Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-05-2009

    SECÇÃO: Arte Nona


    Diário Rasgado

    Pelo menos aparentemente há uma genuína autenticidade na obra de Marco Mendes, que adopta, na sua obra, uma visão intimista (ainda que possa ser fantasiosa e provocante), brincando entre o imaginário e o real como um miúdo traquinas à solta na creche.

    Há uma naturalidade bonita, na medida em que as coisas parecem sair-lhe sem esforço, ali com os pretextos todos à mão que lhe vêm dos afectos em que ele envolve uma trama de amigos e pessoas ainda mais próximas e de lugares familiares.

    E depois há uma visível facilidade na maneira como sabe usar o lápis.

    Sensibiliza-nos a forma como evita, mesmo nos registos mais autobiográficos, colocar-se no centro do mundo, que sobra sempre para a sua amiga, ou para um companheiro ali ao lado.

    E depois isso não é senão uma consequência do seu gosto na divulgação da Banda Desenhada, como tem sido sempre a missão da sua... Mula, no que parece ser mesmo uma atenção, e não somente uma pose.

    foto
    Obra eminentemente urbana, centrada no quotidiano, a produção de Marco Mendes apresentada publicamente nesta mostra, realizada na galeria Mundo Fantasma, revela trabalhos destes dois, três últimos anos, e constitui uma espécie de repositório de identidade e intimidade, que justifica plenamente o título “Diário Rasgado” com que é ali apresentada.

    Além de esquissos a traço rápido, sobressaem entre as várias pranchas aquelas com um carácter mais realista, quase se diria fotográfico.

    Aliás uma das mais-valias do autor é precisamente a sua capacidade de retratista que, por exemplo, ele pôs em evidência nas suas... conversas com Janus.

    Alguns dos trabalhos mais recentes revelam também uma maior sofisticação gráfica, evidente, por exemplo, numa belíssimaa sequência da chuva a cair sobre os vidros de um automóvel, criando um diálogo de luzes e reflexos que resulta feliz.

    UM QUADRINISTA DO PORTO

    ... MAS UMA GALERIA

    COM UM OLHAR UNIVERSAL

    Foto URSULA ZANGGER
    Foto URSULA ZANGGER

    A exposição “Diário Rasgado” de Marco Mendes, inaugurada no passado dia 2 de Maio, irá estar patente na galeria Mundo Fantasma até 24 de Maio.

    Mas atenção, que seja um quadrinista portuense a apresentar o seu trabalho numa galeria portuense isso é quase só ou pouco mais que uma coincidência.

    A loja/galeria Mundo Fantasma, um projecto de José Rui Fernandes, Júlio Moreira e Pedro Petracchi, já trouxe ao Porto nomes como os norte-americanos Marcellus Hall (com a sua exposição “Kaleidoscope City”) e James Sturm (“America”) ou ainda o português, mas não portuense [:)] Miguel Rocha (“As Lições de Salazar” ), autor de “Salazar, Agora na Hora da sua Morte”, com João Paulo Cotrim.

    Situada no centro comercial Brasília, a galeria complementa de uma forma inovadora e cosmopolita um espaço de venda e divulgação da Banda Desenhada norte-americana (a sua mais evidente especialidade), franco-belga e manga de origem japonesa, não esquecendo evidentemente a produção portuguesa, como se infere pela atenção dada às exposições de Miguel Rocha e agora a de Marco Mendes.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].