Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-12-2009

    SECÇÃO: Local


    Segundo inquérito de “A Voz de Ermesinde” hábitos e responsabilidade cívica hábitos e responsabilidade cívica

    foto
    O jornal “A Voz de Ermesinde” lançou, no seu sítio na internet um inquérito aos leitores acerca da sua atitude para com o lixo doméstico produzido, inquérito esse que acabamos agora de encerrar.

    Ora, segundo os resultados apurados, 66% dos leitores que responderam, declarou estar a proceder à reciclagem do seu próprio lixo, o que revela uma importante viragem na atitude e responsabilidade geral dos cidadãos.

    Mesmo que as respostas possam não ser inteiramente verdadeiras, por uma questão de culpa social, a própria atitude de culpa perante a questão já seria um indício positivo a ter em conta.

    Além do mais, entre os leitores que responderam não (quadro ao lado), da parte de muitos deles – cerca de 6% –, manifesta-se a vontade de o passar a fazer, havendo ainda aqueles que não o fazendo por isso estar nas mãos – pode presumir-se –, de familiares mais velhos, revelam ter alguma consciência da utilidade de outro procedimento, e são cerca de mais 7% das respostas dadas.

    Entre os que não se dispõem a alterar os seus hábitos, 4% das respostas parecem indicar igualmente a consciência do problema do excesso de lixo urbano produzido, embora ou entendam que produzem uma quantidade negligenciável de lixo, ou não estejam disponíveis para alterar hábitos antigos, e esses são cerca de 4%.

    Só 14% das respostas são liminarmente contra a alteração dos seus hábitos, cuidamos que ora por não entenderem o problema, ora por duvidarem do tratamento a juzante.

    Por: AVE

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].