Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-05-2009

    SECÇÃO: Local


    NOTÍCIAS DO CENTRO SOCIAL DE ERMESINDE

    Centro Social de Ermesinde lança serviço de babysitting

    Dando resposta a uma necessidade evidente na comunidade ermesindense, o Centro Social de Ermesinde (CSE) deu início, recentemente, a um novo serviço, o de baysitting, que funciona numa sala da instituição, preparada para o efeito, e que para tal, conta com o apoio da equipa da Creche Familiar. Aliás, nesta primeira fase, foi mesmo por aí que se começou, tal como nos explicaram Alcina Meireles, da Direcção do CSE e Anabela Pinto, coordenadora da Creche Familiar.

    Foto URSULA ZANGGER
    Foto URSULA ZANGGER
    Imagine a leitora que pretende sair à noite com o seu marido, para ir ao teatro, coisa que não tem feito muitas vezes ultimamente. O menino não pode ficar com os avós, como às vezes, em outras famílias, é possível. O que fazer? Se vive em Ermesinde, desista. O teatro que fique para outra altura, porque em Ermesinde não existe nenhum local que possa dar-lhe apoio, cuidando, por uma noite, do seu filho.

    Bom, seria assim até ao passado sábado, dia 16 de Maio, data em que foi inaugurado o serviço de babysitting do Centro Social de Ermesinde, que é pioneiro na nossa cidade.

    Quem nos conta como tudo começou é Anabela Pinto, coordenadora da Creche Familiar e a pessoa que propôs este novo projecto de serviço público à comunidade.

    O CSE conta actualmente na sua Creche Familiar com uma equipa de 11 amas, que receberam formação adequada para cuidar das crianças que lhes ficam entregues e a seu cargo durante o dia. Elas chegam de manhã e os pais vão então buscá--las ao fim da tarde.

    Anabela Pinto teve então a ideia de, pelo menos numa primeira fase, de forma rotativa, as amas virem com os meninos, passar um dia ao Centro Social, quebrando assim uma rotina diária e introduzindo uma novidade no quotidiano das crianças.

    A sala onde passam o dia, está já devidamente preparada para tal, e foi equipada com a ajuda de várias empresas que doaram mobiliário e outros materiais (Maxmat, Pré-Natal, Marques Soares, e o construtor civil Manuel Pereira Pinto), além de apoios de amigos do Centro Social e do trabalho e apoio voluntário de vários funcionários.

    E a lista dos apoios pode vir a alargar-se, evidentemente.

    Mas o serviço de babysitting já começou a ultrapassar esta fase inicial pois recebeu os primeiros três meninos, como se disse, no passado dia 16 deste mês.

    O serviço funciona desta maneira: tem que ser requerido com 12 horas de antecedência e está aberto todo o dia e toda a noite, inclusive aos fins-de-semana. O serviço pode ainda comportar a alimentação das crianças, cuja idade deve situar-se entre os três meses e os três anos, embora excepcionalmente se possam acolher meninos com mais idade.

    O primeiro serviço público (isto é, requisitado pela comunidade e não o que resulta da passagem rotativa das amas da Creche Familiar) correu muito bem, com as crianças, no final, a acharem o dia divertido e a pedirem para ficar a noite toda, o mais pequenino a chamar tia e mãe às técnicas que estiveram a cuidar deles.

    O serviço de baysitting conta com o apoio da equipa da cozinha e está sobretudo apontado para funcionar às noite e fins-de-semana.

    Para a Direcção do Centro Social, como referiu Alcina Meireles, é mais um serviço que se abre à comunidade e um ponto a favor no projecto de sustentabilidade do CSE.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].