Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-01-2010

    SECÇÃO: Destaque


    NOS 50 ANOS DO TÍTULO “A VOZ DE ERMESINDE”

    Grande homenagem das associações ao jornal “A Voz de Ermesinde”

    Um número muito significativo das mais intervenientes e importantes associações de Ermesinde – no plano cultural, desportivo e social – prestou, no passado dia 15 de Janeiro, um inesquecível tributo aos 50 anos do título “A Voz de Ermesinde”. A iniciativa, que foi organizada e coordenada pela associação cultural ÁGORarte, decorreu no Fórum Cultural de Ermesinde, e para além das intervenções de muitos dirigentes das associações que ali estiveram presentes em homenagem ao nosso jornal, contou com a participação especial da Orquestra “Let’s Groove Big Band”, que com cerca de trintena e meia de figuras, levou a música ao palco do Fórum Cultural e ao coração de toda a assistência.

    Estiveram também presentes nesta cerimónia, o presidente da Junta de Freguesia Luís Ramalho, que se associou oficialmente ao acto, e o director do Colégio de Ermesinde, cónego Sebastião. Por outro, a directora de “A Voz de Ermesinde”, Fernanda Lage – que agradeceu a homenagem prestada numa breve intervenção –, e Henrique Queirós Rodrigues, presidente da Direcção do Centro Social de Ermesinde, a entidade proprietária do jornal.

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    Dando início a esta homenagem, Carlos José Faria, o presidente da Direcção da ÁGORArte, traçou um elogio rasgado do percurso e atitude de “A Voz de Ermesinde”, saudando esta por, desde sempre, «defender com galhardia os interesses da comunidade, e ser um arauto intrépido da cidade que lhe dá o nome, independentemente das pessoas que por ela têm passado».

    E entre outras manifestações de apreço, o dirigente da ÁGORArte – associação que foi promotora desta homenagem – considerou ainda “A Voz de Ermesinde” um «baluarte inexpugnável de um jornalismo são, escorreito e rigoroso».

    Por todas estas razões, e «reconhecendo os inestimáveis e relevantíssimos serviços prestados por este prestigiado órgão de Comunicação Social Regional, não só à cidade onde está sedeado, mas também a todo o concelho de Valongo, Carlos Faria anunciou que a Direcção da ÁGORArte deliberou, por unanimidade, atribuir-lhe o seu primeiro Título de Mérito, distinção essa entregue nas mãos da directora de “A Voz de Ermesinde”, Fernanda Lage.

    Seguidamente, o mesmo Carlos José Faria, agora enquanto dirigente da UNIR – União Nacional da Imprensa Regional –, e em nome do seu presidente Aníbal Araújo, anunciou ter esta associação de imprensa atribuído ao jornal “A Voz de Ermesinde”, a Medalha de Ouro de Serviços Distintos.

    Logo depois usou da palavra Queijo Barbosa, primeiro secretário da Assembleia Municipal de Valongo que, em representação do seu presidente, Henrique Campos Cunha, saudou a iniciativa, dando por isso os parabéns à ÁGORArte.

    Também enquanto simples leitor e assinante, Queijo Barbosa saudou “A Voz de Ermesinde”, salientando nela «um rigor e independência que deve ser realçado».

    Saudou depois Henrique Queirós Rodrigues, maior responsável da entidade proprietária do jornal, e elogiou o labor do jornal na defesa dos direitos violados dos cidadãos. “A Voz de Ermesinde” «é um jornal livre e independente, que deve ser preservado pelo seu papel em prol de Ermesinde e das suas gentes», terminando a sua intervenção saudando «todos quantos pugnam pela viabilidade deste projecto».

    Seguiu-se-lhe o presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, Luís Ramalho, que manifestou «enorme prazer em associar-se à ÁGORArte» nesta homenagem.

    E recordou que a primeira vez que viu um texto seu publicado, foi em “A Voz de Ermesinde”. “A Voz de Ermesinde” é aquele órgão que acompanha as reuniões da Junta, e faz o levantamento das carências da cidade.

    E Luís Ramalho terminou afirmando que «conta com “A Voz de Ermesinde” para ser parceiro privilegiado da Junta de Freguesia», após o que fez também a oferta de uma lembrança da Junta de Freguesia ao nosso jornal.

    foto
    Foi depois a vez de Artur Carneiro, presidente da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde que, de igual modo estendeu o seu agradecimento à ÁGORArte pela iniciativa.

