Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-10-2009

    SECÇÃO: Desporto


    VIVER BEM E MELHOR É O LEMA!

    Tai Chi - Nova Modalidade Oriental para Corpo e Mente

    Fotos RUTE PINTO
    Fotos RUTE PINTO
    O stress diário a que cada um de nós está sujeito é uma realidade. Tentar conciliar as nossas tarefas diárias com a exigência da nossa vida profissional, nem sempre é fácil.

    As longas horas desperdiçadas em filas de trânsito, no local de trabalho, isto muitas vezes sem tirar férias ou fazer uma pausa para cuidar de nós, do nosso corpo e da nossa mente, são um facto.

    É importante que cada um de nós dedique algum tempo diário para cuidar de si, para melhorar a sua qualidade de vida. Seja através de actividades físicas, alimentação saudável, momentos de “relax”, o importante é que você deverá estar em primeiro lugar.

    Ao encontrar o seu equilíbrio, todos lhe agradecerão, porque sem dúvida se tornará uma pessoa muito mais alegre, enérgica, motivada, paciente, e acima de tudo muito mais saudável e de bem com a vida.

    Torna-se imprescindível e necessário que encontre uma actividade que relaxe o seu corpo e a sua mente. Artes internas como o Tai Chi, são exemplo de modalidades que o ajudaram a alcançar o seu equilíbrio na sua plenitude.

    Tai significa “o maior”, “o mais alto”, “supremo”, “absoluto”. Chi (ou Ji) significa, original e literalmente, a parte mais alta do telhado – “cumeeira”, tem a conotação filosófica de “Elevação”, “Sublimação”, “Purificação”

    O Tai Chi é uma modalidade oriunda da China, faz parte das actividades designadas por Body & Mind (Corpo e Mente).

    É conhecida no ocidente como “arte de meditação em movimento”, os movimentos flexíveis e lentos do Tai Chi promovem a harmonização das energias Yin e Yang através da coordenação entre consciência e respiração, liberta as tensões corporais e o seu efeito terapêutico faz-se sentir tanto sobre a sua saúde física como sobre a sua saúde mental. Além disso, por utilizar e desenvolver a energia interior (chi), esta arte milenar é também chamada de “arte da longa vida”.

    Os seus movimentos lentos e contínuos ajudam-no a relaxar, a desenvolver e aumentar a sua energia interna, tão necessária para aumentar os seus anos e qualidade de vida.

    Estudos têm demonstrado que o Tai Chi é uma actividade saudável e uma resposta eficaz para vários estados de saúde que incluem:

    - Artrite e osteoartrite;

    - Diabetes;

    - Hipertensão;

    - Fibromialogia;

    - Redução do stress, ansiedade e nervosismo;

    - Osteoporose;

    - Esclerose múltipla;

    - Má postura, dores nas costas, perda equilíbrio;

    - Manutenção do peso;

    - Recuperação pós-operatória;

    - Complemento a tratamentos de fisioterapia.

    Ao praticar Tai Chi, em poucas aulas notará a diferença tanto na sua saúde física como na sua saúde mental; entre os principais benefícios decorrentes desta modalidade destacam-se:

    . Fortalecer e corrigir a postura (coluna);

    foto
    . Contribuir para uma maior irrigação sanguínea (problemas de má circulação);

    . Melhorar e estimular o funcionamento dos órgãos internos, tais como o coração, o fígado e o aparelho digestivo;

    . Combater o stress, o nervosismo, os estados depressivos e de ansiedade;

    . Estimular a memória e aumentar a concentração aprendendo a bloquear os pensamentos negativos do dia-a-dia;

    . Aumentar a flexibilidade das articulações e tonificar os músculos;

    . Aprender a respirar realizando a respiração completa com o abdómen (tan tien), chamada de respiração pré-natal;

    . Estabelecer uma harmonização com o seu Eu interior, o que conduz para um aumento da auto-estima, confiança, atitude e relacionamento com o próximo.

    O Tai Chi é, sem dúvida, a melhor opção para começar hoje mesmo a alterar o seu estilo vida e optar por uma actividade que, para além de ser um exercício, é antes de mais uma filosofia de vida.

    Com a prática regular de Tai Chi e à medida que aprende a relaxar, concentra-se na respiração, no seu equilíbrio e na sua postura, começará a ganhar uma nova consciência do seu corpo, começará a olhar-se com uns novos olhos, sentirá que mudou para melhor.

    Uma vez iniciado o aprendizado em Tai Chi a sua vida já não será mais a mesma.

    Por: Rute Pinto*

    * Portugal Tai Chi Center

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].