Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-09-2009

    SECÇÃO: Desporto


    BASQUETEBOL

    Seniores do CPN estão de volta ao activo com o objectivo de regressar ao patamar mais alto do basket feminino português

    Depois de um ano de ausência, a equipa de seniores femininos de basquetebol do CPN volta nesta nova época que se aproxima ao activo. Habituada às andanças do escalão maior do basket português, a Liga Feminina, as cepeenistas terão – face à ausência da temporada transacta – em 2009/10 de competir na 2ª Divisão Nacional.

    Um escalão onde pretendem ficar apenas por um ano, pois o grande objectivo é regressar o mais rápido possível à Liga Feminina. Quem o diz é treinador da equipa – e coordenador da Secção de Basquetebol do emblema ermesindense – Agostinho Pinto, com quem o nosso jornal esteve à conversa.

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    Ambição não falta neste regresso das seniores do CPN à competição, sendo o objectivo muito claro: recolocar, no espaço de dois anos, a equipa no Campeonato da Liga Feminina. Para isso o conjunto orientado por Agostinho Pinto terá que obter duas promoções de escalão, mais precisamente da 2ª para a 1ª Divisão e desta para a Liga Feminina.

    A primeira meta a atingir é pois a promoção à 1ª Divisão, objectivo esse que o treinador cepeenista assume sem rodeios e com muita determinação: «Queremos chegar à fase final do campeonato e depois garantir a subida de divisão». E para isso o CPN conta com um jovem grupo de 15 atletas de grande qualidade, conforme frisou Pinto, onde se destaca o regresso de quatro jogadoras que já representaram as cores propagandistas na Liga Feminina. «O facto dessas jogadoras terem jogado na Liga é uma mais-valia para este grupo, uma vez que lhe confere experiência para disputar este campeonato da 2ª Divisão e atingir o nosso objectivo final», sublinha.

    Entre as regressadas estão Raquel Jacinto, Catarina Gonçalves, Sofia Santos e Verónica Sousa, às quais se juntam algumas atletas vindas da turma de júniores e outras que vão permanecer neste último escalão, pese embora irem ser chamadas ao longo da temporada aos trabalhos da equipa sénior. Com uma média de idades muito baixa, a rondar os 20 anos, o treinador não se cansa de repetir que esta equipa tem mais do que qualidade para em dois anos atingir de novo a Liga Feminina.

    Opina ainda que o Clube Desportivo da Póvoa – conjunto este que irá disputar a 2ª Divisão em virtude de ter desistido da Liga Feminina, campeonato onde actuava na temporada passada – e o Instituto Politécnico do Porto são, a par do CPN, os favoritos nesta 2ª Divisão a alcançar a subida de divisão.

    A terminar o capítulo dedicado às seniores, não se coíbe em dizer que o ano de paragem destas foi benéfico para a Secção de Basquetebol do CPN, uma vez que permitiu reparar aspectos menos bons da estrutura de todo o basket do clube. «Demos um passo atrás e dois à frente», afirma.

    De informar ainda que o Campeonato Nacional da 2ª Divisão arranca no próximo dia 24 de Outubro. A estreia das cepeenistas vai acontecer ante o Vitória de Guimarães, no Pavilhão Gimnodesportivo de Ermesinde. Curioso é o facto do CPN ter como adversário neste escalão outra equipa do nosso concelho, mais precisamente o Núcleo Cultural e Recreativo de Valongo, sendo que o primeiro embate entre ambos os conjuntos irá ocorrer a 29 de Novembro (em jogo referente à 5ª jornada), também no pavilhão da nossa freguesia.

    ANTEVISÃO

    DA ÉPOCA

    DAS CAMADAS

    JOVENS

    foto

    Como já foi antes dito Agostinho Pinto é igualmente o coordenador de toda a Secção de Basquetebol do CPN, e foi nesse sentido que deixou no ar aquilo o que espera que seja a temporada de 2009//10 para os vários escalões de formação do clube.

    Em termos de júniores refere que estas possuem um plantel muito competitivo, sendo que o título distrital e a consequente presença no Campeonato Nacional deste escalão são metas a atingir. Com o amadurecimento que a equipa vai, certamente, adquirir durante esta época, o título nacional será o objectivo número um em 2010/11.

    Em cadetes os objectivos são mais modestos, pois este é um ano de transição, onde o mais importante será recrutar jogadoras para este escalão e desta forma fortalacer a equipa.

    Mas a grande aposta do CPN passa pela equipa de iniciados, «uma geração de ouro», diz Agostinho Pinto, e cuja meta passa por ganhar tudo onde estiver a competir, doutra forma não pode ser.

    «Há muito potencial neste grupo de jogadoras, as quais formam uma das gerações mais fortes que alguma vez este clube [já] teve».

    Por último, as equipas de Sub-12, Sub-10 e Sub-8, ou por outras palavras, os conjuntos de mini-basquete (feminino e masculino), onde o objectivo principal passa por formar atletas e pessoas para o futuro, o que é, no fundo, o grande lema deste clube.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].