Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-12-2009

    SECÇÃO: Desporto


    Os destaques do nosso desporto em 2009...

    2009 chegou ao fim. É pois altura de ser traçada uma retrospectiva daquilo que de melhor, e de pior também, marcou o ano em termos desportivos no Concelho de Valongo e, muito em particular, na nossa Cidade de Ermesinde.

    Numa pequena cronologia recordamos entre outros factos a inolvidável campanha dos seniores do andebol do CPN no Campeonato Nacional da 3ª Divisão, onde a subida escapou por um triz; o título distrital de iniciados femininos alcançado pelo basquetebol cepeenista em Ermesinde de forma invicta; os sucessos do Núcleo Cultural e Recreativo de Valongo na patinagem artística nacional e internacional; ou as vitórias da equipa de ciclismo da União Ciclista de Sobrado na Volta a Portugal do Futuro e na 3ª edição do Troféu RTP/Munícipio de Valongo. Para recordar também, embora com menos motivos de alegria, o fim da secção de pólo aquático do CPN.

    JANEIRO

    4 de Janeiro: 2009 não poderia ter tido melhor começo em termos desportivos para o Concelho de Valongo. Por diversas artérias de Valongo, Alfena e da nossa freguesia correu--se a tradicional Corrida S. Silvestre de Ermesinde, que neste ano conheceu a sua 25ª edição. Organizada, uma vez mais, em conjunto pelo Centro de Atletismo de Ermesinde e pela Câmara Municopal de Valongo, a prova teve como grandes vencedores Marisa Barros (seniores femininos) e Jorge Pinto (seniores masculinos).

    FEVEREIRO

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ

    14 de Fevereiro: Apesar do empate caseiro a 21 golos frente ao ACD Monte, em jogo a contar para a última jornada da 1ª fase do Campeonato Nacional da 3ª Divisão de andebol, os seniores do CPN asseguraram não só o 1º lugar da Zona 1 como também “carimbaram o passaporte” para a 2ª e decisiva fase da competição.

    21/22 de Fevereiro: Durante dois dias Ermesinde foi a capital do karaté português. 271 atletas oriundos de diversos pontos do país participaram num estágio organizado pelo CPN com o objectivo de aperfeiçoar a sua vertente técnica.

    MARÇO

    15 de Março: O Núcleo Cultural e Recreativo de Valongo assinava neste dia uma das mais belas páginas da sua história, data em que no Pavilhão Multiusos de Fafe conquistava os títulos nacionais de quartetos e quartetos cadetes de patinagem artística. Mas o melhor ainda estava para vir...

    21 de Março: Mesmo sendo derrotado na piscina do Amadora (por 6-17), a equipa sénior de pólo aquático do CPN assegurava matematicamente neste dia a permanência no Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

    23/24 de Março: Terra sobejamente conhecida a nível nacional e internacional pelos seus “dotes” ao nível do hóquei patins, a Cidade de Valongo recebia nestes dias o II Torneio de Apuramento Universitário, o qual reuniu no pavilhão municipal valonguense seis das melhores equipas universitárias da modalidade.

    ABRIL

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ

    10/11 de Abril: O Ermesinde Sport Clube organizou mais uma edição do seu popular Torneio de Páscoa de futebol infantil. Destinado aos escalões de infantis e escolas o certame deste ano teve lugar no Complexo Desportivo dos Montes da Costa, sendo que, para além da turma da casa, contou ainda com as participações do Ataense, Águas Santas, Sporting da Cruz, Rebordosa, Valonguense, Atlético de Rio Tinto, Gondomar e Aliança Gandra. Ermesinde (em escolas) e Sporting da Cruz (em infantis) foram os grandes campeões.

    25 de Abril: Cerca de 300 jovens provenientes de diversas escolas da nossa freguesia inundaram de cor e alegria a Avenida D. António Ferreira Gomes para participar em mais uma edição da cada vez mais tradicional Corrida Juvenil “25 de Abril”, organizada conjuntamente pelo Centro de Atletismo de Ermesinde e pela Junta de Freguesia local.

    MAIO

    1/2 de Maio: Na sequência da conquista dos títulos nacionais de quartetos e quartetos cadetes de patinagem artística, o Núcleo Cultural e Recreativo de Valongo alcançou o direito de representar Portugal no Campeonato da Europa nas variantes de Show e Precisão, ocorrido na cidade de Reggio Emilia, em Itália. Representação que foi coroada de êxito, já que os jovens patinadores valonguenses obtiveram um brilhante 2º lugar na categoria de quartetos cadetes, arrecadando desta forma uma histórica medalha de prata.

