Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-01-2010

    SECÇÃO: Destaque


    2009 em Ermesinde e no concelho: cronologia do que de mais importante aconteceu

    JANEIRO

    7 Janeiro: Tomada de posse dos corpos sociais da Casa do Povo de Ermesinde. António Vasques mantém-se na presidência da Direcção.

    8 Janeiro: Primeira reunião pública da Câmara Municipal de Valongo em 2009: PS manifesta-se contra o tarifário da água e saneamento para o ano em curso.

    11 Janeiro: Marisa Barros (fem.) e Jorge Pinto (masc.) ganham a 25ª Corrida S. Silvestre de Ermesinde.

    16 Janeiro: Cerimónia de apoio à recandidatura do P.e Lino Maia à frente da CNIS – Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade –, no Centro Social de Ermesinde.

    19 Janeiro: Deputado bloquista João Semedo visitou Unidade de Saúde Familiar de Alfena.

    23 Janeiro: Maria José Azevedo anuncia candidatura independente à presidência da Câmara Municipal de Valongo.

    25 Janeiro: A lista dos Unidos por Alfena (agora com apoio do PSD) vence as eleições intercalares em Alfena de forma esmagadora, elegendo 12 dos 13 membros da Assembleia de Freguesia. O PS elege o elemento restante.

    FEVEREIRO

    Foto URSULA ZANGGER
    Foto URSULA ZANGGER

    3 Fevereiro: Conferência de Moita Flores na Biblioteca Municipal de Valongo.

    5 Fevereiro: Aprovadas propostas de Plano de Actividades e Orçamento para 2009 da Junta de Freguesia de Ermesinde.

    12 Fevereiro: Criada associação política Coragem de Mudar, em torno da candidatura independente de Maria José Azevedo.

    13 Fevereiro: Início da Mostra de Teatro Amador, com a peça “Os Preços”, do Grupo Dramático e Musical de Campo.

    16 Fevereiro: Tem início a Semana Cultural da Escola Secundária de Ermesinde.

    16 Fevereiro: Assembleia Municipal de Valongo aprova Plano e Orçamento para 2009 da Câmara Municipal de Valongo.

    20 Fevereiro: Assembleia de Freguesia aprova Plano de Actividades e Orçamento para 2009 da Junta de Freguesia de Ermesinde.

    MARÇO

    Março: Surge o jornal “Directo Press”, que anuncia oficialmente a aguardada candidatura de Afonso Lobão à presidência da Câmara de Valongo e torna pública uma longa lista de apoiantes.

    5 Março: Fernando Melo anuncia na reunião da Câmara um largo conjunto de empreitadas de requalificação e ampliação das escolas do concelho.

    12 Março: Manuela Ferreira Leite esteve em Valongo, de visita à ADICE.

    13 Março: Sessão de informação na Casa do Povo de Ermesinde, onde são anunciadas obras de regularização e despoluição da ribeira da Gandra.

    20 Março: Tino de Rans anuncia a sua candidatura à presidência da Câmara Municipal de Valongo.

    20/21 Março: Realização do Colóquio “Utopia, Urbanismo e Ambiente” na Biblioteca Municipal de Valongo.

    27 Março: São aprovadas em Assembleia Geral, por unanimidade, as Contas e o Relatório de Actividades do Centro Social de Ermesinde.

    ABRIL

    8 Abril: Inaugurada sede da candidatura de Maria José Azevedo em Ermesinde e anunciada à candidatura de Jorge Videira à Junta de Freguesia.

    17 Abril: Com a presença do deputado João Teixeira Lopes, Eliseu Pinto Lopes é anunciado na Vila Beatriz como cabeça-de-lista do Bloco de Esquerda às eleições para a Câmara Municipal de Valongo.

    18 Abril: A candidatura de João Paulo Baltazar (presidente em exercício, que apoia a recandidatura de Fernando Melo à Câmara) vence as eleições para a Concelhia do PSD, derrotando a lista de Carlos Teixeira, que era integrada e apoiada pelo vice-presidente da Câmara João Queirós.

