Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-06-2009

    SECÇÃO: Destaque


    Eleições para o Parlamento Europeu

    Numas eleições marcadas pelo record de abstenções, o destaque vai para a triplicação do número de deputados europeus do Bloco de Esquerda (1 para 3), para o resultado do CDS/PP, que contra todas as sondagens e previsões, manteve os seus 2 eurodeputados e, naturalmente para a vitória surpreendente do PSD, que se mostra assim como uma alternativa possível ao Governo do PS nas próximas eleições legislativas. A penalização do Governo PS fez deslocar votos dos socialistas para todos os quadrantes possíveis e para a abstenção. Resultado interessante também para um dos dois novos partidos – o MEP, que ameaça poder eleger um deputado nas próximas eleições à AR.

    No plano local, e contrariando a tendência no País e no Distrito, o PS ganhou confortavelmente as eleições no Concelho de Valongo, arrecadando vitórias nas freguesias de Alfena (esta muito significativa e ao arrepio da última derrota eleitoral para as autárquicas antecipadas aí recentemente realizadas), Campo, Ermesinde e Valongo.

    Outros destaques vão para o habitual bom resultado da CDU em Campo (aí mesmo superior ao PSD, como aliás em 2004) e à ultrapassagem da CDU pelo Bloco, num movimento idêntico ao registado ao nível nacional (na freguesia de Ermesinde os votos do Bloco de Esquerda atingiram praticamente a metade dos votos alcançados pelo PSD).

    foto

    foto

    foto

    foto

    foto

    foto

    foto

    foto

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].