    8/10 de Maio: Fim-de-semana dedicado ao bilhar, com a realização da fase final da 2ª edição da Superliga Bilharsinde (competição nascida na nossa cidade pela mão do Voxx Caffé). Os três decisivos dias do certame tiveram lugar no Continente de Valongo, espaço comercial este que coroou Manuel Santos (na prova individual), Voxx Club Bilhar/Amigos (vencedores da 1ª Divisão), e Okey Bilhar (campeões da 2ª Divisão) como os “reis” desta cada vez mais popular competição de bilhar na variante de pool português.

    10 de Maio: Na última jornada da Série 1 do Campeonato Distrital da 1ª Divisão da Associação de Futebol do Porto o Ermesinde empatava a uma bola no reduto do Labruge e assegurava o 4º lugar final na competição.

    30 de Maio: Ao saírem derrotados (por 31-35) pelo Lousanense no derradeiro jogo da Zona 1 da fase final do Campeonato Nacional da 3ª Divisão de andebol os seniores cepeenistas disseram adeus ao sonho da subida de divisão.

    JUNHO

    13 de Junho: Correu-se por algumas ruas das cinco freguesias valonguenses a 3ª edição do Troféu RTP/Munícipio de Valongo em ciclismo, tendo a vitória sido alcançada, pelo segundo ano consecutivo, por um corredor da equipa da casa (a Aluvia/Valongo/União Ciclista de Sobrado), de seu nome Carlos Baltazar.

    21 a 26 de Junho: A Aluvia/Valongo/União de Ciclista de Sobrado subia ao lugar mais alto do pódio na Volta a Portugal do Futuro. Com triunfos aos níveis individual – na pessoa de Marco Cunha –, e colectivo, o conjunto sobradense foi o grande vencedor da 17ª edição de uma competição destinada a ciclistas com menos de 23 anos.

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ

    27 de Junho: Derrotado (nos quartos-de-final) em Guimarães ante o Vitória local por 8-14, o conjunto sénior de pólo aquático do CPN (na imagem) dizia adeus à Taça de Portugal. Terminava desta forma uma temporada muito sofrida em termos desportivos para os pupilos de Nuno Lobo.

    Mas o grande “pesadelo” da secção de pólo cepeenista estava ainda por acontecer...

    AGOSTO

    5 a 16 de Agosto: O sobradense Nuno Ribeiro vencia pela segunda vez na sua carreira a Volta a Portugal em Bicicleta. Contudo, algumas semanas mais tarde o ciclista veria ser-lhe retirado o título em virtude de ter acusado doping num controlo efectuado pela União Ciclista Internacional dois dias antes do início da prova rainha do ciclismo português.

    SETEMBRO

    1 de Setembro: O mês iniciava-se de uma forma muito conturbada para o pólo aquático do CPN. Face a divergências entre a Direcção propagandista e a Secção da modalidade, alusivas às alterações das medidas da piscina – os primeiros defendiam uma redução de 1.90m para 1.30m, ao passo que os segundos se opunham vivamente a essas mudanças sob pena de a modalidade não poder ali ser praticada – é anunciado o fim do pólo aquático dentro do clube.

    OUTUBRO

    4 de Outubro: A Secção de pesca desportiva do CPN festejou a manutenção na 2ª Divisão Nacional, um feito alcançado na derradeira prova da competição, ocorrida no Rio Tâmega, em Chaves.

    10/11 de Outubro: A época desportiva de 2009/10 começou da melhor maneira para a natação do CPN. Na prova de Preparação de Infantis da Associação de Natação do Norte de Portugal – realizada em Vila Meã – os “golfinhos” cepeenistas conquistariam uma medalha de ouro.

    Foto CPN/BASQUETEBOL
    Foto CPN/BASQUETEBOL

    24 de Outubro: Após um ano de ausência a equipa de seniores femininos do CPN voltou ao activo com um triunfo na ronda inaugural do Campeonato Nacional da 2ª Divisão/Zona Norte sobre o Guimarães, por 92-28. Até final do ano as pupilas de Agostinho Pinto somariam na prova mais seis vitórias, mantendo-se desta forma como o único conjunto invicto do certame.

    DEZEMBRO

    18/19/20 de Dezembro: O ano terminaria de forma triunfal para o desporto ermesindense e muito em concreto para o basquetebol do CPN. Na fase final do Campeonato Distrital de iniciados femininos – realizado no Pavilhão Gimnodesportivo de Ermesinde – as cepeenistas sagraram-se campeãs invictas!

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].