Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-05-2009

    SECÇÃO: Desporto


    ANDEBOL

    CPN falha subida ao Nacional da 2ª Divisão

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    Terminou – no passado dia 30 de Maio – de forma inglória a prestação da equipa sénior de andebol do CPN na Zona 1 da fase final do Campeonato Nacional da 3ª Divisão. A precisar – na 10ª e última jornada da competição – de uma vitória ante o Lousanense, líder da classificação, e apesar do apoio de um público entusiasta que praticamente lotou o Pavilhão Municipal de Ermesinde, a equipa do CPN não soube contrariar a pressão do momento a acabou derrotada pela sua congénere da Lousã, deitando assim por terra as aspirações que, durante toda a época, foi alimentando relativamente à possibilidade de subida ao 2º escalão do andebol nacional.

    Depois de ter desperdiçado duas oportunidades de garantir o objectivo da subida – derrotas, nas jornadas anteriores, ante o Estarreja, em casa, e o Tondela, fora (precisamente as equipas que acompanharão o Lousanense na subida de divisão) –, o CPN estava obrigado a vencer o jogo da última jornada, missão que, porém, não se afigurava fácil, tanto mais que o adversário não quereria deixar fugir a possibilidade de juntar à já garantida subida de divisão uma possibilidade de disputar, com o vencedor da Zona Sul da prova, o título de Campeão Nacional da 3ª Divisão.

    Parece, de resto, ter sido com esse objectivo em mente que o Lousanense entrou em campo. Confiante, o conjunto da Região Centro depressa deixou bem claro que não estava em Ermesinde para facilitar a vida à equipa da casa, apresentando uma defesa bem organizada e uma eficácia ofensiva acima da média. A equipa do CPN, pelo contrário, mostrava-se nervosa, revelando, desde os primeiros momentos do jogo, grandes dificuldades para ultrapassar o bloco defensivo do Lousanense. Nos primeiros minutos do encontro, um parcial de 1--5 fazia antever o pior. O Lousanense geria tranquilamente a vantagem precocemente alcançada e a verdade é que saberia preservá-la até ao fim do jogo. Mais com o coração do que com a cabeça, o CPN tentava aproximar-se no marcador, mas o desacerto defensivo que continuava a pautar a exibição do conjunto ermesindense, a que se juntaram algumas decisões polémicas da equipa de arbitragem, quase sempre em prejuízo do CPN, impossibilitaram uma redução da diferença de 5 a 6 golos que durante todo o encontro separou as duas equipas.

    Ao intervalo, o resultado era de 11-17. A equipa do CPN parecia desanimada e incapaz de reagir à desvantagem.

    O início da 2ª parte confirmaria este prognóstico. Mais uma vez, o Lousanense entrava confiante e só com grande dificuldade os cepeenistas impediam até um alargamento do fosso registado no marcador.

    A equipa parecia, ademais, afectada pelo jogo psicológico, feito de pequenas provocações, que os mais experientes jogadores do Lousanense iam pondo em prática e pelo desempenho medíocre da dupla de árbitros, que não só acumulava erros em prejuízo do conjunto de Ermesinde, como permitia que as picardias entre jogadores adversários se fossem avolumando.

    A equipa de arbitragem acabaria mesmo por perder o controlo do jogo. Durante quase dez minutos, foram cenas lamentáveis as que se assistiram no Pavilhão Municipal de Ermesinde. Uma autêntica “batalha campal” esteve iminente - e só a intervenção de alguns elementos mais esclarecidos de ambas as equipas conseguiria serenar os ânimos e permitir o reatar do encontro.

    No regresso ao jogo jogado, e depois de uma mão cheia de expulsões de atletas, treinadores e dirigentes de ambas as equipas, pensou-se, por breves instantes, que os andebolistas do CPN poderiam ainda disputar o resultado.

    Mas a maior tranquilidade e a melhor forma física dos jogadores do Lousanense rapidamente desfizeram as esperanças cepeenistas.

    31-35 foi o resultado final.

    O sonho da subida de divisão caía definitivamente por terra.

    Mais do que a desilusão com este falhanço, ficava, porém, entre o público presente, o sentimento de desconforto perante uma tarde andebolística que em nada prestigiou a modalidade e o desporto em geral.

    (Nota: Todos os resultados e classificações finais desta Zona 1 da 2ª fase do Campeonato Nacional da 3ª Divisão podem ser consultados na nossa edição on-line no link "resultados desportivos").

    Por: João Queirós

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].