    Artur Carneiro recordou então o percurso histórico do jornal: «Tudo começou em Janeiro de 1958». E logo definindo o perfil do jornal: «Aos iniciar os seus vacilantes caminhos de vida, a todos estende as suas mãos».

    E mais à frente: «A informação voltou a ser mais plural». E voltando depois ao percurso histórico com o último número de “A Sopa dos Pobres”, o n.º 25 e o aparecimento do título “A Voz de Ermesinde”, em 1960.

    Foi uma «caminhada com vários sobressaltos», apontou Artur Carneiro, mas sempre continuando a informar os ermesindenses, com «a liberdade de ser diferente, delicado e isento, e com dedicação ao povo de Ermesinde».

    Alberto Mateus, presidente da Direcção da AACE – Associação Académica e Cultural de Ermesinde, referiu, por sua vez, que se prontificou de imediato, em nome da associação e no seu nome próprio, a associar-se a esta homenagem. Agradeceu a “A Voz de Ermesinde” a divulgação das actividades da sua associação, e «a permanente divulgação, em textos de opinião e fotografias, do trabalho das associações humanitárias, recreativas, culturais e desportivas, sem a qual seriam desconhecidas do próprio poder autárquico».

    E finalizou com uma calorosa saudação «a todas as mulheres e a todos os homens que contribuíram e contribuem para o que é hoje “A Voz de Ermesinde”.

    António Vasques, presidente da Direcção da Casa do Povo de Ermesinde saudou também o nosso jornal na passagem do 50º aniversário, salientando a importância deste órgão de informação local, ainda que nem sempre concordando com tudo o que nele é publicado. Salientou contudo que, «ultimamente tem vindo a melhorar, dando espaço às actividades das associações». E terminou estendendo os seus parabéns à directora e à chefia de redacção.

    Luís Vasques, em nome da Direcção da União Desportiva, Cultural e Recreativa da Bela seguiu-se-lhe, salientando a importância da imprensa local. E atribuiu grande importância ao trabalho de “A Voz de Ermesinde”, pela qual, por exemplo, pôde a comunidade conhecer a conquista de um título de campeão nacional (em futsal), algo sem importância para a imprensa nacional.

    E formulou votos de um «círculo em crescendo, com mais notícias, sensibilidade e querer. Nada disto é possível sem haver comunicação».

    E apontou ao nosso jornal mais 50 anos pela frente, finalizando a sua intervenção apontando “A Voz de Ermesinde” como «referência da informação séria e isenta e do lado das associações».

    E terminando esta série de intervenções de homenagem, falou por fim Domingos Martins, presidente da Direcção da Federação das Colectividades do Distrito do Porto, que agradeceu a iniciativa à ÁGORArte e saudou “A Voz de Ermesinde” pela sua prática de uma comunicação com rigor, transparência e isenção, e pelo continuado esforço de divulgação do trabalho que as associações locais têm desenvolvido ao longo de anos. E terminou incentivando o jornal «a continuar a bem informar».

    Coube então à directora de “A Voz de Ermesinde” agradecer tantas manifestações de «compreensão e respeito». Agradeceu depois a presença dos órgãos autárquicos nesta iniciativa da ÁGORArte e, por fim, às associações presentes.

    «Não é possível passar ao lado de um jornal já com cabelos brancos e possuidor de um património que não podemos interromper». E acrescentou que se o jornal precisa de reconhecimento, tem também necessidade de uma vida sem constrangimentos, já que «presta um serviço cívico e cultural insubstituível».

    foto
    É um órgão de proximidade, «com todos a dizer mal dele, mas todos a querer nele ser mencionados».

    É um órgão pertencente a uma instituição de solidariedade e, «ao mesmo tempo, i sento e independente».

    Fernanda Lage referiu depois dar de barato tricas e paixões e agradeceu àqueles que para “A Voz de Ermesinde” trabalharam, tudo quanto deram a Ermesinde.

    «A visão das tricas teve o seu tempo», disse depois, em defesa de um jornal sereno e rigoroso. E terminou fazendo um apelo sentido ao apoio de todos, para assinar e divulgar “A Voz de Ermesinde”.

    «Precisamos do apoio de todos!», concluiu.

    No final da sua intervenção, Margarida Alves, da Direcção da ÁGORArte ofereceria ainda um ramo de flores à directora de “A Voz de Ermesinde”.

