Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-10-2009

    SECÇÃO: Desporto


    HÓQUEI EM PATINS

    Valongo estreia-se com derrota no arranque do Nacional da 1ª Divisão 2009/10

    Arrancou no passado dia 10 a edição de 2009/10 do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de hóquei em patins, tendo a equipa da Associação Desportiva de Valongo viajado até ao reduto do sempre difícil combinado do Juventude de Viana. Um confronto que terminou com o triunfo da equipa minhota por 8-3, embora este seja um resultado que, de certa forma, pode ser considerado enganador. E assim o é pelo facto de o Valongo ter dado uma excelente réplica ao seus oponentes ao longo de todo o encontro, lutando “taco a taco” pela vitória com uma das melhores equipas do Campeonato Nacional e do hóquei europeu como é o caso da Juventude de Viana.

    Valongo que até saiu para o intervalo deste jogo em vantagem no marcador graças ao golo do regressado Hugo Azevedo (que representou o Óquei de Barcelos na temporada transacta).

    No início da 2ª parte os adeptos da equipa da casa colocaram-se em “sentido” quando Miguel Viterbo aumentou para 2-0 a vantagem dos valonguenses. Contudo, a constelação de “estrelas” dos vianenses acabaria por puxar dos seus galões e, em poucos minutos, os consagrados Luís Viana e Pedro Alves restabeleceriam a igualdade. Dois tentos que não desanimaram os de Valongo, bem pelo contrário, tendo novamente Miguel Viterbo feito balançar as redes locais com a obtenção do seu segundo golo e recolocado desta forma a sua equipa em vantagem.

    O jogo estava emocionante por estas alturas, e Luís Viana comprovaria esta tendência apontando o golo que colocaria o placard em 3-3. Pouco tempo depois outra lenda do hóquei português, Paulo Almeida, punha a Juventude na frente do marcador pela primeira vez no jogo para, de seguida, Gonçalo Suissas fazer um “hattrick” e sentenciar o encontro. Tempo houve ainda para a turma da casa fazer mais um golo, o do 8-3, por intermédio de André Centeno.

    Face a esta derrota expressiva – e com algum sabor a injustiça – o Valongo ocupa a última posição da tabela classificativa. (Nota: todos os resultados e classificações desta competição podem ser consultados na nossa edição on-line).

    MONUMENTO

    DE HOMENAGEM

    AO HOQUISTA

    Foto ANDRÉ CARVALHO (CMV)
    Foto ANDRÉ CARVALHO (CMV)

    Valongo é, em termos desportivos, sobejamente conhecido a nível nacional e internacional pelo hóquei em patins, sendo esta, pois claro está, considerada por muitos cidadãos do nosso concelho como a modalidade rainha deste. Ao longo de décadas foram vários os hoquistas nascidos em terras valonguenses, que contribuíram para o sucesso da modalidade, e foi nesse sentido que a Câmara Municipal de Valongo decidiu prestar homenagem a todos esses homens, tendo para o efeito criado um monumento escultórico, o qual foi erguido no parque da Piscina Municipal de Valongo, bem junto ao Jardim do Calvário. A inauguração desta bonita escultura (que pode ser vista na fotografia) decorreu ao fim da manhã do passado dia 5 de Outubro sob a “batuta” do presidente da autarquia Fernando Melo.

    Por: AVE

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].