Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-02-2010

    SECÇÃO: Cultura


    ESECurtas – Projecto de alunos da Secundária pretende divulgar cinema e curtas-metragens de jovens realizadores

    foto
    Um projecto de alunos do 12º Ano da Escola Secundária de Ermesinde (ESE) pretende organizar um Concurso de Curtas-Metragens (o ESECurtas), aberto à comunidade.

    Jessica Bastos, porta-voz voz do grupo ESECurtas, e Daniela Miranda, outro dos membros do grupo (os restantes são Joaquim Cruz, Mariana Madeira e Nuno Pereira), explicaram ao jornal “A Voz de Ermesinde” os objectivos deste projecto inovador.

    O projecto do festival ESECurtas, criado para a disciplina de Área de Projecto do 12º Ano, pretende divulgar o vídeo amador e o cinema nesta escola.

    O festival irá durar dois dias (23 e 24 de Março, durante a realização da Semana Aberta da ESE).

    «Temos tido uma boa adesão ao projecto, já temos algumas curtas-metragens e [vários alunos] revelaram-nos que estão a realizar ainda outras», explica Jessica. A porta-voz do ESECurtas acrescenta que foram definidos vários géneros para os trabalhos a apresentar, sendo que também existe uma categoria livre, mas que «não há preferências por uma categoria em particular».

    No blog criado pelo grupo organizador explica-se: «(...) Faz todo o sentido (…) a criação de um certame que possa acolher todos os projectos criativos daqueles que gostam de ocupar os momentos de lazer com actividades ligadas à realização cinematográfica, aproveitando de uma forma saudável todos os recursos que as inovações tecnológicas trouxeram à vida colectiva» .

    Câmaras de filmar para o 1º e 2º classificados do concurso e um cheque-prenda da FNAC para o 3º são os prémios do ESECurtas.

    Para além do concurso e visionamento das curtas-metragens, os organizadores têm diversas ideias, entre as quais palestras sobre cinema e exposições ligadas à 7ª Arte, e até um concerto no encerramento do ESECurtas.

    Este projecto tem apoio da Junta de Freguesia, Câmara Municipal, e alguns patrocinadores (OK!Print e Farmácia Ascensão).

    Por: Sara Amaral

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].