Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-06-2009

    SECÇÃO: Destaque


    Nem Bucha nem Estica!

    Teve lugar no passado dia 29 de Maio, no Fórum Cultural de Ermesinde, o Congresso Infantil – Alimentação Saudável/Actividade Física, evento que culmina, ao fim de quatro anos de actividade, o Projecto nem Bucha nem Estica, levado a cabo por Ana Paula Alves, do Centro de Saúde de Ermesinde, com a colaboração de várias professoras do Agrupamento Vertical de S. Lourenço (a que se juntou também a Escola da Gandra.

    De notar que o Congresso não foi apenas “infantil” pelos destinatários, pois muitas das comunicações foram mesmo apresentadas pelos próprios alunos.

    Na Mesa do evento tomaram lugar, além de uma professora em representação do Agrupamento, Angelina Ramalho (em representação do presidente da Câmara de Valongo, Fernando Melo), Neusa Pinto (uma das responsáveis pelo projecto nas escolas (no caso, a das Saibreiras, e a própria Ana Paula Alves, visivelmente emocionada neste evento de despedida.

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    Ana Paula Alves foi a grande mentora do projecto, é dela a ideia do Bucha e Estica para o designar, e percebe-se o seu grande envolvimento e a dedicação com que se lhe dedicou.

    Em breves palavras à reportagem de “A Voz de Ermesinde” falou um pouco destes objectivos, em prol da correcção dos maus hábitos alimentares e na promoção da actividade física, e da sensibilização que foi feita quer com as crianças, quer com a comunidade escolar, quer com a família.

    O trabalho desenvolvido com o Projecto nem Bucha nem Estica, salda-se num indiscutível sucesso, considera a nossa interlocutora, o que pode ser comprovado pela análise estatística relativa à massa gorda dos alunos.

    A proposta do Centro de Saúde foi feita a todos os agrupamentos, mas acabou por envolver apenas o Agrupamento Vertical da Escola de S. Lourenço (Costa, Carvalhal, Saibreiras e Montes da Costa), a que se juntou a Escola da Gandra.

    À frente do projecto, ao nível de cada uma destas escolas, ficaram as professoras Dulce Martins (Costa), Manuela Dinis (Gandra), Neusa Pinto (Saibreiras), Etelvina Serdoura (Carvalhal) e Isabel Bessa (Montes da Costa).

    O trabalho foi sendo feito com a a abordagem de temas pertinentes, procurando que os alunos adquirissem informação e a partilhassem, criando outra forma de olhar para a alimentação e uma consequente mudança de atitude.

    Grandes objectivos na área da sáude eram diminuir a tendência que se vinha verificando para o crescimento de doenças associadas a uma deficiente nutrição, melhorar o estado de saúde global e incentivar a actividade física.

    No concreto realizaram-se várias sessões temáticas, um piquenique, uma manhã desportiva, uma exposição de trabalhos na Vila Beatriz, a actividade “Mexe-te, Fica em Forma!” e agora o Congresso Infantil.

    Apostando sempre na prevenção, as sugestões foram sendo encaminhadas para o ensino pré-escolar, para os pais, e para as entidades políticas locais, regionais e nacionais, isto mesmo explicou Neusa Pinto, na intervenção que se seguiu à Ana Paula Alves.

    A professora Maria José, representante do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas de S. Lourenço referiu, por exemplo, como melhorou o carácter dos lanches que os alunos trazem para a escola, e Angelina Ramalho, em nome da Câmara manifestou o orgulho desta em assumir-se como entidade parceira do Programa, tendo ainda manifestado grande apreço pelo trabalho da equipa de Saúde Escolar.

    O CONGRESSO

    foto
    No exterior do auditório do Fórum Cultural de Ermesinde estavam expostos os trabalhos dos alunos sobre os temas em discussão, em que aqueles escreviam sobre os benefícios da sopa, das frutas, do leite, dos cereais e, pelo contrário, apontavam, por exemplo, a necessidade de reduzir o consumo de sal e de açúcar.

    Quanto ao Congresso propriamente dito, abordou o tema da Alimentação Saudável, com as comunicações “Alimentação Saudável” e “Que Bela Sopa” (Escola EB1 da Costa), “Lanches Saudáveis”, (Escola EB1 do Carvalhal e Escola EB1 da Gandra), e “Dias Especiais” (Escola EB1 do Carvalhal).

    O tema da Nova Roda dos Alimentos foi abordado com uma comunicação do mesmo nome, da Escola EB1 das Saibreiras, “Porções no Prato” e “Frutas e Hortícolas” (ambas da Escola EB1 do Carvalhal) e “Lacticínios” (Escola EB1 da Costa).

    Finalmente o terceiro painel foi dedicado às Determinantes nos Estilos de Vida, e contou com as comunicações “Faça Exercício pela sua Saúde” (Escola EB1 das Saibreiras), “As Crianças e as Actividades Sedentárias” (Escola EB1 Carvalhal) e, finalmente “Efeito da Publicidade na Alimentação das Crianças” (Escola EB1 da Gandra).

    A apresentar estas comunicações estiveram apenas crianças, sozinhas ou em grupo, devidamente identificadas. O David Sampaio, por exemplo, foi quem apresentou a primeira comunicação (“Alimentação saudável”).

    Os três painéis tiveram a moderação, respectivamente, das especialistas Liliana Carola, Ceomara Pina e Manuela Barros.

    O Congresso Infantil teve o seu epílogo com um espectáculo também a cargo de crianças, a representação da peça de teatro “Alice de Pernas P’ro Ar”, pela Escola EB1 do Xisto, a chave de oiro do evento.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].