Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-12-2009

    SECÇÃO: Tecnologias


    A memória do rato

    OSVulnerabilidade grave no FreeBSD 7.1 e 8.0

    Mal tinha acabado de ser noticiado o lançamento do FreeBSD 8.0, e ficou-se a saber da existência de um 'exploit' que afecta o FreeBSD 7.1 e mesmo o FreeBSD 8, e que permite que qualquer utilizador local possa executar código arbitrário como 'root'. O patch já está disponível, conforme informado na lista freebsd-security-notifications. Uma biblioteca permite executar a 'shell' como 'root'. Aviso em http://lists.freebsd.org/pipermail/freebsd-security-notifications/2009-December/000135.html. Explicação sobre o exploit: http://systemadmin.es/2009/09/capturar-llamadas-al-sistema-con-ld_preload. Mais informação: http://systemadmin.es/2009/12/exploit-0-day-en-freebsd-71-y-8-como-obtener-root-con-acceso-local.

    Fonte: http://softlibre.barrapunto.com/softlibre/09/12/01/1516228.shtml

    Lançada Qt 4.6.0

    A Nokia lançou a mais actual versão do seu toolkit cross-platforma Qt, a versão 4.6. Como de costume, vem com inúmeras melhorias e novas características e, desta vez, adicionaram até uma nova plataforma.

    A Qt 4.6 adiciona suporte à plataforma Symbian e obviamente também ganha suporte para Mac OS X 10.6 Snow Leopard e Windows 7. Adicionalmente, o suporte comunitário está disponível para os sistemas operativos de tempo real QNX e VxWorks. E o Maemo 5 está a caminho, com o seu segundo 'technology preview' agora lançado. Confira as novidades nos vídeos e screenshots disponíveis em http://qt.nokia.com/products/whats-new-in-qt. Pode descarregar em: http://qt.nokia.com

    Fonte: http://www.osnews.com/story/22561/Qt_4_6_0_Released

    Sun lança VirtualBox 3.1 com suporte a teleporte

    A Sun acaba de lançar a versão 3.1 da sua solução de virtualização, o VirtualBox. Além de melhorias em velocidade e outras características menores, a grande novidade é que o VirtualBox 3.1 introduz algo chamado "teleporte" (ou teletransporte): podem-se mover máquinas virtuais que estejam executando entre diferentes máquinas – servidores ou clientes, diferentes arquitecturas, diferentes sistemas operativos hospedeiros, nada importa ao VirtualBox.

    Fontes: http://www.sun.com/aboutsun/pr/2009-11/sunflash.20091130.1.xml e http://www.osnews.com/story/22557/Sun_Releases_VirtualBox_3_1_Adds_Teleportation_Feature

    Catálogo de software livre para pequenas e médias empresas

    O OpenPyme é um site que contém um catálogo, separado por categorias, de softwares livres focado fundamentalmente em Pequenas e Médias Empresas (PMEs) e que é dependente da Universidade de La Laguna (Tenerife, España).

    Vale a pena o registo: http://openpyme.osl.ull.es/.

    Fonte: http://openpyme.osl.ull.es/

    CouchDB: um banco de dados diferente

    Podemos definir o CouchDB como uma base de dados documental sem 'esquema', consultável ao estilo MapReduce, acessível por REST e com uma funcionalidade de replicação integrada.

    Confira as características em: http://4tic.com/es/blog/40-blgo/63-couchdb-una-bd-diferente.

    Livro sobre CouchDB: http://books.couchdb.org/relax/intro/getting-started.

    Descarregue em: http://couchdb.apache.org.

    Fonte: http://softlibre.barrapunto.com/softlibre/09/11/29/1420207.shtml

    Tempest for Elisa: Transforme o seu monitor em estação de rádio

    O projecto é antigo e também não é novidade a emissão de ondas electromagnéticas por aparelhos electrónicos, porém controlar a emissão de ondas de frequência AM pelo monitor é algo legal claro, não muito (ou nada) útil. Confira o documento sobre o projecto Tempest for Elisa.

    Fonte: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Tempest-for-Elisa-Transforme-seu-monitor-em-estacao-de-radio

    BrOffice.org lança revista em versão impressa

    A Revista BrOffice.org pode agora ser lida na internet, através do endereço http://www.broffice.org/revista. A edição 9 é a primeira a sair também em versão impressa. A comunidade de usuários BrOffice.org encerrou a produção da revista BrOffice.org, que teve lançamento oficial no IV Congresso Catarinense de Software Livre. Nesta edição, número 9, o tema central é o BrOffice.org nos municípios brasileiros. A publicação mostra quais são as maiores dificuldades enfrentadas pelos gestores de Tecnologia da Informação e acompanha a discussão sobre inclusão digital nos locais onde toda a estrutura social se inicia: as cidades. O leitor é convidado especial para conhecer as histórias que o BrOffice.org protagoniza nos vários cantos do Brasil.

    Fonte: http://softwarelivre.org/portal/comunidade/broffice.org-lanca-revista-em-versao-impressa

    Projecto decide reposicionar a marca KDE

    A marca K Desktop Environment foi gradualmente perdendo significado. Consequentemente, o KDE decidiu 'reposicionar' a marca. O projecto passará a utilizar o nome KDE e os espaços de trabalho serão separadamente referenciados como "KDE Plasma Desktop" e "KDE Plasma Netbook", as tecnologias KDE usadas para construir aplicações serão referenciadas como "KDE Platform", etc. Detalhes em: http://dot.kde.org/2009/11/24/repositioning-kde-brand.

    Fonte: http://www.osnews.com/story/22542/Repositioning_the_KDE_Brand

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].