Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-12-2009

    SECÇÃO: Destaque


    PARLAMENTO DOS JOVENS

    “Hoje o Parlamento é vosso”

    foto
    Começaram cedo os nervos dos jovens deputados acompanhando-os até bem perto das 10h30, hora de abertura solene do Plenário (na sala do Senado) pelo vice-presidente da AR, com presença do Secretário de Estado da Juventude e Desporto. Manuel Alegre confiou o Parlamento aos jovens, considerando que cada geração traz “algo de novo”; lembrou a tradição cultural anti-política, mas afirmou “A política é de todos; todos somos políticos!”. Alegre cita Sócrates, o filósofo, “Faço política em legítima defesa, para que não sejam outros a fazê-la por mim”, alertando os jovens para a participação cívica pois têm a “arma de falar, de liberdade, de experiência, de escolha, de voto”. “Sejam inconformistas, ousem a vossa vida, dancem a vossa vida!”. “Não tenham medo de pedir a lua, que o próprio da juventude é pedir o impossível” – termina assim a sua intervenção.

    Logo após a intervenção de Valter Lemos que convida ao “exercício da liberdade”, a Mesa de Jovens apresentou a ordem de trabalhos: momento de perguntas aos deputados em representação dos Grupos Parlamentares: Manuela de Melo (PS), Fernando Antunes (PSD), Miguel Tiago (PCP), Teresa Caeiro (CDS-PP), Ana Drago (BE) e Heloísa Apolónia (PEV). Brevemente, as questões desenvolveram-se em torno da educação, dos deputados, da emigração, do financiamento dos partidos, da aplicação efectiva das recomendações, da abstenção, das promessas políticas, da participação dos jovens. Nas suas intervenções finais, os deputados felicitaram todos os jovens e professores participantes; deixam palavras como Liberdade, Democracia, Igualdade e Espaço Cívico.

    Às 12h00 iniciou-se a segunda parte do Plenário, corporizada no debate da Recomendação das medidas radicadas das Comissões; assim, os círculos apresentaram as propostas de eliminação, a partir das quais se desenvolveriam duas rondas de debate. Com efeito, propôs-se a eliminação das medidas 3, 5, 9, 10, 11, 12, 13 e 16, argumentando, para cada uma, um deputado a favor da eliminação e outro contra. Como um regime democrático, a manhã e início da tarde foram ocupadas por debate, empates, consensos e discordâncias. Passadas as duas rondas de discussão, as propostas foram levadas a votação, saindo eliminadas as medidas 3, 5, 9, 10 e 16; formula-se assim a recomendação final com 10 medidas. O Plenário contou, finalmente, com o contributo do Presidente da Comissão de Educação e Ciência, António Seguro que, num tom “breve e rápido”, felicitou todos os participantes. Lembra, no encerramento da sessão que o PJ tem dois objectivos: “ aproximar os jovens e despertar o gosto pela participação cívica”. Finalizou destacando os mais de 120 mil jovens envolvidos e agradeceu, homenageando a Dra. Julieta Sampaio e a Dra. Maria José Silva Santos, figuras ímpares na evolução do projecto.

    Os trabalhos encerraram-se, solenemente, por volta das 16h00.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].