    24 Abril: Reúne a Assembleia Municipal de Jovens, que realiza a sua terceira sessão pública (uma por ano, desde 2007).

    24 Abril: Palestra de Jacinto Soares sobre o 25 de Abril no Auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde.

    24 Abril: 1º Ciclo de Conferências do Concelho de Valongo abre primeira sessão com conferência “Ermesinde – História e Memórias. São conferencistas Manuel Augusto Dias, Gracinda Marques, Jacinto Soares e José Manuel Pereira.

    24 Abril: CDU apresenta cabeça-de-lista às eleições autárquicas para a Junta de Freguesia de Campo, Manuel dos Santos.

    25 de Abril: Cerimónia pública comemorativa do 25 de Abril da Assembleia de Freguesia de Ermesinde.

    25 de Abril: Afonso Lobão discursa no jantar de comemoração dos 35 anos do 25 de Abril do Partido Socialista concelhio. O jantar conta com a presença de Vieira da Silva, ministro do Trabalho e da Solidariedade Social.

    26 Abril: Conclusão das comemorações do 10º aniversário da AACE – Associação Académica e Cultural de Ermesinde, com a representação da peça “A Birra do Morto”, pelo grupo Casca de Nós (da AACE), no Fórum Cultural de Ermesinde.

    27 Abril: Uma delegação de deputados do PS (Renato Sampaio, Fernando Jesus, Agostinho Gonçalves e Alcídia Lopes) visita Alfena.

    28 Abril: Assembleia de Freguesia de Ermesinde aprova as Contas da Junta referentes ao ano de 2008.

    29 Abril: Sessão muito agitada da Assembleia Municipal de Valongo, com a saída da reunião em bloco da oposição, que se opunha à discussão de um contrato de prestação de serviços de recolha de resíduos sólidos para oito anos.

    MAIO

    6 Maio: Tem início a XIII Feira de Artes Populares do Concelho de Valongo.

    8 Maio: José Caetano é anunciado como cabeça-de--lista da CDU à Câmara Municipal de Valongo, em sessão que teve lugar no Auditório António Macedo do Fórum Vallis Longus. Adriano Ribeiro anunciado como n.º1 para a Assembleia Municipal e César Oliveira para a Junta de Freguesia de Valongo. A sessão contou com a presença de Albano Nunes, da Comissão Política e Secretariado do Comité Central do PCP.

    9 Maio: Realização do 1º Encontro de Pedestrianismo do grupo Terra Verde, na Serra de Santa Justa, em Valongo.

    10 Maio: Primeira sessão pública da candidatura de Afonso Lobão, no Auditório António Macedo do Fórum Vallis Longus. Presentes os secretários de Estado Ana Paula Vitorino, Manuel Pizarro e Eduardo Cabrita, o presidente da CCDRN, Carlos Lage, e o líder da Distrital socialista, Renato Sampaio.

    12 Maio: Entra em consulta pública a quadruplicação da Linho do Minho entre Contumil e Ermesinde.

    15 Maio: CDU anuncia Sónia Sousa como candidata n.º 1 à Junta de Freguesia de Ermesinde.

    22 Maio: Ágorarte realiza a sua 3ª Conferência de Ermesinde, desta vez dedicada a Camilo Castelo Branco.

    23 Maio: A associação Coragem de Mudar anuncia João Castro Neves como cabeça-de-lista para a Assembleia Municipal.

    24 Maio: José Sócrates participou em Valongo numa jornada de campanha eleitoral para o Parlamento Europeu do Partido Socialista, que teve lugar na Fábrica.

    29 Maio: Congresso Infantil – Alimentação Saudável/Actividade Física, no Fórum Cultural de Ermesinde.

    29 Maio: Conferência de José Pacheco Pereira na Biblioteca Municipal de Valongo.

    JUNHO

    4 Junho: Criado no concelho um Gabinete de Apoio à Vítima de Violência Doméstica, anunciado por Fernando Melo e Eunice Neves no Fórum Cultural de Ermesinde.

