes customizadas e empacotadores, um meio de testar e aperfeiçoar os pacotes e as Spins. Além de proprocionar aos aficionadas por inovação experimentarem o que está por vir nessa nova versão. As principais inovações são:

    1. Suporte 3D para placas de vídeos Nvidia, através do drive Nouveau; 2. RPM versão 4.8; 3. Inicialização do sistema em menor tempo; 4. Instalação do sistema com pré-definição de partições separadas para home e boot; 5. Firefox 3.6; 6. Suporte a mais webcams; 7. NetworkManger suporta conexão a internet por meio de telemóvel conectado via Bluetooth; 8. Kernel 2.6.32; 9. KDE 4.4.

    Fontes: http://www.projetofedora.org/wiki/index.php/Fedora_13_notas_de_lancamento_alpha e https://https://fedoraproject.org/wiki/F13_Alpha_release_announcement?stF13a

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].