Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2009

    SECÇÃO: Cultura


    Ágorarte recordou Luís de Camões

    À semelhança de anos anteriores, e com o aproximar do Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portugueses, a Àgorarte reuniu a sua Oficina das Letras para promover mais um dos seus Encontros de Poesia, dedicado claro está a Luís de Camões.

    O evento decorreu então a 9 de Junho, na sala da lareira da Vila Beatriz, numa noite chuvosa, diga-se em jeito de rodapé, pouco convidativa a sair do aconchego do lar, e como tal terá tornado ainda mais agradável o ambiente no interior deste espaço.

    A sessão começou com uma pequena alocução de Carlos José Faria, o presidente da Direção da Àgorarte, que antes de dar início à maravilhosa viagem pelo mundo poético de Camões recordou diversos episódios da vida, ora por vezes gloriosa ora por outras atribulada, do grande poeta. Posto isto a lírica de Camões foi então enaltecida pelos diseurs da Àgorarte, algumas vozes já habituais, casos de Álvaro Mendonça, Cláudia Almeida, António Sousa e do próprio Carlos José Faria, outras estreantes, como Maria Moura, Maria Teresa Silva, e Eugénia Martins, deram vida aos imortais poemas do mestre.

    Na segunda parte da sessão foram lidos e ditos muitos poetas, estando entre os nomes mais sonantes, José Saramago, Fernando Pessoa, Sofia de Mello Breyner, Joaquim Pessoa, e Eugénio de Andrade.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].