Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2009

    SECÇÃO: Local


    Da escola da vida à vida na escola

    Foto ESV
    Foto ESV
    Decorreu no dia 19 de Novembro o 1º Encontro do Centro das Novas Oportunidades da Escola Secundária de Valongo, no Auditório Dr. António Macedo – Edificío Vallis Longus, em Valongo.

    O Centro de Novas Oportunidades diagnostica necessidades de formação dos adultos, encaminhando-os para o percurso mais adequado ao seu perfil académico. Ao adquirir o diploma do 9º Ano ou do Ensino Secundário, o adulto pode:

    – melhorar a sua situação profissional;

    – valorizar-se pessoal e socialmente;

    – continuar os seus estudos.

    Considera-se que cada pessoa vive um percurso único, que é respeitado quanto ao ritmo, e diversidade de experiências de vida, consideradas como enriquecedoras da sua auto-organização.

    Na abertura da sessão, a directora da Escola Secundária de Valongo, Paula Sinde, considerou que «o grande objectivo do CNO na Escola é responder face à complexidade da exigência da sociedade actual, às expectativas da população de Valongo e, que a Escola de Valongo vai cumprindo a sua missão».

    O director regional da Educação do Norte, António Leite, reiterou a importância do desenvolvimento das várias competências inerentes ao projecto das Novas Oportunidades, que se constitui como direito fundamental humano a uma vida mais digna, uma maior participação cívica na sociedade e a perspectiva de emprego qualificado.

    O evento contou ainda com a participação do momento cultural da Universidade Sénior de Valongo, que mostrou que a idade madura pode ser vivida com criatividade cultural e de sorriso nos lábios.

    Seguiu-se a apresentação de comunicações de Manuel Matos, da Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto, Álvaro Silva, avaliador externo e Carlos Mota, presidente de Junta de Freguesia, e parceiro do CNO.

    Seguiu-se um coffee-break preparado pelos alunos dos CEF de Pastelaria/Padaria, onde a interacção social mostrou que a relação afectiva entre a comunidade educativa de Valongo é forte e recomenda-se.

    Os vários testemunhos de formandos foram efectuados e ouvidos com emoção, especialmente pelos professores, técnicos, famílias e amigos presentes.

    O presidente da Agência Nacional para a Qualificação, Luís Capucha, encerrou o encontro reafirmando a importância deste projecto, como possibilitador da realização das expectativas das pessoas a uma melhor qualificação, o que lhes pode permitir uma vida melhor.

    A recepção e secretariado do evento foi garantido pelos alunos do Curso Profissional de Turismo desta escola.

    Por Cândida Bessa/ESV

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].