Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-01-2010

    SECÇÃO: Local


    CARTAS AO DIRECTOR

    Fim do prazo estipulado para a colocação do sistema Andante na Travagem

    Ex.ma Sra.

    Venho por este meio pedir a vossa atenção para o descontentamento sentido relativo a uma situação de desfalque que as zonas do tarifário intermodal andante dos Transportes Intermodais do Porto provocam na zona andante C9.

    De acordo com o relatório de sustentabilidade de 2007 /2008 realizado pelos Comboios de Portugal, “A criação deste serviço de proximidade com o público [primeiro centro de mobilidade do país] é determinante para tornar visível o espírito de complementaridade dos transportes públicos e a diversidade da oferta”. No entanto, desde a instauração do sistema de bilhética sem contacto “Andante” nos Comboios Urbanos do Porto, o espírito de complementariedade não se tem vindo a sentir de forma eficaz.

    No jornal diário “Destak” de 26 de Outubro de 2009 (http://www.destak.pt/docs/1171/porto.pdf) foi publicada a notícia que o sistema de bilhética sem contacto “Andante” chegaria ao Apeadeiro da Travagem durante o ano de 2009. Essa mesma informação foi me transmitida na sequência de uma reclamação que efectuei (“Esta situação aplica-se directamente ao apeadeiro da Travagem, pelo que terá uma solução em breve, mas só após a consolidação e estabilização do sistema Andante entre Valongo e Espinho o que ocorrerá ainda este ano.”), assim como a diversos organismos como a Junta de Freguesia de Ermesinde e a Assembleia Municipal de Valongo.

    A minha questão prende-se com o facto de já terem decorrido 13 dias desde o prazo que a Cp assumiu com os seus clientes para resolver esta situação e ainda nada foi feito. Este erro, a meu ver, é altamente discriminatório.

    Actualmente dentro das zonas andante podem-se utilizar, os serviços prestados pela empresa do Metro do Porto, da STCP, de operadores privados que estejam ligados à rede intermodal e dos comboios urbanos do Porto.

    No entanto, os serviços do comboio urbano do Porto apenas se podem utilizar entre Valongo e Espinho, estando aqui abrangidas todas as estações entre os dois troços, incluindo Porto – São Bento e Ermesinde.

    O meu descontentamento e revolta, atendendo ao tempo que tem vindo a passar sem uma solução à vista, prende-se com a não possível utilização dos comboios urbanos em toda a zona C9. Nessa zona existem quatro estações: Águas Santas/Palmilheira, Ermesinde, Cabeda e Travagem. No entanto, apenas e só três delas estão integradas no sistema andante, já que se privilegiou as linhas dos comboios e não o crescimento geográfico, neste caso ligado às zonas andante. Assim, em todas as estações abrangidas pela zona C9, sem excepção, a utilização dos comboios urbanos através de tarifário andante deveria ser possível. O sistema da Cp deveria ter crescido segundo as áreas geográficas Andante, determinadas pelos TIP (Transportes Intermodais do Porto) e não pelas linhas da Cp. Só assim a intermodalidade tem sentido. Nesse contexto é caricata a possibilidade de viajar em autocarros desde a estação da Travagem, mas a utilização dos comboios estar negada.

    Deste modo, pretende-se que a Cp minimize o seu atraso, alterando este pormenor de forma célere e eficaz, a fim de encontrarmos finalmente um desfecho para a discrepância existente. Note-se que este situação existe desde a data em que o sistema Andante foi implementado nos comboios urbanos do Porto e ainda sem um fim à vista.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].