Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-02-2010

    SECÇÃO: Arte Nona


    “Fluide Glacial” infectada com o perigoso vírus H1N1

    Alguns meses depois dos preocupantes alarmes sobre a iminente chegada da pandemia da gripe H1N1, o clima geral começa a distender-se. Exemplo disso é o número de Janeiro de 2010 da revista francesa “Fluide Glacial”, que o dedica quase por completo, com o humor cáustico que semopre a caracteriza, a esta muito perigosa epidemia.

    São vários os autores que abordam a matéria e a edição, incluindo a capa e a contra-capa ocupam-se deste mesmo assunto, numa paródia pegada.

    foto
    Logo a partir da capa, começa o feroz “ataque” da “Fluide Glacial”: “Especial – Perca os seus Amigos Graças à Gripe H1N1”, logo na entrada, para, mais em baixo, continuar com um solene aviso: “Lave as suas mãos depois de ter lido esta revista!”.

    E o mote está dado. Prossegue imparável na página 2, «O vírus da gripe H1N1 parou nas fronteiras do Hexágono [como os Franceses muitas vezes se referem ao seu próprio território]».

    O gozo vai mais longe, atingindo a classe política, quando refere depois as declarações de um tal professor John Tartempion, que declara solenemente: «O fracasso da ofensiva geral da epidemia iniciada a 2 de Outubro é total no conjunto do território francês graças à natureza profunda do nosso país que nos protege de ataques alógenos, e de facto às precauções instauradas pelo governo dirigido pelo pensamento esclarecido da nossa grande torrente de pensamento benfazejo Nicolas Sarkozy (...)».

    Seguem-se depois outras bandas desenhadas sempre sobre o mesmo tema (“Psychose”, de Barrois e Chauzy; a curta “Les Singes Verts”, de Thiriet; “Titine plus Fort que la Mort”, de Lindingre; “Viva Grippa”, de Coutelis; “Achin--Énin, de Hugot; “10 Conseils pour Attraper la Grippe H1N1”, de Thiriet; “Nos Animaux les Bêtes”, de Lefred Thouron ).

    A que se juntam “anúncios” de publicidade desviada: «Um escândalo! A gripe A impede-vos de trabalhar e certos inconscientes queriam tratar-vos!

    O Tamiflop (marca registada) é feito para si! Vacina light inteiramente homeopática – eficaz a partir de 12 litros por via oral – actua em 8 meses.

    O tratamento com Tamiflop (marca registada) necessita de uma exposição prolongada ao sol, frequentes banhos de mar, assim como uma ingestão quotidiana de etanol e de oleaginosas, a ingerir antes da refeição da noite, cerca das 19-20 horas (Exemplo recomendado: anis, kir ou rosé mais amendoins) e um repouso postprandial quotidiano de pelo menos duas horas (aconselhado depois da refeição do meio-dia».

    Na última página da revista o gozo atinge o auge, quando se avconselha a máscara de protecção em rendas de Alençon: «Alie delicadeza e profilaxia! A única máscara profilávtica antibacteriana norma FFP16 bordada à mão em renda de Alençon provocará a admiração e einveja de todos à sua volta (label T&T - Tradição e Terror). Mas tudo isto está pronto a ser cortado da contra-capa da revista e apresentado como Oferta! A Destacar, com o corte assinalado e com uma tesoura para não deixar dúvidas do que se pretende. Por baixo da imagem da máscara de renda (já em si uma blague), figura o Modo de Emprego: «Recorte cuidadosamente segundo o tracejado, sem esquecer os motivos da renda, e amarre na cara, respeitando os conselhos do Ministério da Saúde».

    Mais abaixo apresentam-se outras propostas de máscara, agora já não “ofertas”: «Por encomenda, peça os nossos modelos especiais:

    – Máscara em tubo: espalhe sobre a pele como uma maquilhagem, incómodo mínimo, efeito máximo!

    – Máscara SM: Para reconciliar segurança e severidade!

    – Máscara de ferro: Dê à sua protecção microbiana a dimensão da história!

    – Máscaras humorísticas: Para conservar o sorriso em plena pandemia!».

    E pronto. É dose e o leitor já tem que chegue. Vamos ao resto da “Fluide”: O soberbo cartoon de Boucq (um dos humoristas mais consagrados da BD mundial), com a morte juntando-se a um grupo de manifestantes reivindicando: «Não ao Aumento do Gosto da Vida».

    E várias outras pequenas obras da BD de humor como, ainda assim entre as mais extensas “La Vie Sentimentale de Laurenc P.”, de Isa, “Le Repas Dominical” de Frank Margerin (outro monstro sagrado da BD de humor), “Libérale Attitude”, de Pluttark, “Histoire de la Musique en 80 Tomes”, de Thiriet, “Pascal Brutal”, de Sattouf, “The Zumbies”, de Julien e Lindingre, “Gaëtan de Guerchie”, de Duveau, “Global Boboland”, de Dupuy e Berberian e, finalmente, “Andy & Gina, de Relom. Muito para rir.

    Mas destaque-se também, neste número 403 da “Fluide Glacial” o espaço dedicado à divulgação da obra de certos autores, Tár ta lacrèm’, desta vez dedicado a Leiter.

    Martial Leiter, de quem reproduzimos aqui fois dos seus cartoons mais ferozes, contra a guerra e a sociedade de consumo, nasceu numa pequena aldeia suíça, em 1952, lemos na “Fluide Glacial”.

    Faz Belas Artes, aprendendo desenho técnico mas, logo de seguida deslizando para a gravura onde o seu estilo vai explodir.

    É nos anos 90 que chega o sucesso, com a publicação dos seus cartoons em publicações de grande prestígio como “Le Monde” ou “Le Monde Diplomatique” em França, ou ainda em publicações alemãs.

    Recebe vários prémios. é o autor de “Wanted” (1973), “Who’s who” (1976), “Démocratie Suisse & Cie” (1978), “Leiter, dessins de presse 1976-80” (1980), “Figures Sequestrées” (1981), “XXI Captifs” (litografias, 1981), “Parodies” (serigrafias, 1983), “En 3 actes”” (gravuras, 1984), “Rapt” (serigrafias, 1986), “Du Monde Moderne” (1989), “Une Autre Planète” (1993), “Faces” (gravuras, 2000), “Epouvantails” (gravuras, 2005), “Vers le fleuve” (gravuras, 2007).

    “Epouvantails” resulta de uma instalação «magistral» (Frémion, “Fluide Glacial”) realizada em Cernier.

    Motivos de interesse não faltam.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].