Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-02-2010

    SECÇÃO: Local


    foto

    Solidariedade, uma palavra que entre nós faz sentido!

    Há uns dias atrás, fui contactada pelo presidente da Direcção dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde com vista a estar presente, no dia 30 de Janeiro, para assistir a um evento que iria ocorrer no salão nobre daquela digníssima associação. Não apenas porque integro os corpos sociais daquela entidade, mas também porque sabia do que se tratava, no dia aprazado, logo pela manhã me dirigi ao local. Tinha conhecimento pessoal, através de uma tia da menina, de que se tratava de uma acção de solidariedade para com a Carmen, que lamentavelmente, descobriu em Agosto ser portadora de leucemia mieloblástica aguda. Não sendo indiferentes e sempre solidários, os nossos bombeiros abriram as suas portas e os seus corações e associaram-se de forma determinada e organizada à luta desta menina e de outros, pela vida, disponibilizando as suas instalações para a recolha de sangue de todos quantos não ficaram indiferentes à mensagem e lá se dirigiram, para se tornarem dadores de medula óssea, na esperança de a sua ser compatível com a da Carmen.

    Calorosamente fui recebida, como sempre, pelo Sr. Presidente da Direcção, Artur Carneiro, que com justificado orgulho, fez direccionar a minha atenção para o espaço, que se mostrou enriquecido pelas belíssimas obras de arte que o preenchiam: A bonita estátua que tão merecidamente homenageia O Bombeiro, bem enquadrada e tendo como pano de fundo, uma bela pintura do nosso conterrâneo e solidário Pintor, o ilustre Manuel Carneiro, que, em minha modesta opinião, é um Grande Pintor e cujo mérito que muitos, como eu, lhe reconhecem, deveria ser tido em conta pelas entidades culturais deste concelho, incluindo a edilidade, de forma a valorizar quem tem o dom da arte e que, afinal, é nosso conterrâneo. Entidades concelhias, demonstrem a vossa inteligência e não queiram ser merecedoras de acusações de não apoiarem e não tratarem bem a arte que se faz por aqui…O artista Manuel Carneiro que me perdoe por este desabafo, mas é o que eu sinto!…

    Mas, voltando ao salão nobre e depois de cumprimentar quem conhecia, fiquei maravilhada e até, posso dizer, um pouco comovida, por ver tanta gente, entre anónimos e conhecidos cidadãos, a partilhar o seu tempo na fila interminável, mas mais do que isso, o seu sangue que é a sua vida, movidos pela esperança de poderem dar esperança a quem, nessa esperança, depende da solidariedade dos outros. E entre conhecidos e desconhecidos, muitos bombeiros vi nessa fila, em que também ingressei, à espera da sua vez, o que muito orgulho me trouxe.

    Foi tal a adesão das pessoas (mais de 600) que se tornou necessário repor o material e pedir a ajuda a mais enfermeiros, para darem conta do recado. Às 17h30 ainda lá estavam a terminar a tarefa que inicialmente se previu findar, na melhor das hipóteses, às 16h00. E sempre atento a que nada faltasse, com o espírito de solidariedade a que também preside, será de realçar a postura do Sr. Presidente da Direcção, que sempre lá esteve a liderar e a organizar tudo, para que nada faltasse.

    O meu bem-haja a todos os que deram o seu tempo e participaram activamente no evento; às confeitarias que ofereceram os seus produtos; aos enfermeiros que foram chamados, alguns à última da hora, e que demonstraram o seu espírito solidário dizendo “Presente!”; a todos os cidadãos de Ermesinde, e não só, que não ficaram indiferentes; e aos Bombeiros Voluntários de Ermesinde que saúdo, na pessoa do seu Presidente e que mais uma vez souberam estar à altura de dar vida e sentido à palavra solidariedade.

    À Carmen e seus familiares, uma palavra de esperança.

    Afinal, somos um povo solidário!

    Ermesinde, 31-01-2010

    Por: Helena Faria Sampaio Reis

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].