    7 Junho: Derrota inesperada do PS nas eleições para o Parlamento Europeu. Mas no concelho e na freguesia de Ermesinde, PS volta a bater o PSD.

    13 Junho: 2º Encontro Internacional de Coros organizado pela AACE decorre no Fórum Cultural de Ermesinde.

    19 Junho: Candidatura autárquica do Partido Socialista inaugura sede em Valongo. Joaquim Silveira anunciado como cabeça-de-lista do PS à Junta de Freguesia de Sobrado.

    21 Junho: Comemorações do 88º Aniversário dos Bombeiros Voluntário de Ermesinde têm que ser interrompidas para acudir a um incêndio em Baguim, às portas da cidade.

    22 Junho: José Miguel Marques assume o cargo de director do Agrupamento Vertical da EB 2,3 S. Lourenço, que já antes dirigia.

    22 Junho: Assembleia Municipal chumba proposta de concurso para a entrega da recolha de resíduos sólidos. Os presidentes de Junta de Alfena e Ermesinde, Arnaldo Soares e Artur Pais votaram com a oposição, cuja posição acabou por prevalecer.

    27 de Junho: Jantar de mulheres socialistas, de apoio à candidatura autárquica de Afonso Lobão (e oficiosamente de Tavares Queijo em Ermesinde).

    28 Junho: Alfredo Sousa apresentado publicamente como cabeça-de-lista do PS à Junta de Freguesia de Campo, onde defrontará Hélio Rebelo (PSD), Odete Dias (Coragem de Mudar), Manuel dos Santos (CDU) e Fernando Fonseca (Bloco de Esquerda).

    29 Junho: Assembleia Municipal de Valongo realizada em Sobrado homenageia o presidente da Junta Local, António Monteiro, do PSD.

    30 Junho: De acordo com a nova organização escolar, Álvaro Pereira toma posse como director da Escola Secundária de Ermesinde, sucedendo a si próprio como presidente do Conselho Executivo.

    JULHO

    2 Julho: Reunião escaldante da Câmara Municipal de Valongo, com João Queirós (recém-demissionário dos pelouros que tutelava) a demarcar-se da política financeira de Fernando Melo.

    3 Julho: Abertura da XVI Feira do Livro do Concelho de Valongo, no Parque Urbano de Ermesinde, com a presença de um stand de “A Voz de Ermesinde”.

    4 Julho: Tavares Queijo é apresentado oficialmente como cabeça-de-lista do PS à Junta de Freguesia de Ermesinde.

    5 Julho: Comício público de lançamento da candidatura autárquica “A Vitória de Todos” (coligação PSD-CDS/PP liderada por Fernando Melo), no Fórum Cultural de Ermesinde.

    11 Julho: Sofia de Freitas apresentada oficialmente como cabeça-de-lista da coligação “A Vitória de Todos” à Junta de Freguesia de Valongo.

    13 Julho: A candidatura de Maria José Azevedo formaliza em cartório notarial compromissos eleitorais.

    15 Julho: Apresentada publicamente candidatura de Luís Ramalho como cabeça-de-lista da coligação “A Vitória de Todos” à Junta de Freguesia de Ermesinde. Luís Santos é o candidato do Bloco de Esquerda.

    20 Julho: Inauguração formal da Unidade de Saúde Familiar de Ermesinde pelo secretário de Estado Manuel Pizarro, que também visitou Unidade de Saúde Familiar de Alfena.

    27 Julho: Paulo Portas e Ribeiro e Castro participam em Ermesinde numa acção da campanha eleitoral paras as Legislativas, tendo visitado a Casa do Povo de Ermesinde.

