Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-11-2009

    SECÇÃO: Tecnologias


    Linux Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) – o anti-Windows 7

    A nova versão do Ubuntu já saiu. Descarregue hoje mesmo gratuitamente. Use e partilhe com os seus amigos e familiares, na escola ou no trabalho, sem pagar nada por isso.

    Para além de gratuito, é lançada uma nova versão a cada seis meses, o que significa que terá sempre as últimas versões das maiores e melhores aplicações de código aberto que o mundo tem para oferecer.

    foto
    O que vem com o Ubuntu

    Ferramentas de produtividade: O Ubuntu suporta todos os seus programas web de correio electrónico favoritos tais como o Yahoo (TM) ou Gmail (TM). Para o escritório, o Evolution disponibiliza todas as funções de agenda, contactos e correio electrónico de que precisa. O Pidgin IM também o põe em contacto instantâneo com colegas e integra-se com o seu serviço de mensagens instantâneas de forma simples e fácil.

    Navegação: Inclui o Mozilla Firefox 3 como navegador Internet por omissão. Navegação mais rápida, mais segura e com possibilidade de o utilizador aplicar temas.

    Fotografias: Transfira as imagens da sua câmara ou telefone para o F-Spot e gira, marque, partilhe e ordene as suas fotografias e transfira-as facilmente para a sua rede social favorita.

    Música e vídeo: Ligue a sua PSP, iPod, leitor MP3; partilhe listas de conteúdos com os seus amigos; compre em lojas de música online; visite os seus sítios favoritos como o Last.fm, receba mais rádio em directo e conteúdos a partir da BBC e ligue mais dispositivos com uPnP (universal Plug and Play).

    Aplicações de escritório: Processamento de texto, folhas de cálculo e apresentações podem ser todos realizados com o OpenOffice.org 3.0 que, incluído nesta versão do Ubuntu pela primeira vez, se integra completamente com as aplicações proprietárias mais vulgares. A grande diferença é que é livre.

    Acessibilidade: No centro da filosofia Ubuntu está a crença de que a informática é para todos e o acesso deve ser livre e completo quaisquer que sejam as circunstâncias económicas ou físicas. O Ubuntu é um dos sistemas operativos mais acessíveis que existem.

    Visão Geral

    O Ubuntu inclui uma selecção das melhores aplicações para utilizadores desktop típicos. Focando-se na qualidade, o Ubuntu produz um ambiente de computação rico e robusto que é flexível para usar tanto em casa como em ambientes empresariais.

    A última versão do Ubuntu junta o que há de melhor no software livre numa plataforma que terá 3 anos de actualizações livres. Cada vez mais pessoas percebem porque o Ubuntu ganha mais utilizadores a cada lançamento. Descubra também as maravilhas do software livre. Alguns exemplos:

    Openoffice

    O Ubuntu vem com o OpenOffice.org, que inclui um processador de texto, um gerador de slides de apresentação, base de dados e uma ferramenta de desenho, tudo isto compatível com outras Aplicações de Escritório. Também inclui o "Base", uma poderosa aplicação de base de dados que corre num sistema HSQL. O "Base" pode-se extender a outras base de dados existentes como Adabas D, ADO, Microsoft Access e MySQL. Pode também ser ligado a qualquer base de dados através dos controladores ODBC e JDBC.

    Leia mais sobre o projecto em www.openoffice.org. Poderá também encontrar muitas outras Aplicações de Escritório nos repositórios do Ubuntu, como por exemplo o Abiword.

    Evolution

    O E-mail é uma das formas mais populares de comunicação na internet. O Ubuntu inclui todas as ferramentas que necessita para enviar, receber e organizar mensagens de correio electrónico.

    A suite de groupware Evolution é o cliente de email integrado no Ubuntu. Com o Evolution pode organizar e partilhar os seus emails, informação de contactos, calendários e tarefas. Este programa está também integrado com o relógio do ambiente de trabalho, dando-lhe acesso à sua lista de tarefas com apenas um clique, para que nunca se esqueça das suas reuniões ou compromissos.

    Pidgin

    As mensagens instantâneas (IM) são uma forma de comunicar com os amigos e a família, enviando mensagens uns aos outros através da internet. As mensagens instantâneas são em tempo real, e não existe qualquer atraso desde o momento em que digita a mensagem e a outra pessoa a recebe.

    O Pidgin é o cliente de mensagens instantâneas por omissão do Ubuntu, anteriormente conhecido por Gaim. Com o Pidgin pode conversar com pessoas que usam AIM/ICQ, Gadu-Gadu, GroupWise, IRC, Jabber, MSN, Napster, Bonjour e Yahoo, e listar todos os seus contactos numa só janela.

    Firefox

    O Ubuntu vem, por omissão, com o navegador web Mozilla Firefox. O Firefox tornou-se rapidamente num dos navegadores mais populares, sendo utilizado em dezenas de milhares de sistemas em todo o mundo.

    O Firefox possui navegação em separadores, bloqueio de janelas pop-up, procura incorporada e marcador para fontes RSS. Também são suportados os populares plugins Java, Flash e RealPlayer.

    A versão que acompanha o Ubuntu possui um tema especifico que torna o seu aspecto completamente integrado com o resto do sistema.

    Rhythmbox

    De modo a poder reproduzir e organizar a sua música, o Ubuntu vem com o Reprodutor de Música Rhythmbox. O Rhythmbox suporta muitas funcionalidades úteis pode, por exemplo, ouvir músicas do seu leitor de MP3, transferir e partilhar música com outros utilizadores, ouvir rádio pela internet, mostrar a capa do álbum da canção que está a ser reproduzida, entre muitas outras.

    Existe uma grande quantidade de reprodutores de vídeo disponíveis a partir do Ubuntu. Por omissão, o Ubuntu inclui o Totem, um reprodutor que lhe permite ver os seus DVDs, videos dos servidores do MythTV e outros videos nos mais diversos formatos. O Totem possui também integração com o Youtube e outros fornecedores de conteúdos.

     

    Outras Notícias

    · A memória do rato

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].