Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-09-2009

    SECÇÃO: Arte Nona


    ENTRETANTO

    Bedeteca de Lisboa propõe leituras de Setembro

    «A Bedeteca Lisboa propõe algumas leituras de regresso de férias: duas novidades germânicas, os últimos números de “Renate” e “Orang”. O primeiro é um zine colectivo editado pela Bedeteca de Berlim, a segunda, publicada pela Reprodukt, é uma revista que foi criada por alunos do curso de BD/Ilustração da Universidade de Hamburgo e «que se posicionou para completar o triângulo das melhores revistas europeias de BD da actualidade – “Glömp” da Finlândia e da “Canicola” da Itália – não sendo coincidência que artistas de uma revista são publicados nas outras duas».

    Além destas revistas, a Bedeteca propõe “Mourir partir revenir. Le jeu des hirondelles”, de Zeina Abirached, um livro editado pela Cambourakis, a mesma editora que publica em França “A Pior Banda do Mundo” de José Carlos Fernandes.

    É fácil notar a influência do sucesso de “Persépolis” de Marjane Satrapi sobre este livro. Ambos são feitos por mulheres em países árabes no meio de confrontos militares, mas enquanto Satrapi é mais ampla em termos temporais, históricos e biográficos, Abirached (Beirute, 1981) conta unicamente um episódio da sua experiência e dos seus vizinhos sitiados no prédio onde habitam durante os conflitos de Beirute em 1984.

    foto
    E finalmente, “Salteadores da Bananeira Perdida”, um livro que compila as tiras humorísticas de Eduardo Welsh, originalmente publicadas no jornal “Garajau”.

    Esta banda desenhada «retrata uma realidade que acontece diariamente no “Reino do Trolóló”, onde o rei e a sua corte são expostos de forma perturbadora e mordaz, pelo traço e texto impiedosos de Welsh».

    Desde 15 de Setembro, a Bedeteca passou a funcionar no horário de Inverno, isto é, das 10h às 19h, de segunda a sexta-feira, excepto no segundo e quarto sábado de cada mês, em que está aberta de terça a sábado.

    Fonte: http://www.bedeteca.com

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].