    Julho: São conhecidos os cabeças-de-lista para a Assembleia Municipal por parte do PS (Queijo Barbosa), PSD-CDS/PP (Campos Cunha), Bloco de Esquerda (Fernando Monteiro) e Ana Nóbrega (Tino – Temos Terra, Somos Semente), que acabará depois por não conseguir apresentar-se às urnas.

    É apontada a apresentação de uma candidatura autónoma do PSD em Alfena, que seria liderada por Dario Teixeira. Mas esta lista acabaria por morrer no berço, com o apoio final do PSD à lista dos Unidos por Alfena que viria a ser liderada por Rogério Palhau.

    31 Julho: Bloco de Esquerda concelhio torna pública posição discordante em políticas de saúde com vice-presidente da Administração Regional de Saúde do Norte.

    AGOSTO

    13 Agosto: Formalização das candidaturas da Coragem de Mudar.

    17 Agosto: Formalização das candidaturas “A Vitória de Todos”.

    26 Agosto: Primeira representação de “A Batalha da Ponte Ferreira” pelo ENTREtanto Teatro.

    27 Agosto: A candidatura do Partido Socialista torna pública uma declaração sobre questões económicas do concelho.

    27 Agosto: Visita do deputado do PCP Jorge Machado numa acção de campanha da CDU no concelho.

    SETEMBRO

    foto

    3 Setembro: Abertura da Expoval 2009, na Escola Secundária de Ermesinde, com a presença de um stand de “A Voz de Ermesinde”.

    5 Setembro: Assinado protocolo de recuperação do antigo quartel dos Bombeiros Voluntários de Valongo, para onde serão transferidos serviços da Câmara.

    5 Setembro: Apresentação dos candidatos do PS à Câmara e Assembleia Municipal, na Vila Beatriz. Conhecida a cabeça-de-lista do PS para a Junta de Freguesia de Alfena, Anabela Magalhães.

    5 Setembro: Cerimónia pública de apresentação da candidatura independente Unidos por Alfena, liderada por Rogério Palhau, e contando com o apoio do PSD.

    5 Setembro: I Encontro de Candidatos e Apoiantes da Coragem de Mudar, no Fórum Cultural de Ermesinde.

    9 Setembro: Inaugurado novo serviço ferroviário de passageiros entre Ermesinde e Leça do Balio (Linha de Leixões), com a presença da secretária de Estado Ana Paula Vitorino.

    17 Setembro: Maioria da Câmara (vereadores eleitos pelo PS mais João Queirós, do PSD) considera ilegais alguns dos actos administrativos entretanto realizados por Fernando Melo.

    18 Setembro: A candidatura de Afonso Lobão apresenta uma proposta de reorganização viária na saída da A4 em Ermesinde.

    19 Setembro: Apresentação pública de todos os candidatos da coligação “A Vitória de Todos” no Largo do Centenário, em Valongo, com a presença dos líderes distritais Marco António Costa (PSD) e Álvaro Castelo Branco (CDS/PP).

    27 Setembro: O PS ganha as eleições legislativas, embora perdendo a maioria absoluta. Vitória folgada do PS no concelho e na freguesia de Ermesinde.

    28 Setembro: Última sessão da Assembleia Municipal muito crispada em torno da atitude de Sofia de Freitas, acusada pela oposição de usar critérios díspares, de natureza política.

    30 Setembro: “A Voz de Ermesinde” publica as propostas eleitorais das candidaturas à Câmara Municipal de Valongo e uma apresentação sumária das candidaturas à Junta de Freguesia de Ermesinde.

    OUTUBRO

    11 Outubro: Fernando Melo é reeleito presidente da Câmara de Valongo, sem maioria absoluta. PSD elege 4 vereadores, PS 3 e Coragem de Mudar 2. A lista do PSD-CDS/PP é a mais votada para a Assembleia Municipal de Valongo, onde o PS elege 9 deputados municipais, o PSD 8, a Coragem de Mudar 6, o CDS/PP 2, o PCP 1 e o Bloco de Esquerda 1.

