Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-10-2009

    SECÇÃO: Local


    EB 2,3 D. António Ferreira Gomes premeia quadras e promove biblioteca

    A Escola EB 2,3 D. António Ferreira Gomes, das Liceiras, Travagem, Ermesinde, promoveu ontem, ao fim da tarde, na sua Biblioteca Escolar uma cerimónia de entrega de prémios do Concurso “Quadras de S. João”, promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares do distrito do Porto.

    A cerimónia serviu igualmente de pretexto (feliz neste caso) para a aproximação da Escola à comunidade, e para a popularização das ferramentas pedagógicas e do acervo da Biblioteca do Agrupamento Escolar da D. António Ferreira Gomes.

    Também esteve presente na cerimónia de entrega de prémios o responsável pela Rede de Bibliotecas Escolares do Porto (RBEP) Adão Carvalho, que apresentou o “mapa” da Rede e os seus serviços.

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    Cerimónia que, em grande parte, tinha como objectivo, aproximar a comunidade e as famílias da Escola, não é de estranhar que, para o seu início, se tenha agendado uma leitura da obra “O Livro da Avó”, com texto e ilustrações de Luís Silva e editada na Colecção Tretas e Letras da Afrontamento em 2007.

    A leitura esteve a cargo de Margarida Rafael, que se emocionou com a leitura.

    Adão Carvalho falou depois da ideia-forte da RBEP, que ele mesmo qualificou comoi “provocatória” – a “Biblioteca Aberta à Noite”.

    O educador explicou o que se pretendia transmitir com esta ideia – um “programa de sensibilização das comunidades educativas para uma biblioteca... mais perto de si”.

    De facto, a ideia, que não deve ser entendida literalmente à luz da experiência pré-sociedade-de-informação, o que se pretende transmitir é a disponibilidade permanente da Biblioteca da Escola (ou melhor, da Rede, já que as Bibliotecas Escolares de todas as escolas nesta incluídas estão ligadas entre si, permitindo consultar um catálogo geral e aceder a informação que pode encontrar-se fisicamente alojada numa escola bem distante.

    Adão Carvalho fez várias simulações, ajudando a explicar como se deve consultar o catálogo, como se pode ter acesso à informação e como se deve respeitar os autores desta informação, nomeadamente através de uma correcta referenciação bibliográfica.

    Dos livros que estão já catalogados pode não só fazer-se a sua requisição para leitura posterior, em casa, como está ainda disponível para leitura, o texto integral de cada livro.

    Adão Carvalho falou ainda da organização da Rede de Bibliotecas Escolares do Porto, e foi distribuído um pequeno folheto onde é apresentado o programa da RBEP e se explica todo o esqueleto formal desta, com as suas cotas e siglas – por exemplo o agrupamento da D. António Ferreira Gomes é referido por AAFG, enquanto a própria EB 2,3 é referida por EBAFG, a EB1 da Bela E1BEL, a E1/JI da Gandra E1GAN e a E1/JI de Sampaio E1SAM. Estas siglas são importantes na pesquisa, dando a conhecer em que escola poderá estar fisicamente um determinado livro.

    Depois os próprios responsáveis de cada biblioteca se podem encarregar de fazer circular os livros entre as escolas.

    O folheto menciona ainda dicas de pesquisa e traz uma lista das siglas das escolas da RBEP situadas em localidades tão distintas do distrito como Paredes, Rio Tinto, Penafiel, Gondomar, Matosinhos, Póvoa do Varzim, Ermesinde, Castêlo da Maia, Freamunde ou Rebordosa.

    ENTREGA

    DE PRÉMIOS

    foto

    Procedeu-se, por fim, à entrega de prémios do Concurso de Quadras de S. João promovido pela RBEP, tendo a ocasião servido igualmente para entregar os prémios de inciativas de anos anteriores e também do Prémio “Um Livro Uma Frase”.

    Quanto ao Concurso de Quadras, que teve que avaliar entre trezentas e tal quadras, a vencedora (reproduzida à direita) é da autoria de Ana Maria Teixeira Guedes, da AE Rio Tinto.

    As quadras classificadas em 2º e 3º lugar (também reproduzidas no lado direito da página são ambas da autoria de Ana Rita Barbosa de Sousa Coelho, da AE Sobreira.

    Foram ainda atribuídas menções honrosas a quadras de Gustavo Mendes Leite, Diogo Manuel Rodrigues e Cláudia Isabel Duarte.

    Quanto ao concurso “Um Livro, Uma Frase”, o prémio foi atribuído à Cátia, pelo comentário que fez a “A Menina do Mar”, de Sophia Mello Breyner Andresen.

    foto

    1º Prémio:

    Pastores e lavadeiras

    São figuras de cascata

    Nesta festa há fogueiras

    E sardinhas cor de prata

    Por: Ana Maria Teixeira Guedes

    2º Prémio:

    Na noite de S. João

    Arranjei um namorico

    Devo dar graças a quem?

    ao meu rico manjerico

    Por: Ana Rita de Sousa Coelho

    3º Prémio:

    Na noite de S. João

    contigo salto a fogueira

    passamos pela Fontainhas

    e dançamos na Ribeira

    Por: Ana Rita de Sousa Coelho

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].