Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2009

    SECÇÃO: Destaque


    A CAMPANHA ELEITORAL NO CONCELHO

    Listas cozem em lume brando (?)...

    foto
    Continuam as avaliações, conversações e negociações de bastidores relativamente à constituição das listas às próximas eleições autárquicas e, de uma coisa já há certeza, aconteça o que acontecer, a maioria das presidências das Juntas de Freguesia do concelho de Valongo vai mudar de mãos, embora não vá mudar necessriamente de cor política.

    Assim, é certo que António Monteiro (PSD, em Sobrado), José Carvalho da Rocha (PS, em Campo) e Artur Pais (PSD, em Ermesinde) não se irão recandidatar, ora por decisão voluntária – os dois primeiros –, ora porque o partido não o propôs – o último caso. Quanto a Valongo e Alfena recandidatam-se naturalemnte os actuais presidentes de Junta.

    HOMENAGEM

    A ANTÓNIO MONTEIRO

    Já agora abra-se aqui um parêntesis para referir a homenagem que, na última Assembleia Municipal, foi prestada por todos os deputados municipais a António Monteiro. Como se sabe, acometido por doença, o presidente da Junta de Freguesia de Sobrado foi obrigado a suspender a sua participação na vida autárquica por um certo período, tendo depois regressado, após a convalescença, embora com limitações ao nível da comunicação verbal, que não lhe permitem continuar a exercer a função para que tem sido eleito consecutivamente.

    Reconhecendo o seu desempenho enquanto autarca, a Assembleia Municipal (que, coincidentemente foi a última das descentralizadas e realizada em Sobrado), aprovou então um voto especial de homenagem a António Monteiro.

    Desta Assembleia Municipal, por falta de espaço e tempo, a edição em papel de “A Voz de Ermesinde” só dará conta no próximo número.

    Voltando às listas, quanto a Alfena, todavia, ainda não é líquido, à altura da saída desta edição, se irá manter-se a lista independente dos “Unidos por Alfena”, ou se Arnaldo Soares deverá encabeçar uma lista da coligação PSD/CDS.

    O autarca de Alfena chegou também a ser apontado como um nome possível para a vereação, hipótese que parece não se confirmar.

    Na lista independente de Maria José Azevedo – Coragem de Mudar, a concretizar--se a candidatura, evidentemente, está também tudo relativamente adiantado quanto às lideranças, havendo apenas dúvidas sobre a apresentação ou não de uma candidatura à freguesia de Valongo, curiosamente a freguesia em que Maria José Azevedo parece reunir mais apoios vindos de dentro do que era o aparelho do Partido Socialista, em termos relativos.

    Ao PS falta apenas definir o líder à Assembleia Municipal e o cabeça-de-lista a Alfena. Seria interessante saber também se alguns dos nomes próximos do antigo presidente da Junta Guilherme Roque vão aparecer envolvidos nalguma candidatura.

    De momento, dos vários partidos e coligações, a CDU é a única que que já pode apresentar os cabeças-de-lista a todos os órgãos, revelando uma coesão e capacidade organizativa evidente ao nível do concelho.

    No PSD, que tem pela frente várias situações para resolver, as listas também vão passar pela negociação com o CDS/PP, sendo provável que Campos Cunha, do CDS/PP encabece a lista para a Assembleia Municipal.

    Também ainda sem confirmação oficial, a actual presidente da Assembleia, Sofia de Freitas é dada como a cabeça-de-lista do PSD à Junta de Freguesia de Valongo.

    A concretizar a sua anunciada candidatura “Valongo Vale a Pena” – do que duvidamos –, o entertainer Tino de Rans não deveria apresentar lista senão à Câmara e mesmo isso já seria um feito.

    Neste desvendamento dos nomes, as últimas novidades oficiais, conhecidas já esta semana, são os cabeças-de-lista do PSD em Campo e Sobrado, respectivamente Hélio Rebelo e Carlos Mota, este último com muitas probabilidades de vir a ser eleito presidente de Junta.

    A PARIDADE

    Curiosamente, numa altura em que se espera que as várias candidaturas se esforcem por cumprir a lei da paridade, em termos de líderes a situação continua a apresentar-se muito desigual para as mulheres, havendo entre os 26 cabeças-de-lista já conhecidos apenas 3 mulheres, e nenhuma ainda apontada pelo PSD, PS e Bloco de Esquerda. Curiosamente Ana Macedo, que foi cabeça-de--lista do PS às últimas intercalares em Alfena, não deverá encabeçar de novo a lista.

    Em Alfena, seja como for, há grandes hipóteses de o próximo presidente da Assembleia de Freguesia ser Manuel Oliveira (ao lado do presidente de Junta Arnaldo Soares), proposto pela Comissão Política de Núcleo, que também indicou o seu preferido para integrar a vereação (José Alberto Lopes Ferreira) e dois nomes para a Assembleia Municipal (Eduardo Filipe e António Sérgio Pinto). Mas se Ferando Melo ou os órgãos dirigentes de nível superior não os aprovarem, nada feito!

    Em termos da campanha eleitoral, quem tem estado mais mexido tem sido a CDU e o PS. Este ainda esta semana procedeu ao lançamento formal da candidatura de Alfredo Sousa, em Campo, e a um jantar de iniciativa da organização de mulheres, em Ermesinde, no qual estiveram presentes Afonso Lobão e Tavares Queijo. Dada a escassez de espaço neste número, também só no próximo daremos notícia desses eventos.

    Entretanto, sendo já conhecido que as eleições autárquicas se irão realizar a 11 de Outubro e as Legislativas pouco antes, no mês de Setembro, não restam dúvidas de que a campanha e os resultados das Legislativas farão sentir uma grande influência nas Autárquicas, o que seria ainda mais notório caso as eleições fossem simultâneas...

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].