    Em Ermesinde, Luís Ramalho é eleito presidente da Junta, com o PSD a obter 7 mandatos, o PS 6, o CDS/PP 1, a CDU 1 e a Coragem de Mudar 4. O Bloco de Esquerda perde o seu eleito da votação anterior.

    São eleitos presidentes de Junta António Oliveira (PS) em Valongo, com uma vitória esmagadora, Rogério Palhau (Unidos por Alfena), naquela freguesia, Carlos Mota (PSD) em Sobrado e Alfredo Sousa (PS) em Campo.

    25 Outubro: Abertura do Magic Valongo 2009 – XVIII Festival Internacional de Ilusionismo, que irá decorrer no Fórum Vallis Longus e no Fórum Cultural de Ermesinde.

    26 Outubro: Rotary Club de Ermesinde homenageia a primeira mulher profissional de táxi, Maria Emília Faria.

    30 Outubro: Constituída a Junta de Freguesia de Ermesinde, juntando-se a Luís Ramalho (PSD), mais três elementos do PSD e três do PS. CDU fica fora da Junta pela primeira vez desde o 25 de Abril. Na substituição dos eleitos do PSD será cometido um erro, ao fazer subir à Assembleia de Freguesia Inês Nogueira, do CDS/PP. Este facto irá fazer anular todas as deliberações entretanto tomadas por aquele órgão.

    Raul Santos (PS) é eleito presidente da Assembleia de Freguesia de Ermesinde.

    NOVEMBRO

    2 Novembro: Campos Cunha (CDS/PP) é eleito como presidente da Assembleia Municipal. Queijo Barbosa (PS) é o 1º secretário.

    7 Novembro: Grupo de teatro Casca de Nós obtém em Beja o 2º Prémio do Concurso Nacional de Teatro Amador do INATEL, com a peça “A Birra do Morto”.

    18 Novembro: Início do MIT – 12ª Mostra Internacional de Teatro, no Fórum Cultural de Ermesinde. Simone de Oliveira é a personalidade homenageada nesta edição.

    27 Novembro: Aprovados por unanimidade Plano e Orçamento do Centro Social de Ermesinde para 2010.

    DEZEMBRO

    2 Dezembro: O juiz conselheiro Lúcio Barbosa (à altura presidente da Mesa da Assembleia Geral do CSE) é eleito presidente do Supremo Tribunal Administrativo.

    4 Dezembro: Lançamento, no Clube Literário do Porto, do livro de crónicas de Nuno Afonso (colaborador de “A Voz de Ermesinde”) “O Meu Povo em Gente”.

    10 Dezembro: Artur Carneiro reeleito presidente dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde. Queijo Barbosa preside à Mesa da Assembleia Geral e José Vieira ao Conselho Fiscal.

    11 Dezembro: Inauguração de exposição antológica de Armando Alves no Fórum Cultural de Ermesinde.

    11 Dezembro: Eleição dos corpos sociais do CSE, de novo presididos por Henrique Queirós Rodrigues. Ferreira dos Santos é também de novo presidente da Mesa da Assembleia Greral e Artur Carneiropreside ao Conselho Fiscal.

    14 Dezembro: Assembleia Municipal de Valongo controversa, com os eleitos do PS a acusarem a Coragem de Mudar de se aliar ao PSD por causa da posição tomada acerca das taxas públicas para 2010.

    16 Dezembro: Congresso da UDIPSS-Porto “Entre o Passado e o Futuro” discute caminhos do 3º Sector na Fundação Cupertino de Miranda.

    16 Dezembro: Sessão agitada na Assembleia de Freguesia de Ermesinde, com o PSD a exigir a saída de Inês Nogueira (CDS/PP), indevidamente eleita. Segundo a oposição a exigência da saída era um mero ajuste de contas por votações desencontradas. Assembleia de Freguesia ficou suspensa.

    29 Dezembro: Reposta a legalidade na Assembleia de Freguesia de Ermesinde. Confirmada a eleição de Raul Santos para a p

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].