Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-06-2009

    SECÇÃO: Local


    NOTÍCIAS DO CENTRO SOCIAL DE ERMESINDE

    "As Modas" retratadas pelos formandos do curso EFA do Centro Social

    foto
    Esteve patente na Vila Beatriz entre os passados dias 1 e 5 de Junho uma exposição levada a cabo pelos formandos do curso EFA (Educação e Formação de Adultos) do Centro Social de Ermesinde. Baptizada de “As Modas” a exposição foi o resultado do trabalho de três meses do citado grupo de alunos, composto por 12 elementos com idades compreendidas entre os 20 e os 45 anos.

    O nosso jornal esteve presente na inauguração do evento tendo então tido a oportunidade de trocar breves palavras com a porta-voz do grupo, Ana Morais, a qual nos explicou que este é já o segundo trabalho no âmbito da temática “Vida” que esta turma realizou no presente ano lectivo, o primeiro havia sido dedicado à alimentação.

    Em “Modas” os 12 forman:dos retrataram, por exemplo, a evolução dos tempos ao nível das tecnologias, dos meios-audivisuais, ou do vestuário. Evolução essa personificada numa viagem a bordo da “máquina do tempo”, a qual partiu da telefonia, da televisão a preto e branco, e das roupas usadas nos primeiros anos do século XX e atracou nas modas dos nossos dias como a internet, a TV por cabo ou as últimas colecções de roupa.

    Moda é acima de tudo sinónimo de tendência de consumo da actualidade e esta exposição foi igualmente aproveitada para lançar um alerta para outro tipo de “modas” mais perigosas, como são os casos das drogas e de doenças como a anorexia, a título de exemplo.

    Focada nesta exposição como um fenómeno sociocultural que expressa os valores da sociedade ao nível de usos e costumes num determinado momento a moda foi ainda levada para o campo do consumismo de elevada escala, sendo os centros comerciais um belo exemplo deste conceito, não sendo de bom tom terminar este pequeno texto sem fazer um pequeno destaque – elogioso - à criatividade destes formandos na concepção de uma maqueta sui generis de um centro comercial que pela sua originalidade atraía os olhares de todos os que ali passavam.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].