    Mais tarde, Raul Teixeira, em nome do presidente da Direcção do Ermesinde Sport Clube, José Araújo, referiu em breves palavras, já não ter nada a acrescentar ao que tinha sido dito em relação ao nosso jornal, a quem endereçou igualmente os parabéns, tendo feito a entrega simbólica de uma camisola do Ermesinde Sport Clube a “A Voz de Ermesinde”.

    UMA NOTA

    PERTINENTE

    foto
    Uma nota pertinente é que embora o título “A Voz de Ermesinde” faça agora os seus 50 anos, justificando por isso, de algum modo, a oportunidade da homenagem prestada ao nosso jornal, de facto as comemorações oficiais do nosso cinquentenário tiveram lugar há dois anos, assinalando o aparecimento do título “A Sopa dos Pobres” (1958), que antecedeu “A Voz de Ermesinde” (1960). Criado na sequência daquele – recordámos –, o primeiro jornal com o título de “A Voz de Ermesinde” surge já como sendo o número 26, indiciando claramente tratar-se do mesmo jornal, pois sucedia à última “A Sopa dos Pobres”, com o n.º 25.

    Nessas comemorações oficiais, “A Voz de Ermesinde” contou com a presença do presidente da Câmara de Valongo, Fernando Melo que, agora não pôde estar presente dada a coincidência de datas com a tomada de posse dos corpos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Valongo, em que esteve presente acompanhado de uma forte delegação da Câmara Municipal de Valongo. Recorde-se que, na primeira quinzena de Janeiro, também uma forte delegação da Câmara Municipal, esteve presente na tomada de posse dos órgãos dirigentes do Centro Social de Ermesinde.

    De qualquer modo ficámos imensamente gratos à ÁGORArte e a todas as entidades que a ela se associaram nesta homenagem pública ao nosso jornal.

    TEMPO

    DE ESPECTÁCULO

    foto
    Deu-se então lugar ao espectáculo, com a actuação da orquestra “Let’s Groove Big Band”, com quase 40 figuras, que antes da sua actuação agradeceu o convite a Manuel Valdrez, vice-presidente da ÁGORArte, e manifestou um grande prazer em estar presente nesta comemoração dos 50 anos de “A Voz de Ermesinde”.

    A Let’s Groove Big Band é uma orquestra nascida no seio do Grupo Musical de Miragaia, em 2007, tendo como objectivo «a difusão da música ligeira entre os jovens músicos, dando-lhes oportunidade» de uma formação musical e enriquecimento do seu curriculum.

    A Orquestra, que manifestou, na ocasião, disponibilidade para um concerto de solidariedade com as vítimas do terramoto no Haiti, interpretou vários temas, entre os quais “Banana Boat”, de Benny Goodman, “Meditação”, de Tom Jobim, “Begin the Beguine” (Cole Porter), “Tico Tico no Fubá” (Zequinha de Abreu), “Foi Deus” (Alberto Janes) e “Uma Casa Portuguesa” (V. M. Sequeira e Artur Fonseca).

    Antes do final, a Let’s Groove Big Band ofereceu também um galhardete a “A Voz de Ermesinde”, tendo concluído a sua actuação com a polca “Barril de Cerveja” (“Beer Barrel Polka”), do checo Jaromír Vejvoda.

    Um momento diferente ainda foi quando Gilberto Neto e Jaime Alexandre acompanharam a orquestra com uma gaita de beiços.

    Nota: Participaram nesta homenagem (por ordem alfabética): ADICE – Associação para o Desenvolvimento Integrado da Cidade de Ermesinde; ÁGORArte – Associação Cultural e Artística; Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde; AACE – Associação Académica e Cultural de Ermesinde; Associação Cultural e Desportiva da Costa; Associação de Promoção Social e Cultural de Ermesinde; Associação Desportiva e Recreativa da Gandra; Associação Sójovem das Saibreiras; Casa do Povo de Ermesinde; Centro de Atletismo de Ermesinde; Centro Social de Ermesinde; Centro Cultural Alberto Taborda; CPN – Clube de Propaganda da Natação; Clube Desportivo da Palmilheira; Confraria Gastronómica de Ermesinde; Corpo Nacional de Escutas; Ermesinde Sport Clube; Magriços de Ermesinde Cultura e Desporto; Nova Iniciativa – Associação Cultural e Social de Ermesinde; Rotary Club de Ermesinde; Terra Verde – Grupo de Pedestrianismo de Ermesinde; União Columbófila Vencedores de Ermesinde e Lidador da Maia; Associação Desportiva Cultural e Recreativa da Bela; União Desportiva e Recreativa da Formiga.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].