Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-06-2009

    SECÇÃO: Arte Nona


    V Festival Internacional de BD de Beja

    Terminou com um caloroso Encontro/Festa de Encerramento, o V Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, que decorreu naquela cidade alentejana desde o passado sábado, dia 30 de Maio até ontem, dia 14 de Junho. A quinta edição do Festival reuniu cerca de 20 exposições e mais de 70 autores de diversas nacionalidades (Portugal, Bélgica, Brasil, Escócia Estados Unidos, Espanha, Itália e Sérvia), espraiou-se por vários espaços (Casa da Cultura, Biblioteca Municipal, Museu Jorge Vieira e Museu Regional de Beja, e houve lugar a muitas sessões de autógrafos, lançamentos de livros e publicações, sessões de cinema, workshops, conferências. Além da Casa da Cultura, a programação paralela às exposições mobilizou ainda o Teatro Municipal e a Galeria do Desassossego.

    Fotos J.MACHADO
    Fotos J.MACHADO
    O italiano Lorenzo Mattotti, cuja obra, de cariz muito poético, tira um grande partido dos jogos de manchas de cor (e do preto numa segunda fase), foi, porventura a figura maior presente em Beja, onde esteve logo no dia da abertura e no dia seguinte.

    Mas em Beja não faltaram muitos outros autores de renome. As exposições na Casa da Cultura, além da de Mattotti, permitiram apreciar trabalhos de Alberto Vázquez (Espanha), Carlos Rocha, Craig Thomas (Estados Unidos), Denis Deprez (Bélgica), Fernando Gonsales (Brasil); Gary Erskine (Escócia), Pedro Burgos, Richard Câmara, Rui Cardoso, João Maio Pinto, e duas colectivas do grupo All-Girlz, aí de aí ter tido lugar o atelier de sergrafia “Mike goes West”.

    Na Biblioteca Municipal de Beja José Saramago estiveram patentes exposições de Hugo Teixeira e várias colectivas (“Luminus Box”, “Venham + 5” e “Voyager”).

    No Museu Regional de Beja esteve exposto Alex Gozblau e, finalmente, no Museu Jorge Vieira – Casa das Artes, podia apreciar-se a arte de Marco Mendes.

    Além das exposições, havia muitos espaços em destaque, como o Mercado do Livro de BD, que ocupou a Galeria Exterior ca Casa da Cultura, que além da venda de livros e revistas, teve à venda serigrafias produzidas no atelier Mike goes West e originais. Presentes várias lojas, algumas prestigiadas casas editoras estrangeiras (Astiberri, Casterman, Cornelius, Dargaud, Denoel Graphic, Dupuis, Ediciones La Cupula, Futuropolis, L’Assiciation, Polaqia, Media Vaca, Tartamudo e Vertige Graphics) e editoras portuguesas (Assírio & Alvim, baleiazul, +BD/Mundo Fantasma, Bedeteca de Beja, Bedeteca de Lisboa, Bertrand, Bizâncio, Campo das Letras, Chili Com Carne/MMMNNNRRRG, CNBDI, D. Quixote, Dr. Makete, Asa, Devir, Época de Ouro, Teorema, Verbo, El Pep, Extractus, Gailivro, Gradiva, Íman, Imprensa Canalha, Kingpin Comics, Libimpress, Mercado de Letras, Meribérica, Mythos, Opuntia Books, Panini, Parceria A.M. Pereira, pedranocharco, Polvo, Presença, Prime Books, Qual Albatroz, Tinta-da-China, Tugaland, VitaminaBD e Witloof), além de alguns editores independentes como Catarina Guerreiro, Tânia e Telma Guita, Daniel Maia, Eduardo d’Orey, Filipe, Geraldes Lino, Maria João Worm e Teresa Câmara Pestana.

    Entre os lançamentos ocorridos durante o certame destaque para “O Maior de Todos os Tesouros”, de Carlos Rocha. Momentos altos foram também os Dois Dedos de Conversa de João Miguel Lameiras com Lorenzo Mattotti, Pedro Moura com Craig Thompson, Ana de Freitas com Fernando Gonsales, e ainda as conversas dedicadas à Manga e Anime e aos Extraterrestres no Cinema e na Banda Desenhada.

    Ainda a destacar o debate com a Associação de Autores de Banda Desenhada.

    foto
    Entre os workshops, refiram-se o de Ilustração para Livros Infantis, com Richard Câmara, o workshop de Gary Erskine “Entra no Mundo dos Comics”, o de Manga, com os autores do colectivo Luminus Box, a Mostra e Workshop de Modelismo , com Simão Matos, João Calado e alunos do Clube de Modelismo da Escola Mário Beirão, a Oficina de Máscaras, com Isa Carolina e Maria Santos, o workshop “Vamos Fazer uma BD?”, com Paulo Monteiro, a Oficina de Cinema de Animação Um Videoclip em Desenho Animado, com Rossana Torres, o workshop “Imagens 3D: Técnicas práticas para criar imagens anaglíficas e lenticulares”, com Gastão Travado.

    Quanto ao Cinema destacamos Cinema e Banda Desenhada – “Hellboy - O Exército Dourado”, de Guillermo del Toro, segundo a obra de Mike Mignola, e “Spirit”, de Frank Miller, segundo a obra de Will Eisner, ambos apresentados por Paulo Monteiro, as Histórias Desenhadas – “A Mosca”, de Lewis Trondheim, por Nadjia Pinto, e os filmes do Patinho, para o público mais jovem. Pelo contrário, a noite de sábado,13, foi dedicada ao Terror, com dramatização de Poesia pelo Atelier de Escrita Criativa da Casa da Cultura, dirigido por David Silva, entre outros eventos.

    Destaquem-se ainda as “Dicas para promover a leitura de banda desenhada nas biblioteca públicas”, por Adalberto Barreto, e a apresentação do livro “Salazar, 40 Anos?”, por Cláudio Torres.

    E finalmente, para os melómanos, refiram--se os concertos com os Million Dollar Lips, Nimai, Agrupamento Lauro Palma, Loops e a noite de fados na Galeria do Desassossego.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].