Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-01-2010

    SECÇÃO: Local


    Campanha de solidariedade na D. António Ferreira Gomes

    Fotos EB23DAFG
    Fotos EB23DAFG
    Integrada no Plano Anual de Actividades do Agrupamento Vertical de Escolas D. António Ferreira Gomes está, mais uma vez, a decorrer uma Campanha de Solidariedade, dinamizada pelas professoras Maria Helena Ferreira e Rosa Mary Manso, cujos principais objectivos são fomentar o espírito de partilha, promover a cooperação entre todos os elementos da comunidade educativa e contribuir para a “erradicação da pobreza extrema”.

    Fez-se um levantamento das famílias mais carenciadas que têm educandos a frequentar a escola, tendo-se verificado que grande parte destas famílias tem muitas dificuldades na aquisição de bens alimentares de primeira necessidade, não conseguindo, assim, proporcionar a quantidade /diversidade de alimentos essenciais para esses jovens, que estão em plena fase de crescimento.

    Alguns deles só usufruem de uma refeição completa na cantina da escola e apenas ao almoço e durante a semana, reflectindo-se isso no seu rendimento escolar.

    Para tentar, de algum modo, resolver esta situação a escola tem, através do bufete, vindo a fornecer gratuitamente alguns suplementos alimentares a meio da manhã ou da tarde, em situações devidamente comprovadas, não sendo, contudo, possível contemplar todos os casos.

    Na tentativa de colmatar esta situação solicitou-se a toda a Comunidade Educativa a oferta de bens alimentares de primeira necessidade (arroz, açúcar, massa, óleo, enlatados, bolachas, leite, cereais…) que foram distribuídos a essas famílias na terceira semana de Dezembro tendo, assim, sido possível proporcionar-lhes um melhor Natal.

    foto
    É ainda de referir que no dia 28 de Novembro se realizou, da parte de tarde, na cripta da Igreja Matriz de Ermesinde uma “Feirinha de Artigos Usados”, cujo lucro serviu para adquirir mais bens alimentares e assim enriquecer o “Cabaz de Natal” que foi distribuído a essas famílias. Paralelamente à distribuição dos cabazes, procedeu-se também à distribuição de artigos de vestuário, uma vez que muitos foram aqueles que ofereceram várias peças de roupa em estado de serem usadas por pessoas mais necessitadas.

    No ano lectivo transacto foi possível ajudar, na altura do Natal, 39 famílias, num total de 169 pessoas e, na altura da Páscoa, mais 43 famílias, num total de 195 pessoas, tendo em Dezembro do presente ano lectivo sido contempladas 53 famílias, o que perfaz um total de 230 pessoas.

    As professoras responsáveis vêm por este meio agradecer a colaboração e o empenho de todos aqueles (alunos, professores, encarregados de educação e funcionários da escola) que tornaram possível a realização desta actividade, sem esquecer o pároco de Ermesinde, P.e João Peixoto, que prontamente nos facultou as instalações da cripta da Igreja Matriz de Ermesinde para a realização da nossa “Feirinha”.

    Por: Maria Helena Ferreira/Rosa Mary Manso

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].